“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

2 de set. de 2024

SAMUEL GOLDWYN - Arte tumular - 1842 - Parque Memorial Forest Lawn Glendale , Condado de Los Angeles , Califórnia , EUA



ARTE TUMULAR
O tumulo está localizado  no Tribunal da Liberdade, Jardim de Honor, localizado na posição sudeste do cemitério, fechado, sem acesso ao público, chamado de pequeno jardim da constância, tendo uma grande parede com pequenas rtiras de mármore revestindo a parede. No centro uma placa de mármore com o seu nome e datas, no piso circundado com flores e um grande cálice branco.

Sepultamento:  Parque Memorial Forest Lawn Glendale , Condado de Los Angeles , Califórnia , EUA Jazigo : Seção Court of Freedom, Garden of Honor (porção sudeste; trancado, sem acesso público), Mapa #G28, Distinguished Memorial – Private Garden 69 (também conhecido como Little Garden of Constancy)
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
 

 

Samuel Goldwyn
Goldwyn em 1949
Nascer
Szmuel Gelbfisz

27 de agosto de 1882 (reivindicado, mas provavelmente julho de 1879)
Morreu31 de janeiro de 1974 (91 anos)
Local de descansoForest Lawn Memorial Park , Glendale, Califórnia , EUA
Outros nomesSamuel Peixe Dourado
Anos ativos1917–1959
Cônjuges
Branca Lasky
m.  1910; div.  1915 )
m.  1925 )
Crianças2, incluindo Samuel Jr.
ParentesTony Goldwyn (neto)
John Goldwyn (neto)
Liz Goldwyn (neta)
Assinatura
PERSONAGEM
Samuel Goldwyn ( / ˈɡoʊldwɪn / ; nascido Szmuel Gelbfisz ; iídiche : שמואל געלבפֿיש ; 27 de agosto de 1882 (reivindicado, mas provavelmente julho de 1879) - 31 de janeiro de 1974), também conhecido como Samuel Goldfish,  foi um produtor de cinema americano nascido na Polônia e pioneiro na indústria cinematográfica americana , que produziu o primeiro grande filme de Hollywood . Ele era mais conhecido por ser o colaborador fundador e executivo de vários estúdios de cinema em Hollywood.  Ele recebeu o Prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro de 1973 ,  o Prêmio Memorial Irving G. Thalberg (1947) e o Prêmio Humanitário Jean Hersholt (1958). 

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Cresceu na pobreza e aos 16 anos abandonou a casa viajando a pé para o ocidente. Chegou até Inglaterra onde viveu durante dois anos, adotando o nome de Samuel Goldfish. Partiu depois, de barco, para o Canadá, de onde rumou para Nova Iorque, onde chegou em 1898. Começou a trabalhar numa fábrica de luvas, progredindo rapidamente até se tornar um dos seus melhores vendedores. 

Desenvolveu, entretanto, uma especial fixação pelos filmes. Em 1910, casou com a irmã do produtor Jesse L. Lasky e três anos depois formou, com o cunhado, a produtora Jesse Lasky Feature Photoplay Company. O seu primeiro filme, The Squaw Man (1914), de Cecil B. De Mille, revelou-se um êxito, muito por causa dos talentos promocionais de Goldfish. 

Na sequência do seu divórcio, em 1915, rompeu também a sua ligação a Lasky e juntou-se aos irmãos Selwyn para formar a Goldwyn Pictures, em 1917. O nome, que resulta da combinação da primeira sílaba de Goldfish com a última de Selwyn, agradou-lhe tanto que resolveu adotá-lo. 

A Goldwyn Pictures produziu alguns filmes de qualidade, mas o sucesso de bilheteira não aparecia e Goldwyn foi forçado, em 1922, a abandonar a companhia que mais tarde se fundiu com a Metro Pictures e a Louis B. Mayer Productions, dando origem à famosa MGM. 

Nesta altura, fundou a Samuel Goldwyn Productions, que iria gerir durante cerca de quatro décadas, conferindo-lhe o prestígio de um dos mais importantes produtores independentes de sempre. A sua filosofia consistia em dedicar-se profundamente a um filme de cada vez, proporcionando-lhe os melhores meios técnicos e artísticos possíveis. 

Durante o tempo do mudo, Goldwyn recrutou estrelas como Ronald Colman e Vilma Banky, mas foi com o sonoro que a companhia floresceu, com estrelas como Eddie Cantor e Danny Kaye, assim como com a inestimável contribuição do realizador William Wyler. Grandes sucessos na altura foram Bulldog Drummond (1929), Street Scene (1931) e Arrowsmith (1931). O final dos anos 30 e a década de 40 foram os seus anos mais ativos e recompensadores: obteve a nomeação para o Óscar de Melhor Filme por Dodsworth (Veneno Europeu, 1936), Dead End (As Ruas de Nova Iorque, 1937), Wuthering Heights (O Monte dos Vendavais, 1939) e The Little Foxes (Raposa Matreira, 1941), todos de William Wyler; e ainda The Pride of the Yankees (O Ídolo, 1942), de Sam Wood; e The Bishop's Wife (1947), de Henry Koster. 

O topo da sua carreira seria atingido com o drama épico The Best Years of Our Lives (Os Melhores Anos das Nossas Vidas, 1946), de William Wyler, galardoado com o Óscar de Melhor Filme. 

Nos anos 50, Goldwyn abrandou as suas produções, tendo-se concentrado sobretudo em musicais de grande orçamento como Hans Christian Andersen (Christian Andersen, 1952), Guys and Dolls (Eles e Elas, 1955) e Porgy and Bess (Porgy e Bess, 1959), que viria a ser o seu último filme. Entretanto, a companhia passou a ser gerida pelo seu filho Samuel Goldwyn Jr. 

Em 1947, foi laureado pela Academia de Hollywood com o Prémio Irving G. Thalberg e, em 1958, recebeu o Prémio Humanitário Jean Hersholt. 

CASAMENTOS
Em 1910, Goldwyn se casou com Blanche Lasky, uma irmã de Jesse L. Lasky . O casamento produziu uma filha. O casal se divorciou em 1915. Em 1925, ele se casou com a atriz Frances Howard , com quem permaneceu casado pelo resto de sua vida. Seu filho, Samuel Goldwyn Jr. , eventualmente se juntou ao pai no negócio.  

Apesar de seus casamentos, Samuel Goldwyn era conhecido como um mulherengo nos círculos sociais. Goldwyn Girl Jean Howard foi citado dizendo: "Sam Goldwyn não era um sujeito que dava em cima em público; ele tinha muito gosto para isso", mas seus flertes eram muitos, mesmo que sua esposa Frances Howard fizesse vista grossa. 

MORTE
Goldwyn morreu de insuficiência cardíaca em sua casa em Los Angeles em 1974 aos 91 ou 94 anos se nasceu em 1879. Na década de 1980, o Samuel Goldwyn Studio foi vendido para a Warner Bros. Há um teatro com seu nome em Beverly Hills e ele recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood na 1631 Vine Street por suas contribuições ao cinema em 8 de fevereiro de 1960. 

Fonte: wikipedia
Formatação: Helio Rubiales

1 de set. de 2024

ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY - Arte tumular - 1841 - Corpo não encontrado

 


Seu corpo jamais foi encontrado


Antoine de Saint-Exupéry
Saint-Exupéry no Canadá em maio de 1942
Nome completoAntoine-Marie-Roger de Saint-Exupéry
Nascimento29 de junho de 1900
LyonFrança
MorteDesapareceu em 31 de julho de 1944 (44 anos)
Mar Mediterrâneo
OcupaçãoEscritorilustradorpiloto
PrémiosPrémio Femina (1931)
Grande prémio de romance da Academia francesa (1939)
Magnum opusBrasilO Pequeno Príncipe / Portugal: O Principezinho
PERSONAGEM
Antoine de Saint-Exupéry (Lyon,França, 29 de junho de 1900 — Mar Mediterrâneo, 31 de julho de 1944), nascido Antoine-Marie-Roger de Saint-Exupéry, foi um escritor, ilustrador e piloto francês.
Morreu aos 44 anos

BIOGRAFIA
Interessado em mecânica, estudou no colégio jesuíta de Notre-Dame, em Mans, de 1909 a 1914. Neste ano, juntamente com seu irmão François, transfere-se para o colégio dos Marianistas, na Suíça, onde permaneceu até 1917. Em abril de 1921, inicia o serviço militar no 2º Regimento de Aviação de Estrasburgo, depois de reprovado nos exames para admissão da Escola Naval. 

Em 17 de junho, obtém em Rabat, para onde fora mandado, o brevê de piloto civil. Em 1922, já é piloto militar brevetado, com o posto de subtenente da reserva. Em 1926, recomendado por amigo, o Abade Sudour, é admitido na Sociedade Latécoère de Aviação, onde começa então sua carreira como piloto de linha, voando entre Toulouse, Casablanca e Dacar, na mesma equipe dos pioneiros Vacher, Mermoz, Guillaumet e outros. Foi por essa época, quando chefiou o posto de cabo Juby, no sul de Marrocos e uma colónia espanhola, que os mouros lhe deram o cognome de senhor das areias. Ficou 18 meses no Cabo Juby,[carece de fontes] durante os quais escreveu o romance Courrier sud ("Correio do Sul") e negociou com as tribos mouras a libertação de pilotos que tinham sido detidos após acidentes ou aterragens forçadas. 



Após quase 25 meses na América do Norte, Saint-Exupéry retornou à Europa para voar com as Forças Francesas Livres e lutar com os Aliados num esquadrão do Mediterrâneo. E com 43 anos, ele era mais velho que a maioria dos homens designados para funções, e sofria de dores, devido às suas muitas fraturas. Ele foi designado com um grupo de pilotos para pilotar aviões P-38 Lightning. 

A última tarefa de Saint-Exupéry foi recolher informação sobre os movimentos de tropas alemãs em torno do Vale do Ródano antes da invasão aliada do sul da França. Em 31 de julho de 1944, ele partiu de uma base aérea na Córsega e não retornou. Uma mulher relatou ter visto um acidente de avião em torno de meio-dia de 1 de agosto perto da Baía de Carqueiranne, Toulon. Um corpo não identificável ​​usando cores francesas foi encontrado vários dias depois a leste do arquipélago de Frioul, ao sul de Marselha, e enterrado em Carqueiranne em setembro. 

O alemão Horst Rippert assumiu ser o autor dos tiros responsáveis pela queda do avião e disse ter lamentado a morte de Saint-Exupéry. Em 3 de novembro, em homenagem, recebeu as maiores honras do exército. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos quilômetros da costa de Marselha. Seu corpo não foi encontrado. 

Em 1998, um pescador de Marselha, Jean Claude Bianco, pescou uma pulseira prateada, com o nome de Antoine de Saint Exupéry e da mulher inscritos. Luc Vanrell, arqueólogo submarino, iniciou uma busca que duraria 10 anos e viria a revelar os destroços de dois aviões — um Messerschmitt do príncipe alemão zu Bentheim uns Steinfurt, e o P-38 Lightning de Saint-Exupéry. Uma parte do aparelho encontra-se hoje no Museu do Ar e do Espaço de Bourget.

SUAS OBRAS
As suas obras são caracterizadas por alguns elementos como a aviação e a guerra. Também escreveu artigos para várias revistas e jornais da França e doutros países, sobre muitos assuntos, como a guerra civil espanhola e a ocupação alemã da França. 

De sua obra destaca-se Brasil: O Pequeno Príncipe / Portugal: O Principezinho de 1943, livro de grande sucesso de Saint-Exupéry. A obra vendeu mais de 200 milhões de exemplares em todo o mundo. O autor, no entanto, morreria um ano depois da publicação do livro e não testemunhou o seu sucesso. 

Le Petit Prince pode parecer simples, porém apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros. O personagem principal vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranquilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem em busca de amigos, que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu repensar o que é realmente importante na vida. 

O romance mostra uma profunda mudança de valores, e sugere ao leitor quão equivocados podem ser os nossos julgamentos, e como eles podem levar-nos à solidão. O livro leva-nos à reflexão sobre a maneira de nos tornarmos adultos, entregues às preocupações diárias, e esquecidos da criança que fomos e somos.

 “ Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós. ” 

“ A perfeição não é alcançada quando não há mais nada a ser incluído, mas sim quando não há mais nada a ser retirado. ” 

“ Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. ”

Fonte: wikipedia
Formatação : Helio Rubiales

PHIL LYNOTT - Arte tumular - 1840 - St. Fintan's Cemetery Sutton, County Dublin, Ireland







ARTE TUMULAR
Placa retangular em granito negro no gramado do cemitério, com o seu nome e datas gravados

Local: St. Fintan's Cemetery Sutton, County Dublin, Ireland  
Jazigo :Section: St. Polan's, Plot I-113
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
 

 

Phil Lynott
Lynott em concerto em Oslo, Noruega em 22 de abril de 1980
Informação geral
Nome completoPhilip Parris Lynott
Nascimento20 de agosto de 1949
Local de nascimentoWest BromwichStaffordshireInglaterra
Reino Unido
Morte4 de janeiro de 1986 (36 anos)
Local de morteSalisburyWiltshire, Inglaterra, Reino Unido
Nacionalidadeirlandês
Gênero(s)Hard rockheavy metalblues-rockceltic rock
Ocupação(ões)Músico
Instrumento(s)Vocaisbaixoguitarra
Modelos de instrumentosRickenbacker 4001Fender Precision BassFender StratocasterFender Telecaster
Período em atividade1965-1985
Outras ocupaçõesCompositor, produtor musical, poeta
Gravadora(s)VertigoMercuryWarner Bros.
Afiliação(ões)Thin LizzyGary Moore, Wild Horses, The Greedies, Skid Row, Grand Slam

PERSONAGEM
Philip Parris "Phil" Lynott (AFI: [ˈlaɪnət]; West Bromwich, 20 de agosto de 1949 – Salisbury, 4 de janeiro de 1986) foi um músico irlandês, célebre por ser o vocalista, baixista e principal compositor da banda de rock Thin Lizzy.
Morreu aos 36 anos.

CARREIRA
Nascido na Inglaterra, Lynott era filho de uma mulher irlandesa e de um homem da Guiana, com quem não teve praticamente relações. Mudou-se para a Irlanda com a avó, aos quatro anos.

Inicialmente influenciado por grupos como The Mamas & The Papas e artistas da Motown, começou a envolver-se com bandas a partir de 1965. Após vários projetos, consolidou o Thin Lizzy em meados de 1969, com Eric Bell e Brian Downey.

Como líder da banda, o baixo e os vocais de Lynott foram um elemento crucial no sucesso comercial de diversos dos seus sucessos, como "Whiskey in the Jar", "The Boys Are Back in Town", "Jailbreak" e "Waiting for an Alibi". 

Em 1972, quase montou uma banda com Ritchie Blackmore e Ian Paice, que iria se chamar Babyface, mas ficaram apenas nos ensaios.

Lynott também teve uma carreira solo, publicou dois livros de poesia.

GRAND SLAM
Após o fim dos Thin Lizzy, formou a banda Grand Slam com John Sykes e Brian Downey, que logo saíram, sendo que o segundo recebeu oferta do Whitesnake. Assim, Robbie Brennan (bateria), Laurence Archer (guitarra), Mark Stanway (teclados) e Donal “Doish” Nagle (guitarra) passaram a integrar o grupo.

Com uma pitada de funk, um pouco de hip hop, algo de new wave, mas sempre com o rock n’ roll, o grupo fez um pequeno sucesso na Irlanda e no Reino Unido e seus companheiros de banda abandonaram o Grand Slam para se dedicarem a outros projetos.

No período que antecedeu sua morte, teve um grande sucesso no Reino Unido juntamente com Gary Moore, primeiro com a canção "Out in the Fields", e em seguida com "Nineteen". 

Paralelamente à parceria com Moore, Phil também trabalhou com Huey Lewis e Junior (UK), como compositor e até em duetos, que não foram lançados.

MORTE
O relacionamento com Caroline Crowther, com quem era casado desde 1980, acabou em 1984 e com isso foi afastado de suas filhas, Sarah e Cathleen.

Posteriormente, ficou frustrado em não ser convidado ao Live Aid em 1985 e se afundou ainda mais nas drogas. Seus últimos meses foram de dor constante e internações.

Phil Lynott morreu aos 36 anos, vítima de insuficiência cardíaca e pneumonia devido a uma septicemia eventualmente potencializada pelo uso de drogas e álcool.

Fonte: wikipedia
Formatação:Helio Rubiales

JOSÉ SARAMAGO - Arte tumular - 1839 - Campo das Cebolas Lisbon, Lisboa Municipality, Lisboa, Portugal







 ARTE TUMULAR

Seu corpo foi cremado e as cinzas e terradas debaixo de uma oliveira

Local: Campo das Cebolas Lisbon, Lisboa Municipality, Lisboa, Portugal 
Jazigo: As cinzas da cremação foram enterradas sob uma oliveira
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

José Saramago
José Saramago fotografado por Mário António Pena.
Nome completoJosé de Sousa Saramago
Nascimento16 de novembro de 1922
AzinhagaGolegãPortugal
Morte18 de junho de 2010 (87 anos)
TíasProvíncia de Las PalmasCanáriasEspanha
Nacionalidadeportuguês
Cônjuge
Ocupação
Prémios
Magnum opusMemorial do Convento
O Evangelho segundo Jesus Cristo
Ensaio sobre a Cegueira
A Viagem do Elefante
Religiãonenhuma (ateísmo)[1]
Assinatura
Página oficial
Fundação José Saramago
PERSONAGEM
José de Sousa Saramago ComSE • GColSE • GColCa (Azinhaga, Golegã, 16 de novembro de 1922 – Tías, Lanzarote, 18 de junho de 2010) foi um escritor português. 
Morreu aos 87 anos.

SINOPSE
Galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. A 24 de Agosto de 1985 foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada e a 3 de Dezembro de 1998 foi elevado a Grande-Colar da mesma Ordem, uma honra geralmente reservada apenas a Chefes de Estado. A título póstumo, em 2021, no âmbito da abertura oficial das comemorações do centenário do seu nascimento, foi condecorado com o grau de Grande-Colar da Ordem de Camões por "serviços únicos prestados à cultura e à língua portuguesas", o primeiro membro titular desta ordem honorífica recém-instituída. 

O seu livro Ensaio sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil, Uruguai e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles (realizador de O Fiel Jardineiro (filme) e Cidade de Deus). Em 2010 o realizador português António Ferreira adapta um conto retirado do livro Objecto Quase, conto esse que viria dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em coprodução com o Brasil e Espanha. Também foi adaptado para o cinema o livro O Homem Duplicado, no filme de 2014 dirigido por Denis Villeneuve e estrelado por Jake Gyllenhaal. 

O Memorial do Convento foi adaptado num ópera de Azio Corghi, Blimunda, criada na Scala de Milão em 1990 

Nasceu na Golegã, Azinhaga, no dia 16 de Novembro, embora o registo oficial apresente o dia 18 como o do seu nascimento. Saramago, conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, foi membro do Partido Comunista Português e foi diretor-adjunto do Diário de Notícias. Juntamente com Luiz Francisco Rebello, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). Casado, em segundas núpcias, com a espanhola Pilar del Río, Saramago viveu na ilha espanhola de Lanzarote, nas Ilhas Canárias. 

A 29 de Junho de 2007 constitui a Fundação José Saramago para a defesa e difusão da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos problemas do meio ambiente. Em 2012 a Fundação José Saramago abre as suas portas ao público na Casa dos Bicos em Lisboa, presidida pela sua esposa Pilar del Río. 

BIOGRAFIA
José Saramago nasceu na vila de Azinhaga, no concelho da Golegã, oriundo de uma família de agricultores, eram seus pais José de Sousa (1896–1964), que posteriormente foi polícia, e Maria da Piedade (1898–1982). A sua vida é passada em grande parte na cidade de Lisboa, para onde a família se mudou em 1924, antes mesmo de fazer dois anos de idade, falecendo o irmão Francisco de Sousa (1920–1924), em 22 de dezembro do mesmo ano. 

A origem do apelido Saramago remete à alcunha da família, Saramago, que é uma planta herbácea com flor que cresce na região da Golegã. À data do registo de nascimento de José, o conservador erroneamente regista a criança com a alcunha pela qual se conhecia a família. 

Demonstrava desde cedo interesse pelos estudos e pela cultura, sendo que essa curiosidade perante o Mundo o acompanhou até à morte. 

Dificuldades económicas dos seus pais impediram José Saramago de completar os estudos liceais no Liceu Gil Vicente, onde ainda esteve matriculado durante dois anos e que o levaria a frequentar a universidade. Por conseguinte, formou-se na Escola Industrial de Afonso Domingues, onde estudou até 1940, e teve o seu primeiro emprego como serralheiro mecânico.

Fascinado pelos livros, visitava, à noite, com grande frequência, a Biblioteca Municipal Central/Palácio Galveias.

MORTE
Saramago faleceu no dia 18 de junho de 2010, aos 87 anos de idade, na sua casa em Lanzarote onde residia com a mulher Pilar del Rio, vítima de leucemia crónica. O escritor estava doente havia algum tempo e o seu estado de saúde agravou-se na sua última semana de vida. O seu funeral teve honras de Estado, tendo o seu corpo sido cremado no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa. As cinzas do escritor foram depositadas aos pés de uma oliveira, em Lisboa em 18 de junho de 2011.

Fonte: wikipedia
Formatação: Helio Rubiales

31 de ago. de 2024

CASIMIRO IV DA POLONIA - Arte tumular - 1838 - Wawel Cathedral Kraków, Miasto Kraków, Małopolskie, Poland






                                                 

                              
                                                                                   
                                              
Precedido por
João I Alberto
Rei da Polônia

1447 - 1492
Sucedido por
Ladislau II Jagelão


ARTE TUMULAR





ARTE TUMULAR
O túmulo do rei Casimiro IV é uma das peças mais espetaculares da arte gótica tardia. O sarcófago é feito principalmente de mármore vermelho de Adnet, coletado perto de Salzburgo, Áustria. Sobre ela está um dossel de arcos ornamentados em pedra calcária, sustentados por pilares de mármore, cujos capitéis são decorados com cenas bíblicas. No topo do sarcófago está uma efígie esculpida de corpo inteiro de Casimiro. Veit esculpiu Casimiro como estando em agonia e o vestiu com um manto clerical usado apenas em coroações. Os lados do sarcófago carregam as armas dos reinos e territórios de Casimiro. Lá dentro, encontraram caixões de madeira com  os restos mortais de Casimiro e Elizabeth. 
O tumulo foi construído após a sua morte em 1492, a pedido da esposa de Casimiro, Elizabeth da Áustria, que contratou o escultor alemão Veit Stoss para esculpir a tumba para o rei morto. 
Casimiro foi enterrado na Capela da Santa Cruz da Catedral de Wawel e, em 1496, Veit completou a tumba. A própria Elizabeth foi enterrada no mesmo túmulo ao lado de seu marido quando ela morreu em 1505. 
Local: Wawel Cathedral Kraków, Miasto Kraków, Małopolskie, Poland
Fotos: Findagrave e https://www.mdig.com.br/index.php?itemid=56192
Formatação: Helio Rubiales


                                                                               
Casimiro IV da Polônia
Rei da Polônia
Reinado25 de junho de 1447 - 7 de junho de 1492
ConsorteIsabel da Áustria
Coroação25 de junho de 1447 na Catedral de Wawel
Antecessor(a)Ladislau III Jagelão
Sucessor(a)João I Alberto
Nascimento30 de novembro de 1427
 CracóviaPolônia
Morte7 de junho de 1492 (64 anos)
 Castelo de HrodnaBielorrússia
Sepultado emCatedral de Wawel
DinastiaJagelão
PaiLadislau II Jagelão
MãeSofia Halshany
Título(s)Grão-Duque da Lituânia

PERSONAGEM
Casimiro IV da Polônia ou Casimiro IV Jaguelão Zerńi ou Casimiro Jaguelão (em polaco Kazimierz Jagiellonczyk, em lituano Kazimieras Jogailaitis; Cracóvia, 30 de novembro de 1427 - 7 de junho de 1492) foi Rei da Polônia (1447-1492) e Grão-Duque da Lituânia. 
Morreu aos 64 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Procurou preservar a união da Polônia com a Lituânia e tornou-se um dos mais destacados soberanos da história polaca. 

Era o segundo filho de Ladislau II Jagelão (1348-1434) com sua quarta esposa, Zofja Holszanska. Quando seu irmão sucedeu ao pai (1434) como Ladislau III, tornou-se o herdeiro imediato. 

Após o assassinato de Sigismundo, duque da Lituânia, foi levado a Vilna para governar em nome do irmão, mas os nobres lituanos o proclamaram grão-duque (1440-1492), para assim poderem separar a Lituânia da Polônia. Os laços entre os dois países foram reatados após a morte de Ladislau (1444) e os poloneses lhe entregaram o trono dois anos depois. Agindo com habilidade, o jovem soberano conseguiu impor sua autoridade nas duas terras. 

VITÓRIA CONTRA OS CAVALEIROS TEUTÔNICOS
Outro feito importante foi a vitória definitiva contra a Ordem Teutônica na Guerra dos Treze Anos (1454-1466), conseguindo finalmente submeter os cavaleiros teutônicos (1466) quando tomou a foz do rio Vístula, que lhe dava acesso ao mar Báltico. 

Não organizou cruzadas contra os turcos, como tinha feito seu irmão, mas construiu um sistema de defesa contra as constantes agressões do grão-duque de Moscou. Falhou entretanto em não preparar a Lituânia para os ataques dos russos que se iniciariam seis anos antes de sua morte. 

MORTE
 
Fonte: wikipedia
Formatação; Helio Rubiales
 

CLEONICE BERARDINELLI - Arte tumular - 1837 - Cremada

                                                                                   


                                                                                 

                                                                                  



CREMAÇÃO

Seu corpo foi cremado na Academia Brasileira de Letras, 

Local: Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, Basil

Cleonice Berardinelli 
Nascimento28 de agosto de 1916
Rio de JaneiroDF
Morte31 de janeiro de 2023 (106 anos)
Rio de JaneiroRJ
Nacionalidadebrasileira
Ocupaçãoprofessora universitária
PrêmiosPrêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2012)
PERSONAGEM
Cleonice Seroa da Mota Berardinelli (em grafia antiga Cleonice Serôa da Motta Berardinelli) ComSE • GCSE • ComIH • GCIH (Rio de Janeiro, 28 de agosto de 1916 — Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2023) foi uma professora universitária brasileira, especialista em literatura portuguesa.Foi a integrante mais longeva da Academia Brasileira de Letras, após o falecimento de Evaristo Moraes Filho. 
Morreu aos 106 anos.

BIOGRAFIA
Foi graduada em Letras Neolatinas pela Universidade de São Paulo (1938) e livre docente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1959), com uma dissertação intitulada Poesia e Poética de Fernando Pessoa. 

Especialista em Camões e Fernando Pessoa, foi professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pesquisadora 1-C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e consultora ad hoc da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Em 21 de setembro de 1966, foi feita Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique, de Portugal. Em 8 de junho de 2016, foi elevada a Grã-Cruz da mesma Ordem.

Foi acadêmica correspondente brasileira da Academia das Ciências de Lisboa, Classe de Letras, desde 27 de novembro de 1975.

Em 26 de novembro de 1987, foi feita Comendadora da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, de Portugal. Em 21 de julho de 2006, foi elevada a Grã-Cruz da mesma Ordem.

No dia 16 de dezembro de 2009, foi eleita para ocupar a cadeira de número 8 na Academia Brasileira de Letras.

MORTE
Morreu em 31 de janeiro de 2023, aos 106 anos, no Rio de Janeiro, no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio, de insuficiência respiratória.

Fonte: wikipedia
Formatação: Helio Rubiales