“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

24 de set. de 2021

CARLOS VI - Arte Tumular - 1578 - Saint Denis Basilique Saint-Denis, Departement de Seine-Saint-Denis, Île-de-France, France









 

Precedido por
Carlos V
Rei de França
1380 - 1422
Sucedido por
Carlos VII
Precedido por
João de Valois
Delfim de França
1368 — 1380
Sucedido por
Carlos de Valois


ARTE TUMULAR
Na catedral de Saint Denis, destaca-se uma base tubular grande em mármore negro, suportando duas esculturas em mármore branco do rei e da rainha deitados lado a lado

Local: Saint Denis Basilique Saint-Denis, Departement de Seine-Saint-Denis, Île-de-France, France
fotos: findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales


Carlos VI
Rei da França
Rei da França
Reinado16 de setembro de 1380
21 de outubro de 1422
Coroação4 de novembro de 1380
Antecessor(a)Carlos V
Sucessor(a)Carlos VII
Regentes
 
EsposaIsabel da Baviera
DescendênciaIsabel de Valois
Joana de Valois, Duquesa da Bretanha
Maria de Valois
Micaela de Valois
Luís, Delfim da França
João, Delfim da França
Catarina de Valois
Carlos VII de França
CasaValois
Nascimento3 de dezembro de 1368
 ParisFrança
Morte21 de outubro de 1422 (53 anos)
 ParisFrança
EnterroBasílica de Saint-Denis,
Saint-DenisFrança
PaiCarlos V de França
MãeJoana de Bourbon
ReligiãoCatolicismo
Brasão

PERSONAGEM
Carlos VI (Paris, 3 de dezembro de 1368 – Paris, 21 de outubro de 1422), também conhecido como o Bem Amado (Francês: le Bien-Aimé) e o Louco (Françês: le Fol ou le Fou), foi chefe da casa de Valois e Rei da França de 1380 até sua morte em 1422. Era casado com Isabel da Baviera, com quem teve doze filhos legítimos, incluindo seu sucessor Carlos VII. 
Morreu aos 53 anos.

SINOPSE BIBLIOGÁFICA
Tinha apenas 11 anos quando herdou o trono no meio da Guerra dos Cem Anos. O governo foi confiado a seus quatro tios: Filipe, o Audaz, Duque de Borgonha; João, Duque de Berry; Luís I, Duque de Anjou; e Luís II, Duque de Bourbon. Embora a idade real da maioridade fosse de 14 anos, os duques mantiveram seu domínio sobre o rei até assumir o poder com 21 anos de idade. Durante o governo de seus tios, os recursos financeiros do reino, meticulosamente construídos por seu pai Carlos V, foram desperdiçados pelo lucro pessoal dos duques, cujos interesses eram frequentemente divergentes ou até mesmo opostos. Como os fundos reais foram drenados, novos impostos tiveram de ser criados, o que provocou várias revoltas. 

Em 1388, o rei dispensou seus tios e trouxe de volta ao poder os ex-assessores de seu pai, conhecidos como os Marmousets. As condições políticas e econômicas no reino melhoraram significativamente, e Carlos ganhou o epíteto de "o Amado". Mas, em agosto de 1392, a caminho de Bretanha com seu exército na floresta de Le Mans, Carlos de repente enlouqueceu e matou quatro cavaleiros e quase matou seu irmão, Luís de Orleães. A partir de então, seus ataques de insanidade se tornaram mais frequentes e de maior duração. Durante esses ataques, tinha ilusões, acreditando que ele era feito de vidro ou negou que tinha uma esposa e filhos. Também poderia atacar servos ou correr até a exaustão, lamentando que era ameaçado por seus inimigos. Entre as crises, havia intervalos de meses durante os quais Carlos ficava relativamente são. No entanto, incapaz de se concentrar ou tomar decisões, o poder político foi levado para longe dele pelos príncipes de sangue, que poderiam causar muito caos e conflito na França. 

 Uma luta feroz pelo poder foi se desenvolvendo entre Luís de Orleães, irmão do rei, e João sem Medo, Duque de Borgonha, filho de Filipe, o Audaz. Quando João instigou o assassinato de Luís em novembro de 1407, o conflito degenerou em uma guerra civil entre os Armagnacs (partidários da Casa de Valois) e os Borguinhões. João ofereceu grandes partes da França ao rei Henrique V de Inglaterra, que ainda estava em guerra com a monarquia Valois, em troca de seu apoio. Após o assassinato de João sem Medo, seu filho Filipe, o Bom levou Carlos, agora chamado de "o Louco", a assinar o infame Tratado de Troyes (1420), que reconheceu o rei inglês como seu legítimo sucessor no trono de França e deserdou sua própria descendência. Quando Carlos VI morreu, foi sucedido por seu filho Carlos VII, que encontrou a casa de Valois em uma situação desesperadora.

MORTE
Carlos VI morreu em 21 de outubro de 1422 em Paris, no Hôtel Saint-Pol . [21] Ele foi enterrado na Basílica de Saint Denis , onde sua esposa Isabel da Baviera se juntou a ele após sua morte em setembro de 1435.
Fonte; pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: