Regina Maria Dourado (Irecê ou Salvador, 22 de agosto de 1952 – Salvador, 27 de outubro de 2012) foi uma atriz, dançarina e diretora teatral brasileira.
Morreu aos 60 anos.
SINOPSE
Ao longo de quatro décadas de carreira, imortalizou diversas personagens, entre elas nordestinas e mulheres de personalidade forte, tendo trabalhado nas principais emissoras do país: Rede Globo, Record TV, Band e SBT.
Tornou-se conhecida nacionalmente ao interpretar a contestadora Joana Bezerra na minissérie Lampião e Maria Bonita (1982). A partir daí, passou a ter mais destaque em telenovelas da TV Globo, destacando-se como Lalá Sereno em Pão Pão, Beijo Beijo (1983), Neide em O Sorriso do Lagarto (1992), Morena em Renascer (1993), Serena em Tropicaliente (1994), Lucineide em Explode Coração (1995), Alzira em Anjo Mau (1997) e Mariusa em Esperança (2002). Seus últimos trabalhos foram na Record.
CARREIRA
Participou de novelas como Pai Herói, Pão Pão, Beijo Beijo, Roque Santeiro, O Rei do Gado, Tropicaliente, Renascer, Anjo Mau, América e integrou o elenco das minisséries Lampião e Maria Bonita, O Pagador de Promessas e O Sorriso do Lagarto.
A consagração veio em Explode Coração, novela de Glória Perez, na qual ficou popularmente conhecida ao interpretar a personagem Lucineide, ao lado do ator Rogério Cardoso, com seu bordão "Stop Salgadinho". Seu último trabalho foi na Rede Record, na novela Caminhos do Coração. Notabilizou-se no papel de mulheres sensuais e popularescas, como a própria Lucineide. Participou da Novela Bicho do Mato da Rede Record interpretando a personagem Wanda, mãe de Betinha.
MORTE
Regina foi diagnosticada com câncer na mama direita em 2003. Cerca de sete anos depois, o seio esquerdo foi comprometido pela doença. A atriz foi então internada no dia 20 de outubro de 2012, devido a complicações decorrentes do câncer, no Hospital Português em Salvador. De acordo com seu irmão, Oscar Dourado, Regina estava na fase terminal da doença e era mantida sedada em um quarto da instituição. A metástase atingiu a medula óssea. Seu estado tornou-se delicadíssimo e irreversível», disse Oscar em entrevista. A atriz morreu poucos dias depois, na manhã de 27 de outubro de 2012, em Salvador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário