“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

13 de fev. de 2023

NILDO PARENTE - Arte tumular - 1754 - Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, Brasil




Nildo Parente
O ator em 2007, em cena da
telenovela Paraíso Tropical.
Nascimento1936
FortalezaCE
Nacionalidadebrasileiro
Morte31 de janeiro de 2011 (75 anos)
Rio de JaneiroRJ
OcupaçãoAtor
Atividade1962–2010
PERSONAGEM 
Nildo Parente (Fortaleza, 1936 - Rio de Janeiro, 1 de fevereiro de 2011) foi um ator brasileiro. 
Morreu aos 76 anos de idade. 

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
O ator participou de diversas novelas importantes na Rede Globo como Pai Herói, Água Viva, Guerra dos Sexos, Vereda Tropical, O Dono do Mundo, Celebridade, Senhora do Destino e Paraíso Tropical. Na Rede Manchete fez as novelas Corpo Santo, Kananga do Japão e Tocaia Grande. Também participou de muitas minisséries como Padre Cícero, A, E, I, O... Urca, Agosto e Amazônia, de Galvez a Chico Mendes. Seu último trabalho foi no seriado A Lei e o Crime, da Rede Record. 

No cinema participou de mais de 40 filmes como Chico Xavier, Leila Diniz, O beijo da mulher-aranha, Memórias do cárcere, Luz del Fuego, Rio Babilônia, Se segura, malandro!,Cabaret mineiro Os condenados, Um homem célebre e O homem que comprou o mundo entre outros. 

Em 2008 também participou, ao lado do cantor Ney Matogrosso, do curta-metragem Depois de Tudo, do diretor Rafael Saar, que conta uma noite da afetiva relação entre dois homens de terceira idade. 

MORTE 
Nildo Parente morreu em 1° de fevereiro de 2011, um mês após sofrer um AVC.
Fonte: pt.wikipedia.org 
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário: