“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



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11 de jun. de 2022

HERBERT von KARAJAN - Arte tumular - 1666 - Cemitério Anif Anif , distrito da área de Salzburgo , Salzburgo , Áustria

 







ARTE TUMULAR

Túmulo em formato retangular com pequena mureta em todo o perímetro tumular, tendo no interior diversas plantas. Na cabeceira tumular ergue-se uma lápide em formato  de curvas irregulares com o seu nome e datas com letras de bronze. Sobre essa lápide ergue-se uma cruz cristã-ortodoxa em bronze.

Local: Cemitério Anif Anif , distrito da área de Salzburgo , Salzburgo , Áustria
Fotos: Findagraver e Wikipedia
Descrição tumular: Helio Rubiales 

PERSONAGEM 
Herbert von Karajan ( alemão: [ˈhɛʁbɛʁt fɔn ˈka(ː)ʁajan] ( ouvir ) ; nascido Heribert Ritter [a] von Karajan ; 5 de abril de 1908 - 16 de julho de 1989) foi um maestro austríaco . Foi maestro titular da Filarmônica de Berlim por 34 anos. 
Morreu aos 81 anos

SINOPSE
Durante a era nazista , estreou no Festival de Salzburgo , com a Filarmônica de Viena , a Filarmônica de Berlim, e durante a Segunda Guerra Mundial regeu na Ópera Estatal de Berlim.. Geralmente considerado um dos maiores maestros do século 20, ele foi uma figura controversa, mas dominante na música clássica europeia de meados da década de 1950 até sua morte.  Parte da razão para isso foi o grande número de gravações que ele fez e sua proeminência durante sua vida. Por uma estimativa, ele foi o artista de gravação de música clássica mais vendido de todos os tempos, tendo vendido cerca de 200 milhões de discos.

GENEOLOGIA 
Os Karajans eram de ascendência grega macedônia  . O tataravô de Herbert, Georg Karajan (Geórgios Karajánnis, grego: Γεώργιος Καραγιάννης ), nasceu em Kozani , na província otomana de Rumelia (agora na Grécia), partindo para Viena em 1767, e eventualmente Chemnitz , Eleitorado da Saxônia . A herança aromena dos Karajans também foi reivindicada. 

Seu sobrenome, como vários outros da era otomana, contém o prefixo da língua turca "kara", que significa "preto". 

Brasão da família Karajan concedido em 1792
Ele e seu irmão participaram do estabelecimento da indústria de tecidos da Saxônia, e ambos foram enobrecidos por seus serviços por Frederico Augusto III em 1º de junho de 1792, acrescentando assim o prefixo " von " ao nome da família. Este uso desapareceu com a abolição da nobreza austríaca após a Primeira Guerra Mundial. O sobrenome Karajánnis tornou-se Karajan .  Embora os biógrafos tradicionais atribuam uma origem eslovaca e sérvia ou simplesmente eslava à sua mãe,  a família de Karajan do lado materno, através do seu avô que nasceu na aldeia de Mojstrana , Ducado de Carniola (hoje em Eslovênia ), era esloveno . 
Através desta linha, Karajan estava relacionado com o compositor austríaco de descendência eslovena Hugo Wolf . [14] Karajan parece ter conhecido alguns eslovenos . 


FORMAÇÃO 
Heribert Ritter von Karajan nasceu em Salzburgo , Áustria-Hungria , o segundo filho do consultor sênior Ernst von Karajan (1868–1951) e Marta (nascida Martha Kosmač; 1881–1954) (casado em 1905).  Ele era uma criança prodígio no piano.  De 1916 a 1926, estudou no Mozarteum em Salzburgo com Franz Ledwinka (piano), Franz Zauer (harmonia) e Bernhard Paumgartner (composição e música de câmara).  Ele foi encorajado a se concentrar na regência por Paumgartner, que detectou sua excepcional promessa a esse respeito. Em 1926 Karajan se formou no conservatório e continuou seus estudos na Academia de Viena, estudando piano com Josef Hofmann (professor com o mesmo nome do pianista ) e regendo com Alexander Wunderer e Franz Schalk . 

CARREIRA 
 Karajan fez sua estréia como maestro em Salzburgo em 22 de janeiro de 1929. A performance chamou a atenção do gerente geral do Stadttheater em Ulm e levou à primeira nomeação de Karajan como assistente de Kapellmeister do teatro.  Seu colega sênior em Ulm foi Otto Schulmann . Depois que Schulmann foi forçado a deixar a Alemanha em 1933 com a aquisição do NSDAP , Karajan foi promovido a primeiro Kapellmeister . 

ANOS NAZISTAS
 Na era do pós-guerra, Karajan manteve silêncio sobre sua filiação ao Partido Nazista, o que deu origem a uma série de histórias conflitantes sobre isso. Uma versão é que, devido à mudança no clima político e à desestabilização de sua posição, Karajan tentou ingressar no Partido Nazista em Salzburgo em abril de 1933, mas sua adesão foi posteriormente declarada inválida porque ele de alguma forma não deu seguimento ao pedido [16] e que Karajan ingressou formalmente no Partido Nazista em Aachen em 1935, o que implica que ele não estava ansioso para se tornar membro. A bolsa de estudos mais recente esclarece essa confusão:

 MORTE 
 Em seus últimos anos, Karajan sofria de problemas cardíacos, precisando de cirurgia . Ele renunciou ao cargo de regente principal da Filarmônica de Berlim em 24 de abril de 1989.  Seu último concerto foi a 7ª Sinfonia de Bruckner com a Filarmônica de Viena. Ele morreu de ataque cardíaco em sua casa em Anif em 16 de julho de 1989 aos 81 anos. 
Karajan leu as obras do Padre Hugo Enomiya-Lassalle sobre Zen Budismo  e tornou-se um praticante dele. Ele acreditava na reencarnação e disse que gostaria de renascer como uma águia para poder voar sobre seus amados Alpes. Mesmo assim, em 29 de junho de 1985, ele regeu a Missa de Coroação de Wolfgang Amadeus Mozart durante uma Missa celebrada por João Paulo II na Basílica de São Pedro, na festa dos Santos. Pedro e Paulo, e recebeu a Sagrada Comunhão das mãos do Papa com sua esposa e filhas.  No final de sua vida, ele se reconciliou com a Igreja Católica e solicitou um enterro católico. 
Fonte: en;wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

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