“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

21 de dez. de 2024

REGINA DOURADO - Arte tumular - 1861 - Cremada

 



CREMAÇÃO

          O corpo da atriz Regina Dourado foi cremado, no cemitério Jardim da Saudade,                             em Salvador, em cerimônia privada para os familiares


Regina Dourado

A atriz em agosto de 2011.
Nome completoRegina Maria Dourado
Nascimento22 de agosto de 1952
Irecê[1][2][3] ou Salvador,[4] Bahia
Morte27 de outubro de 2012 (60 anos)
Salvador, BA
Nacionalidadebrasileira
Filho(a)(s)1
Ocupaçãoatriz
dançarina
diretora teatral
Período de atividade1968–2012
Websitereginadourado.com.br
PERSONAGEM
Regina Maria Dourado (Irecê ou Salvador, 22 de agosto de 1952 – Salvador, 27 de outubro de 2012) foi uma atriz, dançarina e diretora teatral brasileira.
Morreu aos 60 anos.

SINOPSE
Ao longo de quatro décadas de carreira, imortalizou diversas personagens, entre elas nordestinas e mulheres de personalidade forte, tendo trabalhado nas principais emissoras do país: Rede Globo, Record TV, Band e SBT. 

Tornou-se conhecida nacionalmente ao interpretar a contestadora Joana Bezerra na minissérie Lampião e Maria Bonita (1982). A partir daí, passou a ter mais destaque em telenovelas da TV Globo, destacando-se como Lalá Sereno em Pão Pão, Beijo Beijo (1983), Neide em O Sorriso do Lagarto (1992), Morena em Renascer (1993), Serena em Tropicaliente (1994), Lucineide em Explode Coração (1995), Alzira em Anjo Mau (1997) e Mariusa em Esperança (2002). Seus últimos trabalhos foram na Record. 

CARREIRA
Participou de novelas como Pai Herói, Pão Pão, Beijo Beijo, Roque Santeiro, O Rei do Gado, Tropicaliente, Renascer, Anjo Mau, América e integrou o elenco das minisséries Lampião e Maria Bonita, O Pagador de Promessas e O Sorriso do Lagarto.

A consagração veio em Explode Coração, novela de Glória Perez, na qual ficou popularmente conhecida ao interpretar a personagem Lucineide, ao lado do ator Rogério Cardoso, com seu bordão "Stop Salgadinho". Seu último trabalho foi na Rede Record, na novela Caminhos do Coração. Notabilizou-se no papel de mulheres sensuais e popularescas, como a própria Lucineide. Participou da Novela Bicho do Mato da Rede Record interpretando a personagem Wanda, mãe de Betinha.

MORTE
Regina foi diagnosticada com câncer na mama direita em 2003. Cerca de sete anos depois, o seio esquerdo foi comprometido pela doença. A atriz foi então internada no dia 20 de outubro de 2012, devido a complicações decorrentes do câncer, no Hospital Português em Salvador. De acordo com seu irmão, Oscar Dourado, Regina estava na fase terminal da doença e era mantida sedada em um quarto da instituição. A metástase atingiu a medula óssea. Seu estado tornou-se delicadíssimo e irreversível», disse Oscar em entrevista. A atriz morreu poucos dias depois, na manhã de 27 de outubro de 2012, em Salvador.

Fonte: wikipedia
Formatação: HRubiales

Nenhum comentário: