“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

1 de abr. de 2025

RICHARD CHAMBERLAIN - Arte tumular - 1954 - Indeterminado

 





Richard Chamberlain
Richard Chamberlain em 1982
Nome completoGeorge Richard Chamberlain
Nascimento31 de março de 1934
Los AngelesEstados Unidos
Nacionalidadenorte-americano
Morte29 de março de 2025 (90 anos)
WaimanaloEstados Unidos
Ocupaçãoator, cantor
Globos de Ouro
Melhor Astro da TV
1964 - Dr. Kildare
Melhor Ator em Série Dramática
1980 - Shogun
Melhor Ator em Minissérie ou Telefilme
1983 - The Thorn Birds
PERSONAGEM
George Richard Chamberlain (Beverly Hills, 31 de março de 1934 – Waimanalo, 29 de março de 2025) foi um ator e cantor norte-americano que se tornou um ídolo adolescente ao interpretar o papel-título da série de televisão Dr. Kildare (1961–1966). 
Morreu aos 90 anos

SINOPSE ARTÍSTICA 
Ganhou o apelido de "Rei das Minisséries" por sua atuação em diversas produções televisivas do gênero, como Centennial (1978), Shōgun (1980) e The Thorn Birds (1983). Além da TV, Chamberlain também se destacou em papéis clássicos no teatro e em musicais. 

No cinema, interpretou Aramis na trilogia Os Três Mosqueteiros (The Three Musketeers, 1973), Os Quatro Mosqueteiros (The Four Musketeers, 1974) e O Retorno dos Mosqueteiros (The Return of the Musketeers, 1989); viveu Allan Quatermain em As Minas do Rei Salomão (King Solomon's Mines, 1985) e A Cidade Perdida do Ouro (Allan Quatermain and the Lost City of Gold, 1986); e foi o primeiro ator a interpretar Jason Bourne, estrelando o telefilme A Identidade Bourne (The Bourne Identity, 1988). 





BIOGRAFIA
Richard Chamberlain tornou-se um ídolo adolescente ao atuar no seriado de televisão Dr. Kildare (1961-1966). Em paralelo com a série, Chamberlain também alcançou breve sucesso na música pop. 

Em pouco tempo, desencantou-se com Hollywood e interessou-se pelo teatro, indo estudar na Inglaterra e iniciando uma carreira bem-sucedida, junto ao público inglês. 

Durante a década de 1970 estrelou diversos filmes e musicais. Mais tarde dedicou-se a minisséries de televisão como Shōgun (1980) e Pássaros Feridos (1983). 

Embora sua orientação sexual já tivesse sido divulgada, Richard Chamberlain só assumiu publicamente a homossexualidade aos 69 anos, quando lançou seu livro Shattered Love (2003).

Ele viveu no Havaí com o seu companheiro, agente e produtor, Martin Rabbett (1954), mas nunca deixou de atuar.

MORTE
Chamberlain morreu no dia 29 de março de 2025 aos 90 anos, a dois dias do seu 91.° aniversário.

Fonte: Wikipédia
Formatação: hrubiales

Nenhum comentário: