“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

21 de dez. de 2022

FRIEDRICH SERTURNER - Arte tumular - 1734 - Capela de São Bartolomeu, Einbeck., Alemanha

 



ARTE TUMULAR
No interior da Capela, franqueando uma parede ergue-se uma pedra em formato cônico com o seu nome e datas gravados
Local : Capela de São Bartolomeu em Einbeck, Alemanha
Descrição tumular: Helio Rubiales

Friedrich Sertürner
Friedrich Wilhelm Adam Sertuerner.jpg
Friedrich Wilhelm Adam Sertürner
Nascermos19 de junho de 1783
Faleceu20 de fevereiro de 1841 (57 anos)
NacionalidadeAlemão
Conhecido pordescobrindo a morfina
carreira científica
CamposFarmacologia , Química dos alcaloides

PERSONAGEM
Friedrich Wilhelm Adam Sertürner (Paderborn, 19 de junho de 1783 – Hamelin, 20 de fevereiro de 1841) foi um farmacêutico alemão célebre por ter sido o primeiro a isolar a morfina em 1804, que a extraiu do ópio.
Morreu aos 57 anos

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Friedrich Wilhelm Adam Sertürner nasceu, filho de Joseph Simon Serdinner e Marie Therese Brockmann, em 19 de junho de 1783, em Neuhaus, Renânia do Norte-Vestfália (agora parte de Paderborn ). Depois que seus pais morreram, ele se tornou aprendiz de farmacêutico em Paderborn.

Nascido em Neuhaus, perto de Paderborn, fez um estágio como farmacêutico em Neubeck e depois trabalhou como farmacêutico assistente no "Ratsapotheke" em Einbeck , onde iniciou alguns experimentos com drogas, dedicando especial interesse ao ópio . Farmacêutico e "cientista privado" em Einbeck, em 1822 ele comprou o "Ratsapotheke" em Hameln . Em 1805 encontrou no ópio um ácido livre (ácido mecônico ), conseguindo isolá-lo e analisar suas propriedades. Pouco depois, descobriu a morfina (de Morpheus , o deus grego do sono), "o princípio do sono", como era chamado então. 

Em 1817 ele publicou sua famosa obra: Über das Morphium, eine neue salzfähige Grundlage und die Mekonsäure, als Hauptbestandteile des Opiums . A base de suas análises foram inúmeros auto experimentos (então, o instrumento científico, como hoje, era o teste duplo-cego ). Ele observou ao lado dos efeitos positivos também os perigosos efeitos colaterais da morfina no estado "impuro" (com ácido mecônio). Em 1831 ele recebeu o Prêmio da Academia Parisiense pela descoberta de uma nova classe de drogas: alcalóides . 

Sertürner foi o primeiro a isolar a morfina do ópio . Ele chamou o alcaloide isolado de "morphium" em homenagem ao deus grego dos sonhos, Morpheus . Ele publicou um artigo abrangente sobre seu isolamento, cristalização, estrutura cristalina e propriedades farmacológicas, que estudou primeiro em cães vadios e depois em auto experimentos.  A morfina não foi apenas o primeiro alcaloide a ser extraído do ópio, mas o primeiro alcaloide a ser isolado de qualquer planta. Assim, Sertürner tornou-se a primeira pessoa a isolar o princípio ativo associado a uma planta ou erva medicinal .  O ramo da ciência que ele originou tornou-se conhecido como química alcaloide. 

Extraído da papoula, nome popular do Papaver Somniferum, o ópio é utilizado há milênios pela humanidade. A planta já era cultivada pelos Sumérios há 5 mil anos e há registros do uso medicinal da droga na Grécia Antiga. Na época de Sertürner, a droga era o principal analgésico utilizado pelos médicos, mas os profissionais queixavam-se dos efeitos imprevisíveis da substância, principalmente porque era difícil dosar a quantidade a ser administrada em cada caso. 

Em 1806, Sertürner mudou-se para Einbeck , trabalhando como assistente de farmacêutico. Em 1809, Sertürner abriu a primeira farmácia de sua propriedade, em Einbeck . Ele continuou a investigar os efeitos da morfina .  Após a publicação de seu artigo "Ueber das Morphium als Hauptbestandteil des Opiums" em 1817, seu trabalho sobre a morfina tornou-se mais amplamente conhecido e a morfina tornou-se mais amplamente utilizada.  Em 1822, Sertürner comprou a principal farmácia em Hamelin (Rathaus Apotheke), onde trabalhou até sua morte em 20 de fevereiro de 1841. 

Em 1821 casou-se com Eleonore von Rettberg, filha do Oberstleutnant Leopold Christoph von Rettberg, com quem concebeu quatro filhas e três filhos. A filha Ida casou-se com Wilhelm Best (1799-1886) em 1852  , filho do general Carl Conrad Best. Seu filho Carl Franz (1821–1904) tornou-se o Obergerichtsrat de Hanôver e Viktor (1834–1887) um farmacêutico. Friedrich Sertürner era um maçom da loja Georg zu den drei Säulen desde 1807


Placas comemorativas

Reconhecimento Em 1817, Sertürner recebeu um doutorado honorário da Universidade de Jena . Em 1831, Sertürner recebeu o Prêmio Montyon e o título de 'Benfeitor da Humanidade'. 

MORTE
Em 1841 ele morreu de uma infecção febril em Hameln e foi enterrado na capela de São Bartolomeu em Einbeck. 

 






 







 .

Nenhum comentário: