“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

24 de ago. de 2023

LUTHER VANDROSS - Arte tumular - 1798 - George Washington Memorial Park Paramus, Bergen County, New Jersey, EUA







ARTE TUMULAR
Tampo em mármore com o seu nome e datas gravados,  encerra a sua gaveta tumular



Local:  George Washington Memorial Park Paramus, Bergen County, New Jersey, EUA 
Jazigo: All Faiths on the Hill Mausoleum, SW Quad, Building 3, Sec B, Row A, Tier 4
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

 


Luther Vandross
Vandross eDiana Ross em 2000
Informação geral
Nome completoLuther Ronzoni Vandross, Jr.
Nascimento20 de abril de 1951
Local de nascimentoNova Iorque
Morte1 de julho de 2005 (54 anos)
Local de morteEdisonNova Jersey
Nacionalidadenorte-americano
Gênero(s)
Ocupação(ões)
Instrumento(s)
Extensão vocalTenor
Período em atividade1976–2005
Gravadora(s)
Página oficialluthervandross.com

PERSONAGEM
Luther Ronzoni Vandross, Jr. (Nova Iorque, 20 de abril de 1951 — Edison, 1 de julho de 2005) foi um popular cantor e compositor norte-americano de R&B e soul. 
Morreu aos 54 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Durante sua carreira, Vandross vendeu mais de 25 milhões de cópias de seus álbuns e ganhou oito prêmios Grammys, incluindo Melhor Cantor de R&B 4 vezes. Ele ganhou 4 prêmios Grammys em 2004, incluindo o Grammy de Melhor Canção do Ano pela música "Dance With My Father", co-escrita com Richard Marx. 

Possuindo um alcance vocal tenor, Vandross era comumente referido como "A Voz de Veludo" em referência ao seu excepcional talento vocal, e às vezes era chamado de "A Melhor Voz de uma Geração". Ele também foi considerado o "Pavarotti do Pop" por muitos críticos.

Em 2008, Vandross ficou em 54º lugar na lista dos 100 maiores cantores de todos os tempos da revista Rolling Stone. Mariah Carey declarou várias vezes em entrevistas que estar ao lado dele enquanto gravava seu dueto "Endless Love" era intimidante. Por voto popular, 9Vandross foi introduzido no Hall da Fama do SoulMusic no SoulMusic.com em dezembro de 2012. 

Os maiores sucessos da sua carreira foram canções como "Never Too Much", "Stop to Love", "Give Me the Reason", "Here and Now", "Any Love", "Power of Love/Love Power", "I Can Make It Better", "For You to Love", "Dance with Father" e covers como "A House Is Not a Home", Bridge Over Trouble Water um dueto com Jennifer Holliday e Paul Simon, Endless Love um dueto com Mariah Carey e The Closer I Get to You um dueto com Beyoncé. 

MORTE
O cantor de soul americano morreu aos 54 anos de idade. Vandross havia sofrido um grave derrame dois anos antes, do qual nunca chegou a ficar totalmente recuperado. Mas mesmo numa cadeira de rodas, ele continuava a gravar discos e no ano de 2004 ele recebeu quatro Grammys pelo álbum "Dance With My Father?" lançado logo depois do derrame. 

Robert Cavanaugh, porta-voz do Centro Médico JFK, hospital onde ele faleceu, disse que Vandross "morreu em paz, sob o olhar atento dos amigos, da família e da sua equipe médica". Cavanaugh não divulgou a causa da morte, lembrando apenas que, após o derrame, a saúde do cantor nunca mais voltou a ser mesma de antes, e que ele sempre se mostrava "profundamente comovido" pelas manifestações de carinho recebidas por parte dos seus fãs.

Vandross sempre teve problemas com diabetes, hipertensão e flutuação de peso. O cantor morreu sem deixar nenhum descendente. Ele jamais se casou, nem teve filhos. O grande cantor, Stevie Wonder, prestou homenagem a Luther Vandross, no seu funeral.

Fonte: Wikipedia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: