Túmulo construído de forma exótica em formato de cúpula terminando na parte superior com uma formação de um pináculo esculpido em forma de anéis. Na base um porta em forma de arco decorado na parte superior dá acesso ao túmulo
Descrição tumular: hrubiales
Yoshisuke Aikawa |
---|
 Yoshisuke Aikawa em 1937 |
Nascer | 6 de novembro de 1880
|
---|
Morreu | 13 de fevereiro de 1967 (86 anos)
|
---|
Outros nomes | Gisuke Ayukawa |
---|
Ocupação(ões) | Empreendedor, Industrialista |
---|
Conhecido por | Fundador da Nissan e Isuzu |
---|
PERSONAGEM
Yoshisuke Aikawa (ou Gisuke Ayukawa ) (鮎川 義介, Aikawa Yoshisuke , 6 de novembro de 1880 – 13 de fevereiro de 1967) foi um empreendedor , homem de negócios e político japonês, notável como o fundador e primeiro presidente da Nissan zaibatsu (1931–1945), um dos conglomerados empresariais mais poderosos do Japão na época da Segunda Guerra Mundial .
Morreu aos 86 anos;
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Aikawa nasceu no que hoje é parte da cidade de Yamaguchi , prefeitura de Yamaguchi . Sua mãe era sobrinha do genrō Inoue Kaoru do período Meiji . Ele se formou no departamento de engenharia da Universidade Imperial de Tóquio em 1903 e foi trabalhar para Shibaura Seisakusho , o precursor da Toshiba .
Embora seu salário fosse muito baixo, Aikawa conseguiu economizar o suficiente para fazer uma viagem aos Estados Unidos , onde estudou tecnologia de ferro fundido maleável. Após seu retorno ao Japão, com o apoio de Inoue Kaoru e outros ex -políticos Chōshū na Dieta do Japão , ele estabeleceu a Fundição Tobata em Kitakyūshū em 1909. A empresa agora é conhecida como Hitachi Kinzoku (Hitachi Metals Company Ltd).
Em 1928, Aikawa tornou-se presidente da Kuhara Mining Company (atual Nippon Mining & Metals Company ), substituindo seu cunhado Fusanosuke Kuhara e criou uma holding chamada Ni hon San gyo, ou Nissan para abreviar. Kuhara seguiu carreira na política, forjando laços com o futuro primeiro-ministro Giichi Tanaka e outros líderes políticos e militares, que Aikawa mais tarde usaria em seu benefício.
No boom do mercado de ações após o Incidente da Manchúria de 1931 , Aikawa aproveitou a oportunidade para comprar participações majoritárias em 132 empresas subsidiárias da Nissan para criar um novo zaibatsu , o Grupo Nissan (日産コンツェルン, Nissan Kontserun , "Nissan Concern ") . As empresas incluíam Nissan Motors , Isuzu , NEC Corporation , Nippon Mining Holdings Company , Nissan Chemicals, Hitachi , Nichiyu Corporation, Nichirei Corporation, Nissan Marine Insurance , Nissan Mutual Life Insurance e outras. O grupo incluía algumas das empresas tecnologicamente mais avançadas do Japão na época.
Em 1937, a convite de seu parente Nobusuke Kishi , ele se mudou para Manchukuo e concordou com a visão do Exército Kwantung japonês de uma economia sindicalista e plano de desenvolvimento industrial centralizado para Manchukuo. Ele também mudou a sede da Nissan para Manchukuo, onde se tornou o núcleo da Manchukurian Industrial Development Company , um novo zaibatsu de Manchukuo .
Em sua posição como presidente e presidente, Aikawa orientou todos os esforços industriais em Manchukuo, implementando dois planos quinquenais durante a década de 1930 que seguiram a visão econômica e industrial do ideólogo do exército, Naoki Hoshino . No entanto, Aikawa diferia da concepção original de Hoshino, pois ele favorecia uma abordagem mais monopolista . Ele argumentou que o estado econômico de Manchukuo ainda era muito primitivo para permitir o capitalismo de livre mercado . Aikawa também recebeu empréstimos bancários de industriais siderúrgicos americanos para apoiar a economia de Manchukuo, o que criou considerável controvérsia nos Estados Unidos com sua política de não reconhecimento .
No entanto, embora suas visões econômicas estivessem alinhadas com a política do Exército Imperial Japonês , suas visões políticas não estavam. Aikawa era um forte oponente do Pacto Tripartite e previu que as forças do Reino Unido e da França acabariam prevalecendo sobre a Alemanha nazista caso uma guerra geral estourasse. Ele apoiou o Plano Fugu , um projeto para estabelecer refugiados judeus em Manchukuo. Em 1942, por instigação do Exército de Kwantung, Aikawa renunciou ao cargo de presidente da Manchurian Industrial Development Company e voltou para o Japão.
Após a rendição do Japão , Aikawa foi preso pelas autoridades de ocupação americanas e encarcerado na Prisão de Sugamo por 20 meses como suspeito de crimes de guerra de Classe A. Ele foi libertado antes que seu caso fosse a julgamento, no entanto, durante esse tempo, a Nissan zaibatsu foi dissolvida.
Após sua libertação, Aikawa desempenhou um papel fundamental na reconstrução econômica do Japão no pós-guerra e comprou um banco comercial para organizar empréstimos a pequenas empresas. Ele serviu como presidente da Teikoku Oil Company e da Japan Petroleum Exploration Company e, em 1953, foi eleito para uma cadeira na Câmara dos Conselheiros da Dieta do Japão. Com a ajuda de Nobusuke Kishi , então primeiro-ministro, ele atingiu seu objetivo na implementação de leis e políticas de controle econômico como líder do Chuseiren , um grupo de pressão que se tornou a principal federação de pequenas e médias empresas na década de 1960.
MORTE
Aikawa morreu de inflamação aguda da vesícula biliar em 1967. Seu túmulo fica no Cemitério Tama, nos arredores de Tóquio.
Fonte: Wikipédia
Formatação: hrubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário