ARTE TUMULAR
O monumento apresenta uma forma piramidal
Nos ornamentos desta tumba, obra do famoso escultor neoclássico Antônio Canova , nota-se que nem um único símbolo cristão é exibido, mas vários motivos maçons são mostrados.
Na base da pirâmide há a presença de um cortejo de figuras anônimas em vários estágios da vida que não são nem retratos nem personificações alegóricas diferem radicalmente dos modelos fúnebres que então estavam em voga, Defronte a pirâmide, sentado sobre os degraus, um anjo alado seminu, segurando em uma das mãos, uma tocha invertida e apagada, simbolizando o fogo da vida extinto, Ao seu lado um grande leão alado adormecido que aguarda a ressurreição.
A esquerda do portal, mulheres chorosas indicando diretamente o luto e o grande estado de dor. São figuras com várias idades significando a universalidade da morte e a efemeridade da existência, além de um portal que conduz a um espaço escuro indicando o mistério do além,
A imagem da falecida sequer está entre elas.
A parede plana da pirâmide contém um medalhão de Maria Cristina envolvida por dois anjos em mármore de Carrara. Tem a inscrição Uxori Optimae Albertus (A melhor esposa, Albertus), implicando uma dedicação de Albert à sua excelente esposa.
Os monumentos fúnebres criados por Canova são considerados criações altamente inovadoras por abandonarem as tradições funerárias excessivamente dramáticas do Barroco e por se alinharem aos ideais de equilíbrio, moderação, elegância e repouso defendidos pelos teóricos do Neoclassicismo.
Neles também está presente uma concepção original que colocava representações idealistas e sóbrias da figura humana num contexto de ousadas ideias arquiteturais.
Para um membro da casa reinante que fora reconhecida pela sua obra caritativa e piedade pessoal, a composição é inusitadamente reticente acerca da sua personalidade. porém como uma declaração conscientemente apolítica e antipropagandística do autor num momento em que a situação europeia estava tumultuada pela Revolução Francesa e os monumentos públicos eram carregados de associações políticas, e expressa seu desejo de afirmar a superioridade das escolhas estéticas sobre a temática. mostra-se claramente que o monumento sepulcral surgiu do pensamento cristão, embora o impacto do Iluminismo é perceptível. Com a linguagem da alegoria, Canova criou símbolos e figuras de luto que foram usados na antiguidade e no início do período cristão.
Esse mausoléu representa um Cenotáfio: Monumento erigido à memória do morto, mas que não lhe encerra o corpo.
Autor da obra: Antônio Canova
Local: Augustinerkirche
Vienna, Wien Stadt, Vienna (Wien),
Fotos: Findagrave e wikipedia
Descrição tumular: Helio Rubiales
PERSONAGEM
Austria
Maria Cristina, Duquesa de Teschen (Maria Christina Johanna Josepha Antonia; 13 de maio de 1742 - 24 de junho de 1798), foi a quinta filha de Maria Teresa da Áustria e Francisco I, Sacro Imperador Romano . Casado em 1766 com o príncipe Albert da Saxônia , o casal recebeu o Ducado de Teschen , e ela foi nomeada governadora da Holanda austríaca juntamente com seu marido durante 1781-1789 e 1791-1792. Após duas expulsões da Holanda (em 1789 e 1792), ela viveu com o marido em Viena até sua morte.
ÚLTIMOS ANOS
Maria Cristina deixou de exercer qualquer influência política. Depois de uma estadia em Münster durante o inverno de 1792-1793, mudou-se com Albert gravemente doente para sua cidade natal, Dresden . Eles viviam harmoniosamente, mas sem seu relacionamento caloroso anterior e, portanto, não tinham mais uma corte tão elaborada. No início de 1794 souberam que o Imperador lhes daria agora apoio financeiro. Após a sua mudança permanente para Viena , Maria Cristina e o marido viveram no palácio do Conde Emanuel Silva-Tarouca. No futuro, Albert estava preocupado principalmente com sua coleção de arte. Após a ascensão de Napoleão , Maria Cristina ficou profundamente chocada ao saber dos confrontos militares e da assinatura do Tratado de Campo Formio (18 de outubro de 1797) entre Napoleão e Francisco II.
MORTE
Em 1797, Maria Cristina, que se tornara melancólica, começou a sofrer de uma doença estomacal. Ela foi tomar banho em Teplitz em julho de 1797 e teve uma melhora a curto prazo em sua saúde, mas logo sofreu novamente com grandes dores. Devido à reestruturação do Augustinerbastei , ela e seu marido alugaram o Palais Kaunitz e se mudaram para lá. Após uma nova curta recuperação, Maria Cristina adoeceu cada vez mais em meados de junho de 1798; depois de escrever a Albert uma carta de despedida na qual ela mencionou seu amor profundo e duradouro por ele, ela morreu no dia seguinte, em 24 de junho de 1798, aos 56 anos. Ela foi enterrada na Abóbada Toscana da Cripta Imperial em Viena . Seu coração foi enterrado separadamente e está localizado no Herzgruft , atrás da Capela Loreto na Igreja Agostiniana dentro do complexo do Palácio Hofburg em Viena .
Após a morte de sua esposa, Albert, profundamente entristecido, construiu um impressionante cenotáfio para Maria Cristina na igreja agostiniana.
Fonte: wikipedia
Formatação: Helio Rubiales
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