“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



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11 de mar. de 2023

SANTO TOMÁS DE AQUINO - Arte tumular - 1774 - Igreja dos Jacobinos em Toulouse, France






Igreja


RECONHECIMENTO DAS RELÍQUIAS
Sagradas Relíquias -  As relíquias de Santo Tomás de Aquino 

Túmulo de Santo Tomás Processo verbal da sessão ocorrida na Basílica de Saint Sernin em Toulouse para o reconhecimento das relíquias de Santo Tomás de Aquino, Confessor e Doutor da Igreja, conservadas na dita Basílica, por ocasião de sua transferência para a Igreja novamente restaurada de Santo Tomás de Aquino, chamada dos Jacobinos, em Toulouse. In Dei Nomine . Amen. Aos vinte e um de outubro de mil novecentos e setenta e quatro, às vinte horas, na Capela dedicada a Santo Tomás de Aquino na Basílica de Saint Sernin de Toulouse onde se conservavam até o momento as relíquias de Santo Tomás de Aquino; 
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 O cofre é de madeira de ébano munido de duas fechaduras. Sobre a tampa estão fixadas as armas da família dos Condes de Aquino. Sobre a articulação da tampa estavam fixados quatro selos de cera vermelha que o Promotor da Fé constatou estarem em perfeito estado. Eles estavam dispostos um em cima, dois sobre o lado direito e um sobre o lado esquerdo. Estavam com as armas de S. Exa. Gabriel Marie Garrone, antigo arcebispo de Toulouse. O Senhor Presidente da comissão ordenou que se quebrassem os selos e se abrisse o cofre. 

Do interior do cofre foram extraídos os ossos do Santo que foram cuidadosamente dispostos sobre o altar da capela. No interior do cofre se encontrava igualmente uma ata relatando o último reconhecimento destas relíquias por S. Exa. Monsenhor Garrone, em 18 de setembro de 1963, e a coleta de uma das quatro costelas que foi dada à Catedral de Aquino: ‑ O Cofre continha ainda a ata do reconhecimento promovido por S. Exa., o Cardeal Desprez, em 24 de julho de 1878. 

Os Doutores Salvador e Petel procederam então ao inventário dos ossos, do qual transcrevemos, sob o seu ditado, a enumeração seguinte: Omoplata (escápula) esquerda, Úmero e cúbito (ulna) esquerdos, Três costelas, Sete vértebras (a saber, a atlas, três cervicais, das quais a sétima, duas dorsais, uma lombar), Osso ilíaco esquerdo, Sacro, Fêmur esquerdo e fêmur direito, Uma tíbia e um perônio (fíbula) esquerdos. O que constitui dezenove ossos. Sublinhamos a cor escura dos ossos, o que permite supor que foram submetidos em alguma época a algum produto corante ou destinado a facilitar a sua conservação. A tíbia do platô à apófise (maléolo) mede 38,5 cm., O Fêmur, da cabeça femoral ao côndilo: 46,5 cm., O cúbito: 27 cm., O úmero: 33 cm., Os dois articulados: 57,5 cm. 

Esses ossos foram depositados de novo no mesmo cofre de madeira bem como um pergaminho contendo a ata de reconhecimento destas relíquias. O cofre foi em seguida novamente fechado à chave e selado pelo Presidente da Comissão com quatro selos de cera vermelha com as armas da Diocese de Toulouse, selo redondo levando ao centro a Cruz de Languedoc circundada pela inscrição: Arcebispado de Toulouse. Este selos de cera foram colocados na articulação da tampa na posição seguinte: um em cima, dois à direita e um à esquerda. 

Cumpridas estas formalidades, procedeu-se ao reconhecimento da relíquia da cabeça de Santo Tomás de Aquino, conservada em outro relicário. O crânio do Santo Doutor estava envolvido por um estofado de tecido prateado bordado de ouro. Duas tiras prateadas cruzadas fixavam a relíquia sobre o pedestal do relicário por quatro selos de cera vermelha, um outro selo se encontrava no topo do crânio no cruzamento das tiras. O Promotor da Fé procedeu ao reconhecimento dos selos que foram reconhecidos em bom estado e das armas de S. Eminência, o Cardeal Desprez, antigo arcebispo de Toulouse. O Monsenhor Presidente da Comissão ordenou que se partissem os selos e se descobrisse a relíquia. ~[

O crânio do Santo foi examinado pelos médicos presentes que fizeram a seguinte descrição: O perímetro craniano é de 0,515 m, as duas apófises (processos) mastoides foram polidas. A base craniana está intacta. As arcadas superciliares normais. A meia maxila direita não traz a cavidade dentária, dentes perdidos provavelmente em vida do Santo. Os alvéolos do lado esquerdo estão intactos. Altura da face (fronte?) de 8 cm. Da hipófise molar direita à esquerda, 29 cm. Do seio sagital da base do nariz à occipital, 26 cm. Nenhuma lesão no nível dos ossos do crânio. A preciosa relíquia foi então coberta por uma tela adamascada, envolvida por um tira amarela, selada e depositada em um cofre cúbico de madeira de castanheira, assim como um pergaminho que contém a ata de reconhecimento desta relíquia. O cofre munido de uma fechadura foi fechado novamente à chave e selado com as armas do Arcebispado de Toulouse, com três selos dispostos na articulação da tampa, um em cima, um à direita e um à esquerda. O Cofre foi envolvido por um uma tira amarela e igualmente selado com as mesmas armas na parte superior da tampa. 

ARTE TUMULAR

Altar no interior da igreja em mármore, em formato retangular, abrigando no interior as relíquias do Santo. Um gradil de bronze protege o túmulo.

Local: Igreja dos Jacobinos em Toulouse, France
Fotos: Internet
Descrição Sagradas Relíquias: https://www.facebook.com/256748914526130/posts/435449856656034/?locale=pt_BR 
Descrição tumular: Helio Rubiales
Tomás de Aquino
Tomás de Aquino segundo Gentile da Fabriano
NascimentoRoccaseccaLácioReino da Sicília 
1225
MorteAbadia de FossanovaLácioReino da Sicília 
7 de março de 1274 (49 anos)
Veneração porIgreja Católica
Comunhão Anglicana
Igreja Luterana
Canonização18 de julho de 1323
AvinhãoEstados Papais
por Papa João XXII
Principal temploIgreja dos Jacobinos, ToulouseFrança
Festa litúrgica28 de janeiro
AtribuiçõesSuma Teológica; Modelo de Uma Igreja; Sol no Peito de um Frade Dominicano
PadroeiroAcadêmicos; contra tempestades; contra raios; apologistas; livreiros; academias, escolas e universidades católicas; castidade; ensino; filósofos; editores; acadêmicos; estudantes; teológos; diversas cidades, como por exemplo: Faro[1]
Gloriole.svg Portal dos Santos


PERSONAGEM
Tomás de Aquino, em italiano Tommaso d'Aquino (Roccasecca, 1225 – Fossanova, 7 de março de 1274), foi um frade católico italiano da Ordem dos Pregadores (dominicano) cujas obras tiveram enorme influência na teologia e na filosofia, principalmente na tradição conhecida como Escolástica, e que, por isso, é conhecido como "Doctor Angelicus", "Doctor Communis" e "Doctor Universalis".
Morreu aos 49 anos.

SINOPSE
 "Aquino" é uma referência ao condado de Aquino, uma região que foi propriedade de sua família até 1137. Ele foi o mais importante proponente clássico da teologia natural e o pai do tomismo. Sua influência no pensamento ocidental é considerável e muito da filosofia moderna foi concebida como desenvolvimento ou oposição de suas ideias, particularmente na ética, lei natural, metafísica e teoria política. Ao contrário de muitas correntes da Igreja na época, Tomás abraçou as ideias de Aristóteles - a quem ele se referia como "o Filósofo" - e sintetizou a filosofia aristotélica com os princípios do cristianismo. As obras mais conhecidas de Tomás são a "Suma Teológica" (em latim: Summa Theologiae) e a "Suma contra os Gentios" (Summa contra Gentiles). Seus comentários sobre as Escrituras e sobre Aristóteles também são parte importante de seu corpus literário. Além disso, Tomás se distingue por seus hinos eucarísticos, que ainda hoje fazem parte da liturgia da Igreja.

Tomás é venerado como Santo pela Igreja Católica e é tido como o professor modelo para os que estudam para o sacerdócio por ter atingido a expressão máxima tanto da razão natural quanto da teologia especulativa. O estudo de suas obras há muito tempo tem sido o cerne do programa de estudos obrigatórios para os que buscam as ordens sagradas (como padres e diáconos) e também para os que se dedicam à formação religiosa em disciplinas como filosofia católica, teologia, história, liturgia e direito canônico. Tomás foi também proclamado Doutor da Igreja por Pio V em 1568. Sobre ele, declarou Bento XV.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Aquino, no Lácio, a cidade-natal de Tomás de Aquino. Tomás nasceu em Roccasecca, no condado de Aquino do Reino da Sicília (atualmente na região do Lácio, na Itália) por volta de 1225. De acordo com alguns autores, nasceu no castelo de seu pai, Landulfo de Aquino, que não pertencia ao ramo mais poderoso de sua família e era apenas um miles ("cavaleiro"). Já a mãe de Tomás, Teodora, era do ramo Rossi da família napolitana dos Caracciolo. Enquanto o resto da família dedicou-se à carreira militar, seus pais pretendiam que Tomás seguisse o exemplo do irmão de Landulfo, Sinibaldo, que era abade do mosteiro beneditino de Monte Cassino, uma carreira perfeitamente normal para o filho mais jovem de uma família nobre do sul da Itália da época. 

Aos cinco anos de idade, começou a estudar em Monte Cassino, mas, depois que o conflito militar entre o imperador Frederico II e o papa Gregório IX chegou à abadia no início de 1239, Landulfo e Teodora matricularam o pequeno Tomás no studium generale (a universidade em Nápoles), recém-criada por Frederico em Nápoles. Foi provavelmente lá que Tomás foi introduzido aos estudos de Aristóteles, Averróis e Maimônides, importantes influências para sua filosofia teológica. Seu professor de aritmética, geometria, astronomia e música era Pedro da Ibérnia. Foi também durante seus estudos em Nápoles que acabou sob a influência de João de São Juliano, um pregador dominicano que era parte do grande esforço empreendido pela Ordem dos Pregadores para recrutar seguidores. 

Finalmente, aos dezenove, Tomás resolveu se juntar à ordem, o que não agradou sua família. Numa tentativa de impedir que Teodora influenciasse a escolha de Tomás, os dominicanos arranjaram para que ele se mudasse para Roma e, de lá, para Paris. Porém, durante a viagem para Roma, seguindo as instruções de Teodora, seus irmãos o capturaram quando ele bebia num riacho e o levaram de volta para seus pais no castelo de Monte San Giovanni Campano.

Ficou preso por cerca de um ano nos castelos da família em Monte San Giovanni e Roccasecca, numa tentativa de fazê-lo mudar de ideia. Preocupações políticas impediram que o papa interviesse em defesa de Tomás, aumentando significativamente o tempo que ficou preso. Durante este período de provações, Tomás ensinou suas irmãs e escreveu para seus irmãos dominicanos, Desesperados com a teimosia de Tomás, dois de seus irmãos chegaram a ponto de contratarem uma prostituta para seduzi-lo. De acordo com a lenda, Tomás a expulsou com um ferro em brasa e, durante a noite, dois anjos apareceram para ele enquanto ele dormia para fortalecer sua determinação de permanecer celibatário.

Magnum opusSuma Teológica
Escola/tradiçãoTomismo (fundador)
Escolástica
Aristotelismo
Realismo filosófico
Realismo ingénuo
Principais interessesTeologia
Epistemologia
Metafísica
Filosofia Cristã
Cristianismo
Pedagogia
Ordem
Aristotelismo
Ideias notáveisCinco provas da existência de DeusAnalogia entisActus essendi

Em 1244, percebendo que todas suas tentativas de dissuadir Tomás fracassaram, Teodora tentou salvar a dignidade da família e arranjou para ele escapasse durante uma noite pela janela. Ela acreditava que uma fuga secreta da prisão era menos prejudicial que uma rendição aberta aos dominicanos. Tomás seguiu primeiro para Nápoles e, depois, para Roma, onde se encontrou com João de Wildeshausen, o mestre-geral da Ordem dos Pregadores. 

ÚLTIMOS ANOS
Em 1272, Tomás pediu licença da Universidade de Paris quando os dominicanos de sua província natal o convocaram para fundar um studium general onde quisesse, com liberdade para empregar nele quem desejasse. Aquino escolheu Nápoles e se mudou para lá para assumir o posto de regente mestre. Ele aproveitou esta temporada ali para trabalhar na terceira parte da "Suma" enquanto dava aulas sobre vários tópicos religiosos. Em 6 de dezembro de 1273, Tomás se demorou um pouco mais na Capela de São Nicolau do convento dominicano de Nápoles e foi visto pelo sacristão Domenic de Caserta levitando aos prantos em oração diante de um ícone de Cristo crucificado. Segundo o relato, Cristo perguntou: "Escrevestes bem sobre mim, Tomás. Que recompensa esperas pelo teu trabalho?" A resposta foi: "Nada além de ti, Senhor" . Depois desta conversa, algo mudou, mas Aquino jamais falou ou escreveu sobre o tema. Depois de ver o que viu, ele abandonou sua rotina e parou de ditar para seu secretário, Reginaldo de Piperno. Quando este implorou-lhe que voltasse ao trabalho, Tomás lhe disse: "Reginaldo, não posso, pois tudo o que escrevi não passa de uma palha para mim" ("mihi videtur ut palea"). Seja o que for que tenha despertado a mudança no comportamento de Tomás de Aquino, os católicos acreditam que foi alguma espécie de experiência sobrenatural de Deus.[

MORTE 
São Tomás de Aquino morreu em 7 de março de 1274 enquanto ditava seus comentários sobre o Cântico dos Cânticos.

Fonte: Wikipédia
Formatação: Helio Rubiales

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