“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

7 de jun. de 2023

TONICO (João Salvador Perez) - Arte Tumular -1787 - Cemitério Congonhas, Jardim Marajoara, São Paulo, Brasil

 


ARTE TUMULAR
No local em que está sepultado, está sem a placa de identificação.
Local: Cemitério Congonhas, Jardim Marajoara, São Paulo, Brasil
            Quadra; 56 - Jazigo: 253
            Está sem a placa de localização
Descrição tumular: Helio Rubiales

 

MAPA DO CEMITÉRIO




Tonico
Informação geral
Nome completoJoão Salvador Perez
Nascimento2 de março de 1917
Local de nascimentoSão Manuel
Brasil
Morte13 de agosto de 1994 (77 anos)
Local de morteSão Paulo
Gênero(s)Caipira, Sertanejo de Raíz
Ocupação(ões)Cantor
Instrumento(s)Vocais Viola Caipira
Período em atividade1930 – 1994
PERSONAGEM
João Salvador Perez, mais conhecido como Tonico (São Manuel, 2 de março de 1917 - São Paulo, 13 de agosto de 1994), foi um cantor sertanejo que fez dupla com o seu irmão Tinoco
Morreu aos 77 anos 

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA 
Tonico e Tinoco foi uma dupla caipira brasileira, considerada a mais importante da história da música brasileira e a de maior referência, ambos entraram na lista dos "maiores músicos recordistas de vendas da história mundial". Em 60 anos de carreira, Tonico e Tinoco realizaram quase 1000 gravações, divididas em 83 discos. As gravadoras a que eles pertenceram já lançaram no mercado um total de 60 discos. 
Tonico e Tinoco venderam mais de 150 milhões de discos, realizando cerca de 40.000 apresentações em toda a carreira. O gosto pela música veio dos avós maternos Olegário e Isabel, que alegravam a colônia com suas canções, ao som de um antigo acordeão. 

A primeira canção que aprenderam foi “Tristeza do Jeca” em 1925. Em 15 de agosto de 1935 fizeram a primeira apresentação profissional. Cantaram na Festa de Aparecida de São Manuel, onde milhares de pessoas de todo o Brasil visitam o segundo Santuário dedicado à Padroeira do Brasil. Junto com o primo Miguel, formavam o "Trio da Roça". 

HISTÓRIAS 
A primeira apresentação profissional da dupla aconteceu na Festa de Aparecida de São Manuel em frente ao Santuário N.Sra. Aparecida no dia 15 de agosto de 1935. -Participaram da primeira transmissão da Televisão brasileira, no ano de 1950. -São a mais importante dupla sertaneja da história da música. -Criaram uma Companhia Circense, com a qual percorreram todo o País. Em cada Circo realizavam três sessões por noite. São autores de muitas peças teatrais circenses. -Apresentaram o Programa Na Beira da Tuia nas seguintes emissoras: Bandeirantes (1983), SBT (1988) e Cultura (Viola, Minha Viola). 


FINAL DA DUPLA 
A dupla acabou em 1994 com a morte de Tonico no dia 13 de agosto. Juntos, os dois realizaram cerca de 40 mil apresentações em toda a carreira. "Tristeza de Jeca", "O menino da porteira", "Chico mineiro" e "Moreninha linda" estão entre os maiores sucessos de Tonico e Tinoco. Em 2010, Tinoco foi homenageado por Roberto Carlos durante a gravação do especial "Emoções sertanejas". 

Tem uma praça com o seu nome no bairro da Mooca, em São Paulo

MORTE 
Tonico morreu aos 77 anos, após uma queda da escada do prédio onde morava na Mooca. Tem uma praça com o seu nome no bairro da Mooca, em São Paulo
 Fonte: pt.wikipedia.org 
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: