“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

26 de nov. de 2019

JOHN HARVEY KELLONGG - Arte tumular - 1472 - Oak Hill Cemetery Battle Creek, Calhoun County, Michigan, USA





CRIADOR CEREAL KELONGG'S



ARTE TUMULAR
Uma base em granito natural de formato irregular com o nome da família esculpido na parte central (lápide) demarca o túmulo da família. No gramado uma placa de granito natural como seu nome e datas gravados em relevo.

LocaL:  Oak Hill Cemetery Battle Creek, Calhoun County, Michigan, USA
             PLOT Section A, Lot 1, Rt 5
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales



John Harvey Kellogg
Nascimento26 de fevereiro de 1852
Morte14 de dezembro de 1943 (91 anos)
Battle Creek
CidadaniaEstados Unidos
Irmão(s)Will Keith Kellogg
Alma materUniversidade de Nova Iorque, Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque
Ocupaçãomédiconutricionistaempresário, inventor
PrêmiosNational Inventors Hall of Fame
ReligiãoIgreja Adventista do Sétimo Dia
PERSONAGEM
John Harvey Kellogg (26 de fevereiro de 1852 — 14 de dezembro de 1943) foi um médico e pensador religioso adventista norte-americano, conhecido pela invenção do cereal matinal de milho ― Kellogg's .
Morreu aos 91 anos




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Pioneiro Médico. Ele cunhou o termo "sanatório" e desenvolveu muitas teorias sobre como viver uma vida longa e saudável. Nascido em Tyrone, Michigan, ele era filho de John Preston Kellogg e Ann Janette Stanley Kellogg. Pouco antes de 1860, a família mudou-se para Battle Creek, Michigan, onde seu pai, John Preston Kellogg, estabeleceu uma fábrica de vassouras. John Harvey freqüentou escolas locais e, em seguida, frequentou a Escola Normal do Estado de Michigan (atualmente Eastern Michigan University) e, mais tarde, a Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, graduando-se como médico em 1875. Casou-se com Ella Ervilla Eaton em 22 de fevereiro de 1879. Embora não tenham filhos próprios, os dois criaram mais de quarenta filhos, adotando legalmente sete deles. Kellogg era adventista do sétimo dia e tornou-se o médico chefe do sanatório de Battle Creek, pertencente e operado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. O Sanatório baseava-se nas crenças de saúde da igreja, que incluíam a abstinência de álcool e tabaco e um regime de exercícios. As crenças pessoais de Kellogg incluem o vegetarianismo, o consumo de nozes (que ele acreditava poder substituir o declínio no suprimento de alimentos do mundo) e a atividade sexual reduzida (Kellogg e sua esposa preferiam a abstinência). Cirurgião habilidoso, ele frequentemente doava suas habilidades cirúrgicas a pacientes indigentes, embora geralmente fosse contra a cirurgia como tratamento para doenças.

Liderou um grande movimento pró-panteísmo; crença que o levaria à apostasia e consequente abandono da fé adventista. Dirigiu um sanatório em Battle Creek, no qual aplicou métodos holísticos, com ênfase na nutrição, exercícios e uso terapêutico de enemas. Kellogg era um defensor do vegetarianismo e é conhecido pela invenção do cereal matinal de milho ― Kellogg's ― junto com seu irmão Will Keith Kellogg.

Entre os seus pacientes encontramos notáveis personalidades da época, tais como William Howard Taft, Percy Grainger, Vilhjalmur Stefansson, Roald Amundsen, Richard Halliburton, Lowell Thomas, Amelia Earhart, Irving Fisher, George Bernard Shaw, Johnny Weismuller, Henry Ford, Thomas Edison e Sarah Bernhardt.

SEXUALIDADE
Kellogg era contra a masturbação, prática por ele chamada de "vício solitário", e que seria responsável por vários males como câncer cervical, doenças urológicas, impotência, epilepsia, insanidade e várias outras debilidades mentais e físicas.

MEDIDAS DRÁSTICAS
A fim de reabilitar as pessoas acometidas por tal "vício", Kellogg chegou a recomendar o emprego medida drásticas como a mutilação, para ambos os sexos. Defendia a circuncisão como um dos meios para conter a masturbação. Em seu livro intitulado "Plain Facts for Old and Young" ele escreveu:

 “ Um remédio quase sempre bem-sucedido em garotos é a circuncisão, especialmente quando há algum grau de fimose. A operação deve ser feita por um cirurgião sem a administração de anestesia, já que o breve momento de dor durante a cirurgia terá um efeito saudável em sua mente, especialmente se for ligada à ideia de punição, como deve ser em alguns casos. ” 

 “ Nas mulheres, o autor descobriu que a aplicação de ácido carbólico puro (fenol) no clitóris é uma excelente maneira de acalmar as excitações anormais. ” 

A fim de prevenir o "vício solitário" nas crianças, ele também recomendou atar suas mãos, proteger seus genitais, costurar o prepúcio e aplicar choques elétricos.

MORTE

Fontes: pt.wikipedia.org e findgrave
Formatação: Helio Rubiales


Nenhum comentário: