“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

7 de mai. de 2022

ORSON WELLES - Arte tumular - 1649 -Propriedade Antonio Ordonez Ronda, Provincia de Málaga, Andalucia, Spain



 
Propriedade na espanha


CREMADO 

Seu corpo foi cremado e suas cinzas foram levadas para Ronda  na Espanha, e enterradas em um antigo poço coberto de flores na propriedade rural de um amigo de longa data, o toureiro Antonio Ordóñez .

LOCAL: Terrenos da Propriedade Antonio Ordonez Ronda, Provincia de Málaga, Andalucia, Spain 
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales


Orson Welles
Orson Welles 1937.jpg
Welles em 1937, fotografado por Carl Van Vechten
Nascer
George Orson Welles

6 de maio de 1915
Faleceu10 de outubro de 1985 (70 anos)
Lugar de descansoRonda , Espanha
Alma materEscola do Instituto de Arte de Chicago [1] [2]
Ocupação
  • Ator
  • diretor
  • produtor
  • roteirista
Anos ativos1931-1985
Partido politicoDemocrático
Cônjuge(s)
Parceiro(s)
Crianças3, incluindo Beatriz
Assinatura
Assinatura de Orson Welles.svg

PERSONAGEM 
George Orson Welles (6 de maio de 1915 - 10 de outubro de 1985) foi um diretor, ator, roteirista e produtor americano que é lembrado por seu trabalho inovador no rádio, teatro e cinema. Ele é considerado um dos maiores e mais influentes cineastas de todos os tempos. 
Morreu aos 70 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Ainda na casa dos 20 anos, Welles dirigiu produções teatrais de alto nível para o Federal Theatre Project , incluindo uma adaptação de Macbeth com um elenco inteiramente afro-americano e o musical político The Cradle Will Rock . Em 1937, ele e John Houseman fundaram o Mercury Theatre , uma companhia independente de teatro de repertório que apresentou uma série de produções na Broadway até 1941, incluindo Caesar (1937), uma adaptação de Júlio César de William Shakespeare . 

Em 1938, sua série de antologia de rádio The Mercury Theatre on the Air deu a Welles a plataforma para encontrar fama internacional como diretor e narrador de uma adaptação para rádio do romance de HG Wells , A Guerra dos Mundos , o que levou alguns ouvintes a acreditar que um invasão por seres extraterrestres estava de fato ocorrendo. Embora os relatos de pânico fossem em sua maioria falsos e exagerados,  eles dispararam Welles, de 23 anos, para a notoriedade. 

Seu primeiro filme foi Cidadão Kane (1941), que é consistentemente classificado como um dos maiores filmes já feitos e que ele co-escreveu , produziu, dirigiu e estrelou como o personagem-título, Charles Foster Kane . Welles lançou outros doze filmes, dos quais os mais aclamados incluem The Magnificent Ambersons (1942), The Lady from Shanghai (1947), Touch of Evil (1958), The Trial (1962), Chimes at Midnight (1965) e F for Fake (1973).  Seu estilo de direção distintivo apresentava narrativa em camadas e não linearformas, usos de iluminação como claro -escuro , ângulos de câmera inusitados, técnicas de som emprestadas do rádio, tomadas de foco profundo e tomadas longas . Ele foi elogiado como "o autor final ". 

Welles era um estranho ao sistema de estúdio e lutou pelo controle criativo de seus projetos desde o início com os principais estúdios de cinema de Hollywood e mais tarde na vida com uma variedade de financistas independentes em toda a Europa, onde passou a maior parte de sua carreira. Muitos de seus filmes foram fortemente editados ou permaneceram inéditos. Alguns, como Touch of Evil , foram meticulosamente reeditados a partir de suas anotações. Com um desenvolvimento de quase 50 anos, o último filme de Welles, The Other Side of the Wind , foi lançado postumamente em 2018. 




Welles teve três casamentos, incluindo um com Rita Hayworth , e três filhos. Conhecido por sua voz de barítono ,  Welles se apresentou extensivamente em teatro, rádio e cinema. Ele foi um mágico ao longo da vida , conhecido por apresentar shows de variedades de tropas nos anos de guerra. Em 2002, ele foi eleito o maior diretor de cinema de todos os tempos em duas pesquisas do British Film Institute entre diretores e críticos.  Em 2018, ele foi incluído na lista dos 50 maiores atores de Hollywood de todos os tempos pelo The Daily Telegraph . 

MORTE
Na noite de 9 de outubro de 1985, Welles gravou sua última entrevista no programa de TV The Merv Griffin Show , aparecendo com a biógrafa Barbara Leaming. "Tanto Welles quanto Leaming falaram da vida de Welles, e o segmento foi um interlúdio nostálgico", escreveu o biógrafo Frank Brady.  Welles voltou para sua casa em Hollywood e trabalhou até de madrugada digitando as direções de palco para o projeto que ele e Gary Graver planejavam filmar na UCLA no dia seguinte. Welles morreu em algum momento na manhã de 10 de outubro, após um ataque cardíaco.  Ele foi encontrado por seu motorista por volta das 10 horas; o primeiro amigo de Welles a chegar foi Paul Stewart.  Welles tinha 70 anos quando morreu. 

Welles foi cremado por acordo prévio com o executor de sua propriedade, Greg Garrison ,  cujo conselho sobre fazer aparições lucrativas na TV na década de 1970 tornou possível para Welles pagar uma parte dos impostos que devia ao IRS .  Um breve funeral privado foi assistido pelas três filhas de Paola Mori e Welles – a primeira vez que estiveram juntos. Apenas alguns amigos próximos foram convidados: Garrison, Graver, Roger Hill  e o príncipe Alessandro Tasca di Cuto. Chris Welles Feder mais tarde descreveu o funeral como uma experiência terrível. 

 Um tributo memorial público ocorreu em 2 de novembro de 1985, no Directors Guild of America Theatre em Los Angeles. O anfitrião Peter Bogdanovich apresentou palestrantes como Charles Champlin , Geraldine Fitzgerald, Greg Garrison, Charlton Heston, Roger Hill, Henry Jaglom, Arthur Knight , Oja Kodar, Barbara Leaming, Janet Leigh , Norman Lloyd, Dan O'Herlihy , Patrick Terrail e Robert Wise. 

 "Eu sei quais eram seus sentimentos em relação à sua morte", Joseph Cotten escreveu mais tarde. "Ele não queria um funeral; ele queria ser enterrado tranquilamente em um pequeno lugar na Espanha. Ele não queria serviços fúnebres..." Cotten recusou-se a participar do programa memorial; em vez disso, ele enviou uma mensagem curta, terminando com as duas últimas linhas de um soneto de Shakespeare que Welles lhe enviara em seu aniversário mais recente: 

Mas se enquanto penso em ti, querido amigo, Todas as perdas são restauradas e as tristezas terminam.  

Em 1987, as cinzas de Welles e  de Mori (mortos em um acidente de carro em 1986  ) foram levadas para Ronda , Espanha, e enterradas em um antigo poço coberto de flores na propriedade rural de um amigo de longa data, o toureiro Antonio Ordóñez .

Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: