“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

26 de nov. de 2019

KARL MALDEN - Arte Tumular - 1471 - Westwood Memorial Park Los Angeles , Condado de Los Angeles , Califórnia , EUA




ATOR DE CINEMA





ARTE TUMULAR
Placa de mármore negro na cabeceira tumular, com o seu nome e datas gravados em dourado.

Local: Westwood Memorial Park Los Angeles , Condado de Los Angeles , Califórnia , EUA 


Fotos: Findgrave e Wikipedia
Descrição tumular: Helio Rubiales


Karl Malden
Karl Malden in I Confess trailer.jpg
Nome completoKarl Malden
Nascimento22 de março de 1912
ChicagoEstados Unidos
Morte1 de julho de 2009 (97 anos)
OcupaçãoAtor
Oscares da Academia
Melhor Ator Coadjuvante
1952 - A Streetcar Named Desire
Emmys
Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
1985 - Fatal Vision
Prémios Screen Actors Guild
Life Achievement Award
2004 - Pelo Conjunto da Obra
PERSONAGEM
Karl Malden, (Chicago, 22 de março de 1912 — Los Angeles, 1 de julho de 2009) foi um ator norte-americano
Morreu aos 96 anos



SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Nascido Mladen Sekulovich em Chicago, ele foi criado em Gary, onde seu pai, Peter Sekulovich, que havia sido um ator provincial na Iugoslávia, trabalhava na fábrica. Karl também entregou leite para ganhar dinheiro e ir para Nova York, onde esperava satisfazer sua ambição de se tornar ator.

Ele ganhou uma bolsa de estudos para a faculdade de professores do estado de Arkansas, mas teve que sair para sustentar a si e sua família trabalhando em uma fábrica de aço em Gary, Indiana.

Em Nova York, no final da década de 1930, Malden ingressou no Grupo Theatre de esquerda, que era dedicado às realidades sociais e à atuação de grupos inspirados por Stanislavsky no Moscow Arts Theatre. Seu destaque foi o dramaturgo Clifford Odets, em cujo Golden Boy (1937) Malden apareceu como gerente de boxe. Também na peça estava o futuro diretor Kazan, com quem Malden deveria trabalhar várias vezes no palco e na tela.

Considerado uma pessoa expansiva, recebeu os prêmios Emmy, Óscar e Golden Globe. Em sua filmografia são destaques A Streetcar Named Desire (Um bonde chamado desejo), On the Waterfront, One-Eyed Jacks, Patton, Baby Doll e How the West Was Won.

 E por A Streetcar Named Desire recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, além de ser indicado também na mesma categoria por On the Waterfront

TELEVISÃO
Na televisão estrelou, com Michael Douglas, The Streets of San Francisco, seriado famoso nos Estados Unidos na década de 1970. Participou, como convidado especial, do seriado The West Wing. Também teve atuação na dramaturgia do rádio, segundo o artigo Tom Malden on the Radio .

MORTE
Morreu de causas naturais

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales




Nenhum comentário: