“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

5 de mai. de 2022

CARL PETER FABERGÉ - Arte tumular - 1646 - Cemitério Cannes Grand Jas Cannes , Departamento de Alpes-Maritimes , Provence-Alpes-Côte d'Azur , França

 




ARTE TUMULAR


Túmulo composto por uma base tumular suportando outra base tumular retangular em mármore negro. Na parte inferior da base superior encontra-se o epitáfio, com o seu nome e datas

Local:   Cemitério Cannes Grand Jas Cannes , Departamento de Alpes-Maritimes , Provence-Alpes-Côte d'Azur , França 

Jazigo: Cemitério Britânico Allee 23 
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales


Peter Carl Fabergé
(em russo: Карл Густавович Фаберже)
Peter Carl Fabergé
Nome completoKarl Socatelli Gustavovich Fabergé
Nascimento30 de maio de 1846
São Petersburgo
Morte24 de setembro de 1920 (74 anos)
Lausana
Nacionalidaderusso(a)
Etniadinamarquês / francês
CônjugeAugusta Julia Jacobs

PERSONAGEM
Peter Carl Fabergé (São Petersburgo, 30 de maio de 1846 — Lausana, 24 de setembro de 1920) foi um joalheiro russo de origem franco-dinamarquesa. 
Morreu aos 74 anos

SINOPSE  BILIOGRÁFICA
Seu pai era o joalheiro Gustav Fabergé e sua mãe era a dinamarquesa Charlotte Jungstedt. Os ancestrais paternos dos Fabergé eram huguenotes originários da Picardia, que deixaram a França depois da revogação do Édito de Nantes. Estabeleceram-se inicialmente nas proximidades de Berlim, depois em 1800 transferiram-se para a cidade de Pernau na Livônia, à época parte da Rússia e hoje Pärnu, na Estônia.

Especializou-se na confecção de obras com motivos de arranjos florais, grupos humanos e animais. Atualmente é mais conhecido pelos seus famosos ovos de páscoa, conhecidos como Ovos Fabergé realizados para a família imperial russa, e que o tsar oferecia anualmente aos seus familiares. 




Criados para os tsares russos, os Ovos Fabergé eram obras-primas do segmento da joalheira.[1] Produzidos com a combinação de materiais como ouro, prata, cobre e platina através da utilização de técnicas de esmaltagem plique-à-jour. Esses ovos, hoje, são disputados por colecionadores ao redor do mundo. Seus feitos também influenciaram os pais de crianças pobres a presentearem também seus filhos, mas com ovos de aves decorados. 

MORTE 
Peter Carl Fabergé nunca se recuperou do choque da Revolução Russa .  Ele morreu na Suíça em 24 de setembro de 1920. Sua família acreditava que ele morreu de coração partido.  Sua esposa, Augusta, morreu em 1925. Os dois se reuniram em 1929 quando Eugène Fabergé pegou as cinzas de seu pai de Lausanne e as enterrou no túmulo de sua mãe no Cimetière du Grand Jas em Cannes , França.
Fonte: ppt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubailes

Nenhum comentário: