“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

23 de fev. de 2025

LILIAN KNAPP (Leno & Lilian) - Arte tumular - 1906 - Desconhecido (até o momento)







Lílian Knapp
Informações gerais
Nome completoSílvia Lílian Barrie Knapp
Nascimento30 de março de 1948
Rio de JaneiroDFBrasil
Morte22 de fevereiro de 2025 (76 anos)
Gênero(s)Rock and rollmúsica românticapop
Instrumento(s)Vocais
Período em atividade19651967
19722025
Gravadora(s)CBSContinentalRCARGE
Afiliação(ões)LenoLeno e LílianRenato e Seus Blue Caps
Página oficialinstagram.com/lilianknappoficial

PERSONAGEM
Sílvia Lílian Barrie Knapp, mais conhecida como Lílian Knapp ou simplesmente Lílian (Rio de Janeiro, 30 de março de 1948 – 22 de fevereiro de 2025), foi uma cantora e compositora brasileira. Fez parte da dupla Leno & Lílian, que alcançou sucesso nos anos 60.
Morreu aos 76 anos.

SINOPSE 
Os principais sucessos são "Pobre Menina" e "Devolva-me", com a dupla, e "Sou Rebelde", na carreira solo. Teve mais de 370 músicas gravadas por diversos artistas. 

VIDA PESSOAL
Foi casada por mais de 30 anos com o baterista e produtor musical Cadu Nolla. 

CARREIRA ARTÍSTICA
Conheceu Leno aos 6 anos de idade e começaram a cantar juntos aos 15, quando eram vizinhos em Copacabana, Rio de Janeiro. 




Formaram em 1965 a dupla Leno & Lílian, fazendo muito sucesso até o fim da dupla em 1967. Compôs o hit "Devolva-me" quando tinha 15 anos. 

Em 1966, foi a primeira mulher a compor um rock original em português, chamada “O Pica Pau”, gravada originalmente por Erasmo Carlos.

Ficou alheia ao mundo artístico até voltar com Leno em 1972, encerrando a parceria novamente em 1974 quando saiu em carreira solo. 

No final dos anos 70, retomou a carreira de intérprete e lançou a música “Sou rebelde”, uma regravação em português do hit "Soy Rebelde" da cantora anglo-espanhola Jeanette. A versão foi escrita por Paulo Coelho a pedido de Roberto Livi, que apostou no sucesso do cover e fez com que Lilian apresentasse a canção usando minissaia e fazendo cara de "menina ingênua", de modo a cativar o público.[4] O disco alcançou a marca de mais de três milhões de copias vendidas.

Nesta época, Lílian posa nua para uma edição especial da revista Homem, da Idéia Editorial. 

O álbum mais recente lançado por Lílian é Lílian Knapp, de 2001. 

Em 2008, lançou seu projeto de rock underground “Kynna”, com o o guitarrista Luis Carlini e o baterista Cadu Nolla - seu marido, gravando composições de artistas novos como Júpiter Maçã, Graforréia Xilarmônica, Bidê ou Balde e Autoramas. Lançaram, de forma independente, o álbum "Underground".

MORTE
Lillian Knapp, cantora que ficou conhecida por ter feito parte da dupla Leno e Lílian, da Jovem Guarda, morreu neste sábado, 22, aos 76 anos de idade. A cantora passou as últimas semanas internada para tratar um "tumor agressivo" na pélvis, segundo informou a família.

Fonte: Wikipédia

Formatação: hrubiales









Nenhum comentário: