“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

5 de mai. de 2022

FLORENCE NIGHTINGALE - 1647 - Adro de Santa Margarida de Antioquia East Wellow , Test Valley Borough , Hampshire , Inglaterra






ARTE TUMULAR
Construção em formato piramidal com duas colunas fechando em um arco gótico, encimado por uma formação como se representasse a torre de uma igreja com uma cruz no topo. O seu epitáfio é representado apenas pelas iniciais do seu nome e datas, representando a simplicidade.


Local:   Adro de Santa Margarida de Antioquia East Wellow , Test Valley Borough , Hampshire , Inglaterra
Foto: Findagrave

descrição tumular: Helio Rubiales

 

Florence Nightingale
Florence Nightingale por volta de 1850
Nome completoFlorence Nightingale
Conhecido(a) porPioneira na enfermagem moderna
Nascimento12 de maio de 1820
Florença
Grão-ducado da Toscana (atual Itália)
Morte13 de agosto de 1910 (90 anos)
LondresReino Unido
Nacionalidadebritânica
OcupaçãoEnfermeira
PrêmiosReal Cruz Vermelha (1883)
Ordem de São João (1904)
Ordem de Mérito (1903)
PERSONAGEM
Florence Nightingale (Florença, 12 de maio de 1820 — Londres, 13 de agosto de 1910) foi uma reformadora social inglesa, estaticista e fundadora da enfermagem moderna. 
Morreu OS 90 ANOS

SINOPSE
Nightingale ganhou destaque ao servir como chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, na qual organizou o atendimento aos soldados feridos. 

Ela deu à enfermagem uma reputação favorável e se tornou um ícone da cultura da era vitoriana, especialmente pelo apelido de "A Dama da Lamparina", por realizar rondas se utilizando deste instrumento para auxiliar soldados feridos à noite. 

Comentaristas recentes afirmaram que as conquistas de Nightingale na Guerra da Crimeia foram exageradas pela mídia na época, mas os críticos concordam sobre a importância de seu trabalho posterior na profissionalização das funções de enfermagem para mulheres.

Foi pioneira na utilização do modelo biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos. 

Em 1860, ela lançou as bases da enfermagem profissional com o estabelecimento de sua escola de enfermagem no Hospital St. Thomas em Londres. Foi a primeira escola secular de enfermagem do mundo, hoje parte do King's College de Londres. 

Em reconhecimento ao seu trabalho pioneiro na enfermagem, o Juramento Nightingale feito por novas enfermeiras e a Medalha Florence Nightingale, a mais alta distinção internacional que uma enfermeira pode alcançar, foram nomeados em sua homenagem, e o Dia Internacional da Enfermagem é comemorado anualmente na data de seu aniversário. 

Suas reformas sociais incluíram a melhoria da assistência de saúde para todos os setores da sociedade britânica, defendendo maior combate à fome na Índia, ajudando a abolir as leis de prostituição, consideradas severas para as mulheres, e expandindo as formas aceitáveis de participação feminina na força de trabalho.

Nightingale foi uma escritora prodigiosa e versátil. Em sua vida, muitos de seus trabalhos publicados se preocuparam em divulgar o conhecimento médico. Algumas de suas obras foram escritas em inglês simples para que pudessem ser facilmente compreendidos por aqueles com habilidades literárias insuficientes. Ela também foi pioneira na visualização de dados com o uso de infográficos, efetivamente utilizando apresentações gráficas de dados estatísticos. Muitos de seus escritos, incluindo seu extenso trabalho sobre religião e misticismo, só foram publicados após a sua morte. 

MORTE 
Florence Nightingale morreu dormindo no quarto de sua casa em Mayfair, Londres, em 13 de agosto de 1910, aos 90 anos de idade. A oferta de sepultamento na Abadia de Westminster foi recusada por sua família e ela está enterrada no cemitério da Igreja de Santa Margarida em East Wellow, em Hampshire, Reino Unido. Seu túmulo possui a mais alta simplicidade com apenas suas iniciais e datas de nascimento e morte. Deixou um grande corpo de obras, incluindo várias centenas de notas que não foram publicadas anteriormente. Um monumento memorial a Nightingale foi criado em mármore de Carrara por Francis William Sargant em 1913 e colocado no claustro da Basílica de Santa Cruz, em Florença, Itália.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: