“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

28 de fev. de 2023

PAUL HENREID - Arte tumular - 1768 - Woodlawn Cemetery Santa Monica, Los Angeles County, California, EUA




ARTE TUMULAR
Placa (lápide) de mármore azul contornada com mármore branco, com o seu nome e datas gravados no gramado do cemitério


Local: Woodlawn Cemetery Santa Monica, Los Angeles County, California, EUA 
Jazigo:  Section 3-M
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
Paul Henreid
O ator, na década de 1940.
Nome completoPaul Georg Julius Freiherr von Hernried Ritter von Wasel-Waldingau
Nascimento10 de janeiro de 1908
TriesteÁustria-Hungria
Nacionalidadenorte-americano
Morte29 de março de 1992 (84 anos)
Santa Mônica
Ocupaçãoatorcineasta
Atividade1933-1977
CônjugeElizabeth "Lisl" Gluck
(1936-1992, morte dele)

PERSONAGEM
Paul Georg Julius Freiherr von Hernried Ritter von Wasel-Waldingau[ (Trieste, 10 de janeiro de 1908 — Santa Mônica, 29 de março de 1992),[1] mais conhecido como Paul Henreid, foi um ator e cineasta estadunidense nascido em Trieste, no antigo Império Austro-Húngaro. É conhecido principalmente por seu papel de Jeremiah Durrance, em Now, Voyager (1942), e por Victor Laszlo, de Casablanca, onde integrou o triângulo amoroso composto por Ingrid Bergman e Humphrey Bogart. 

SINIOPSE BIBLIOGRÁFICA
Nascido na cidade italiana de Trieste, então parte do Império Austro-Húngaro, Paul era filho de Maria-Luise (Lendecke) e Baron Carl Alphons, um banqueiro vienense. Estudou teatro em Viena e estreou no palco sob a direção de Max Reinhardt. Começou a carreira cinematográfica atuando em produções alemãs na década de 1930. 

Emigrou da Áustria para a Grã-Bretanha em 1935, um ano após a Guerra Civil Austríaca, que redundou na instauração do austrofascismo. Com o início da Segunda Guerra Mundial, Paul correu risco de ser deportado ou preso como inimigo, não fosse a intervenção de Conrad Veidt, graças à qual Paul foi autorizado a ficar na Inglaterra, em liberdade.

Fez um pequeno papel em Goodbye, Mr. Chips e um papel secundário como um major da Alemanha nazista em Night Train to Munich (1940), que o levou a tentar uma carreira em Hollywood. Contratado pela RKO Pictures, em 1942, estrelou Joan of Paris, já creditado com o nome que se tornaria famoso. 

CARREIRA
Em 1942, Paul Henreid fez seus dois papéis mais importantes. Em Now, Voyager, ele e Bette Davis criaram uma das cenas mais imitadas da tela, em que ele acende dois cigarros e entrega um a ela. O papel seguinte seria como Victor Laszlo, líder heroico antinazista, em Casablanca, de Michael Curtiz, com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Em 1946, Henreid se tornou cidadão dos Estados Unidos.

Paul participou de vários filmes ao longo da década de 1940, e no início de 1950 começou a dirigir para cinema e televisão. Seus trabalhos no cinema incluem Between Two Worlds (1944), The Spanish Main (1945), Of Human Bondage (1946), Song of Love (1947), Thief of Damascus (1952), Siren of Bagdad (1953) e The Four Horsemen of the Apocalypse (1962). 

Na televisão, dirigiu Alfred Hitchcock Presents, Maverick, Bonanza e The Big Valley. Em 1964, Paul dirigiu Dead Ringer, com Bette Davis e, numa pequena participação, sua filha Monika. 

Paul Henreid casou-se com Elizabeth "Lisl" Gluck (1908–1993) em 1936, e tiveram duas filhas. 

Paul Henreid tem duas estrelas na Calçada da Fama de Hollywood, por sua obra no cinema e na TV.

MORTE
Morreu de pneumonia em Santa Mônica e foi enterrado no Woodlawn Memorial Cemetery, naquela cidade. 

Fonte: Wikipedia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: