“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

21 de fev. de 2025

BRUNO COVAS - Arte tumular - 1902 - Cemitério do Paquetá, Santos, São Paulo, Brasil

  










ARTE TUMULAR 

Túmulo em granito negro polido a cerca de 40 cm. do solo tendo no tampo central uma cruz latina com uma escultura de Cristo.; Na cabeceira tumular destaca-se uma lapide com um placa de bronze com o seu nome e datas gravados

Local: Cemitério do Paquetá, Santos , São Paulo -Jazigo -339
Fotos: https://www.youtube.com/watch?v=hxTtkQaBYm8&t=407s
Descrição tumular: HRubiales


Bruno Covas
53.º Prefeito de São Paulo
Período6 de abril de 2018
até 16 de maio de 2021[nota 1]
Vice-prefeitoNenhum (2018-2020)
Ricardo Nunes (2021)
Antecessor(a)João Doria
Sucessor(a)Ricardo Nunes
Vice-prefeito de São Paulo
Período1 de janeiro de 2017
até 6 de abril de 2018
PrefeitoJoão Doria
Antecessor(a)Nádia Campeão
Sucessor(a)Ricardo Nunes
Deputado federal por São Paulo
Período1 de fevereiro de 2015
até 1 de janeiro de 2017
Secretário estadual de Meio Ambiente de São Paulo
GovernadorGeraldo Alckmin
Antecessor(a)Pedro Ubiratan de Azevedo
Sucessor(a)Patricia Faga Iglesias
Deputado estadual de São Paulo
Período1 de fevereiro de 2007
até 31 de janeiro de 2015 (licenciado a partir de 1 de janeiro de 2011)
Dados pessoais
Nome completoBruno Covas Lopes
Nascimento7 de abril de 1980
SantosSP
Morte16 de maio de 2021 (41 anos)
São Paulo, SP
Nacionalidadebrasileiro
ProgenitoresMãe: Renata Covas Lopes
Pai: Pedro Mauro Lopes
Alma materUniversidade de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
PartidoPSDB (1998-2021)
Religiãocatólico
Profissãoadvogado
economista
AssinaturaAssinatura de Bruno Covas
Websitecovas45.com.br
PERSONAGEM
Bruno Covas Lopes (Santos, 7 de abril de 1980 — São Paulo, 16 de maio de 2021) foi um advogado, economista e político brasileiro. Foi prefeito da cidade de São Paulo entre 6 de abril de 2018 e 16 de maio de 2021,
Morreu aos 41 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Era formado em direito pela Universidade de São Paulo e em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Entre outros cargos, foi deputado estadual, secretário estadual de Meio Ambiente de São Paulo, presidente do Juventude do PSDB e deputado federal. Em 2015, foi sub-relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras e membro da Comissão Especial da Maioridade Penal. Em outubro de 2016 foi eleito vice-prefeito da cidade de São Paulo, na chapa de João Doria, assumindo a prefeitura em 6 de abril de 2018, em razão da renúncia de Doria. Em 2020, Covas foi reeleito prefeito de São Paulo, tendo conseguido o feito inédito de vencer em todos os distritos eleitorais da cidade no primeiro turno.

Teve um filho chamado Tomás Covas Lopes, com sua ex-mulher Karen Ichiba. Tomás Covas desde pequeno participava de campanhas eleitorais de seu pai, cogitando se filiar ao PSDB. Era neto do ex-governador do estado de São Paulo, Mário Covas. 

PROBLEMAS DE SAÚDE, INTERNAÇÃO E MORTE
Bruno Covas em reunião de trabalho no dia 10 de fevereiro de 2020, durante o tratamento Bruno Covas foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 23 de outubro de 2019, para tratar uma erisipela em uma das pernas. No entanto, após a realização de alguns exames, a equipe médica constatou depois de dois dias que ele apresentava diagnóstico de trombose venosa. Foram então realizados outros procedimentos médicos, e verificou-se que havia um tumor no trato digestivo. A partir do novo diagnóstico, deveriam ser iniciadas três sessões de quimioterapia para combater o câncer, tratamento que deveria durar alguns meses.

 De acordo com o médico David Uip, chefe da equipe, o prefeito poderia continuar no exercício de seu cargo enquanto fosse possível, com a possibilidade de deixar de trabalhar, se necessário. Covas despachou normalmente do hospital, utilizando assinatura eletrônica. A Prefeitura de São Paulo emitiu um comunicado oficial afirmando que o prefeito estava muito bem fisicamente, seguindo normalmente sua rotina de trabalho, despachando e assinando decretos, e em contato permanente com seus secretários, utilizando meios eletrônicos. 

SEPULTAMENTO
O funeral de Bruno Covas ocorreu no mesmo dia que o de sua morte, no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, em uma cerimônia restrita para os familiares. Um cortejo levou o corpo do prefeito da sede da prefeitura até a Avenida Paulista, onde foi recebido por apoiadores. O sepultamento ocorreu no cemitério do Paquetá, em Santos, o mesmo em que seu avô Mário Covas está enterrado.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: