“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

3 de mai. de 2022

J.R.R.TOLKIEN - Arte Tumular - 1643 - Wolvercote Cemetery Oxford, City of Oxford, Oxfordshire, England





ARTE TUMULAR
Lápide simples em formato retangular, em mármore, cercada por pequena parede em granito claro em toda a sua extensão. Na lapide o seu nome e datas.


SEPULTAMENTO Wolvercote Cemetery Oxford, City of Oxford, Oxfordshire, England 
 JAZIGO L2 Grave 211
 
 Fotos: Findagrave, Wikipedia
Descrição tumular: Helio Rubiales

 

J. R. R. Tolkien

Tolkien na década de 1940
Tolkien na década de 1940
NascerJohn Ronald Reuel Tolkien 3 de janeiro de 1892 Bloemfontein , Orange Free State

Faleceu2 de setembro de 1973 (81 anos)
Bournemouth , Hampshire , Inglaterra
Ocupação
NacionalidadeInglês
Alma materExeter College, Oxford
Gênero
Trabalhos notáveis
Cônjuge
m.  1916 ; m.  1971 )
Crianças
Assinatura

PERSONAGEM

John Ronald Reuel Tolkien, CBE, FRSL, conhecido internacionalmente por J. R. R. Tolkien (Bloemfontein, 3 de janeiro de 1892 — Bournemouth, 2 de setembro de 1973), foi um escritor, professor universitário e filólogo britânico, nascido na atual África do Sul, que recebeu o título de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e Dublin, em 1954, e autor das obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. 

Morreu aos 81 anos.

SINOPSE

Em 28 de março de 1972, Tolkien foi nomeado Comendador da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II. 

Tolkien nasceu em Bloemfontein, na República do Estado Livre de Orange, na atual África do Sul, e, aos três anos de idade, com a sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela linguística, fez a licenciatura na faculdade de Letras em Exeter. Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, e logo depois começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário", complexo e cheio de vida, denominado Eä, palco das suas mundialmente famosas obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, esta última, sua maior paixão, postumamente publicada, que é considerada a sua principal obra, embora não a mais famosa.




Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão (e considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford de 1925 a 1945, e de inglês e literatura inglesa na mesma universidade de 1945 a 1959. Mesmo precedido de outros célebres escritores de fantasia e ficção, tais como Júlio Verne, Edgar Rice Burroughs, Robert E. Howard, E. R. Eddison e William Morris, devido à grande popularidade do seu trabalho, Tolkien ficou conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica"[9] e é amplamente considerado como um dos maiores e sem dúvida o mais bem sucedido autor da literatura fantástica de todos os tempos. Tolkien foi indicado duas vezes ao prêmio Nobel da literatura, a primeira vez em 1961, pelo seu amigo C.S.Lewis, e a segunda em 1967, pelo sueco Gösta Holm[10] no qual não ganhou nenhuma das vezes.

 As suas obras foram traduzidas para mais de cinquenta idiomas, vendendo mais de 200 milhões de cópias e influenciando continuadamente gerações e gerações. Em 2008, The Times listou Tolkien como o sexto entre os maiores escritores Britânicos desde 1945. Em 2009, a revista Forbes listou as 13 celebridades mortas que mais lucraram no respectivo ano. Tolkien alcançou a quinta posição, com ganhos estimados em 50 milhões de dólares 

 MORTE 

Edith morreu em 29 de novembro de 1971, aos 82 anos. Ronald voltou para Oxford, onde o Merton College lhe deu quartos convenientes perto da High Street. Ele sentia falta de Edith, mas gostava de estar de volta à cidade.  Tolkien foi feito Comandante da Ordem do Império Britânico nas Honras do Ano Novo de 1972  e recebeu a insígnia da Ordem no Palácio de Buckingham em 28 de março de 1972.  No mesmo ano a Universidade de Oxford deu-lhe um título honorário Doutorado em Letras .  Ele tinha o nome Luthien  gravado na lápide de Edith no Cemitério Wolvercote , Oxford . 

Quando Tolkien morreu 21 meses depois, em 2 de setembro de 1973, de uma úlcera hemorrágica e infecção no peito,  aos 81 anos,  ele foi enterrado no mesmo túmulo, com " Beren " adicionado ao seu nome. A vontade de Tolkien foi comprovada em 20 de dezembro de 1973, com sua propriedade avaliada em £ 190.577 (equivalente a £ 2.356.000 em 2020). 

fonte: pt.wikipedia.org

Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: