“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

3 de mai. de 2022

CARLOS, O OUSADO -Arte tumular - 1645 - Igreja de Nossa Senhora Bruges , Arrondissement Brugge , Flandres Ocidental (Flandres Ocidental) , Bélgica





ARTE TUMULAR
No interior da igreja está o túmulo em estilo renascentista, composto por um esquipe com detalhes de brasões em bronze em todo o perímetro. Na parte superior um tampo de mármore negro com detalhes em bronze, encontramos deitado a escultura em bronze do rei, paramentado com todos os objetos reais.
=LOCAL: : Igreja de Nossa Senhora Bruges , Arrondissement Brugge , Flandres Ocidental (Flandres Ocidental) , Bélgica
fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
 

 

  •  Wikimedia Commons
Carlos, o ousado
Ramo Cadete da Casa de Valois
Nascimento: 10 de novembro de 1433 Falecimento: 5 de janeiro de 1477 
Precedido porDuque de Borgonha , Brabante ,
Limburgo , Lothier e Luxemburgo ;
Marquês de Namur ;
Conde de Artois , Flandres ,
Hainaut , Holanda e Zelândia ;
Conde Palatino da Borgonha

15 de julho de 1467 – 5 de janeiro de 1477
Sucedido por
Conde de Charolês de
agosto de 1433 – 5 de janeiro de 1477
Precedido porDuque de Guelders
Conde de Zutphen

23 de fevereiro de 1473 - 5 de janeiro de 1477


Carlos, o ousado
Desenho.
Charles the Bold por Rogier van der Weyden , cerca de 1462. Óleo sobre madeira, Gemäldegalerie , Berlim .
Título
Duque da Borgonha

9 anos, 6 meses e 21 dias )
AntecessorFilipe o Bom
SucessorMaria da Borgonha
Duque de Guelders e Conde de Zutphen

3 anos, 10 meses e 13 dias )
AntecessorArnold de Guelders
SucessorMaria da Borgonha
Conde de Charolês
AntecessorFilipe o Bom
SucessorMaria da Borgonha
Biografia
DinastiaValois-Borgonha
Nome de nascençaCarlos Martinho da Borgonha
Data de nascimento
Local de nascimentoPalácio dos Duques da Borgonha , Dijon Ducado da Borgonha
Bandeira do Ducado da Borgonha
Data da morte (aos 43 anos)
Lugar da morteNancy Ducado de Lorena
Bandeira da Lorena 
enterroIgreja de Nossa Senhora de Bruges
PaiFilipe o Bom
MãeIsabel de Portugal
IrmãosCorneille da Borgonha
Antoine da Borgonha
David da Borgonha
Balduíno da Borgonha
Rafael da Borgonha
Filipe da Borgonha
CônjugeCatarina de França
Isabel de Bourbon
Margarida de York
CriançasMaria da Borgonha

Assinatura de Carlos, o Ousado

Carlos, o ousado
Duques da Borgonha

PERSONAGEM
Charles de Bourgogne 1 , conhecido como Charles le Hardi ou Charles le Travaillant , mais conhecido pelo apelido póstumo de Charles le Téméraire 2 , nascido em10 de novembro de 14333 , 4 em Dijon e morreu em 5 de janeiro de 1477 perto de Nancy , é, depois de Philippe le Hardi , Jean sans Peur e Philippe le Bon , o quarto e último duque da Borgonha da Casa de Valois , senhor e mestre de um conjunto de províncias hoje conhecido como estado da Borgonha 
Morreu aos 43 anos

Depois de ter se destacado, em 1465 , durante a Ligue du Bien pública , uma coalizão formada contra o rei da França , Carlos, o Temerário, ascendeu ao trono da Borgonha em 1467 , com a morte de seu pai. Considerando-se soberano por direito próprio, o seu reinado foi marcado por um constante confronto com o seu primo Luís XI , que reclamava a suserania de parte das suas terras, supostamente sob o domínio do reino de França 6 . Ao mesmo tempo, ele se aproximou do imperador Frederico III e do rei Eduardo IV de York da Inglaterra., cuja irmã se casou . Como seu pai antes dele, ele foi um dos príncipes mais poderosos da cristandade , graças em particular à riqueza de seus territórios e ao prestígio de sua corte. 

Depois de ter procurado, em vão, obter o título de " Rei dos Romanos ", iniciou a reforma administrativa do seu Estado, que consolidou tentando torná-lo uma entidade geográfica e política contínua, reunindo as suas regiões norte e possessões do sul (o que fez através da aquisição da Alta Alsácia e depois da anexação da Lorena ), a fim de eventualmente erigir-los em um reino independente , ressuscitando a antiga Lotaríngia . 

Suas ambições excessivas esbarram em numerosas oposições na Europa . No final de seu reinado, as Guerras da Borgonha o confrontaram com os Confederados Suíços , os Lorrainers e os Alsacianos . Essa coalizão, apoiada financeiramente por Luís XI , acabou levando a melhor sobre ele na Batalha de Nancy , na5 de janeiro de 1477, em que ele é morto. 

Ele deixa uma filha única, Maria , que, para atender às reivindicações do rei da França, se casa com o arquiduque Maximiliano da Áustria , primeira etapa da rivalidade centenária entre a França e os Habsburgos .

MORTE                                                 
Fazendo um último esforço, Carlos formou um novo exército e chegou no auge do inverno diante das muralhas de Nancy. Tendo perdido muitas de suas tropas por causa do frio severo, foi com apenas alguns milhares de homens que ele encontrou as forças conjuntas dos Lorrainers e dos suíços, que vieram em socorro da cidade. 

Após a batalha, o duque de Lorraine enviou mensageiros para descobrir o que aconteceu com Carlos. Um dia depois, uma página relatou que ele tinha visto Charles morrer.  Cerca de uma dúzia de corpos foram encontrados à beira de uma piscina, muitos deles seguidores e amigos íntimos de Carlos.  Apesar de todos os corpos terem sido despidos, alguns eram reconhecíveis, entre eles Charles, cujo corpo estava em pior estado a uma curta distância.  Uma bochecha foi mastigada por lobos e a outra embebida em lodo congelado.  A remoção do corpo da água congelada exigia a busca de instrumentos de Nancy. 

 O corpo de Charles apresentava evidências de um golpe acima da orelha de uma alabarda e ferimentos de lança nas coxas e no abdômen.  Pesquisando o médico, capelão, pajens e outros de Charles, foi estabelecido que o cadáver era Charles com base na falta de dentes, uma cicatriz combinando com um ferimento que Charles havia recebido em uma batalha em Montl'héry, um ferimento no ombro, seu dedo longo unhas e uma fístula na virilha.

O corpo espancado de Carlos foi inicialmente enterrado na igreja ducal em Nancy, por René II, Duque de Lorena .  Mais tarde, em 1550, seu bisneto, o Sacro Imperador Romano Carlos V , ordenou que fosse transferido para a Igreja de Nossa Senhora em Bruges, ao lado de sua filha Maria.  Em 1562, o filho e herdeiro do imperador Carlos V, o rei Filipe II da Espanha , erigiu um mausoléu em estilo renascentista sobre seu túmulo, que ainda existe.  Escavações em 1979 identificaram positivamente os restos mortais de Maria, em um caixão de chumbo, mas os de Carlos nunca foram encontrados. 

Fonte: pt.wikipeddia.org
Formatação|: Helio Rubiales



Nenhum comentário: