“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

21 de dez. de 2024

MARCOS PAULO - Arte tumular - 1860 - Cremado








CREMAÇÃO 
O corpo do ator e diretor Marcos Paulo foi velado na capela 1 do Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio. Foi cremado no Crematório do Caju e as cinzas entregue aos familiares 

Marcos Paulo

Marcos Paulo na premiere do filme Apolônio Brasil, o Campeão da Alegria em Brasília, 2003.
Nome completoMarcos Paulo Simões
Nascimento1 de março de 1951
São PauloSP
Morte11 de novembro de 2012 (61 anos)
Rio de JaneiroRJ
Nacionalidadebrasileiro
Cônjuge
Ocupaçãoator e diretor

PERSONAGEM 
Marcos Paulo Simões (São Paulo, 1 de março de 1951 — Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2012) foi um ator e diretor de televisão e cinema brasileiro. 
Morreu aos 61 anos de idade. 

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA 
 Começou sua carreira com apenas cinco anos de idade, na TV Tupi, incentivado por seu pai adotivo, o autor de telenovelas Vicente Sesso. . Marcos Paulo foi casado quatro vezes e era pai de três filhas. Sua primeira mulher foi a jornalista Márcia Mendes (1976-1977). Depois, ele se casou com a também jornalista Belisa Ribeiro (1978-1981). Também foi casado com a atriz Renata Sorrah (1982-1984), mãe de sua filha Mariana. Sua terceira mulher foi a também atriz Flávia Alessandra (1997 - 2002), com quem teve a filha Giulia. Mais recentemente, Marcos Paulo estava casado com Antônia Fontenelle. Ele tem também uma filha, Vanessa, fruto do seu relacionamento com a modelo italiana Tina Serina (1970 - 1971). 

MORTE 
Foi-lhe diagnosticado um câncer de esôfago em maio de 2011. Morreu em sua casa no Rio de Janeiro no dia 11 de novembro de 2012, de embolia pulmonar. 
Fonte: pt.wikipedia.org 
Formatação: HRubiales

Nenhum comentário: