“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

14 de abr. de 2018

JULIA DOMNA ' IMPERATRIZ - Arte Tumular - 1349 - Mausoleum of Augustus Rome, Città Metropolitana di Roma Capitale, Lazio, Italy











Precedido por
Manlia Scantilla
Imperatriz de Roma
193–211
com Fulvia Plautilla (202–205)
Sucedido por
Nonia 


Visto de frente

Vista lateral

Parede externa revestida com mármore travertino

Visto do satélite

Reconstruído por computador
Planta do Mausoléu

MAUSOLÉU DE AUGUSTUS
 O Mausoléu de Augusto, foi concebido pelo Imperador  Augusto antes da batalha de Actium,  em 28 aC no Campus Martius em Roma.  O enorme túmulo  mede 89 metros de diâmetro, e consiste em cinco círculos concêntricos de terra e tijolos, coberto por um telhado cônico. A planta abaixo fornece mais detalhes. A altura do edifício é desconhecido, com estimativas que variam a partir de 45-65 metros.
Uma estátua de bronze do imperador foi colocada no topo do monumento. O Mausoléu de Augusto foi construído de blocos de tufo e concreto, reforçada por blocos de travertino. Placas de bronze gravadas narrando os seus feitos, conquistas, decretos e honrarias, adornavam cada lado da porta de entrada. A área foi aberta ao público, decorada com grandes jardins e árvores de louro, que representaria Apolo, Júlio Cesar e a vitória. Obeliscos de granito rosa ladeavam a entrada arqueada do mausoléu. Acredita-se que a construção foi baseada nos túmulos dos príncipes de Troia, no grande mausoléu do rei Mausolo de Helicarnassus e também no tumulo de Alexandre o Grande.
O mausoléu foi usado por muitos dos imperadores, seus parentes e seus amigos, e o último imperador ali sepultado foi   Nerva em 98 AD.
O mausoléu ainda está aberto aos turistas, localizado na Piazza Augusto Imperatore, embora os estragos do tempo e descuido viraram ruínas.
Local:  Mausoleum of Augustus Rome, Città Metropolitana di Roma Capitale, Lazio, Italy
Fotos: dead-trek.com, findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
Julia Domna
Imperatriz consorte do Império Romano
Giulia domna, moglie de settimio severo, con busto não pertinente, inv. 2210.JPG
Busto de Julia Domna
Imperatriz consorte do Império Romano
Posse193 AD - 217 AD
Nascermos160 AD
Emesa , Síria
Morreu217 AD (idade 57 anos)
Roma , Itália
EnterroMausoléu de Adriano
CônjugeSeptímio Severo
Questão
Nome completo
Julia Domna
DinastiaSeveran
PaiJulius Bassianus
PERSONAGEM
 Julia Domna , (160-217 aC), foi uma imperatriz romana de origem síria , a segunda esposa do imperador Septímio Severo (reinou de 193 a 211 EC) e uma figura poderosa no regime de seu sucessor, o imperador Caracala.
Morreu aos 57 anos



SINOPSE
Ela nasceu em Emesa, na província romana da Síria, para o sumo sacerdote hereditário de Heliogábalo , Júlio Bassiano, em Emesa, na Síria, e teve uma irmã mais velha, Júlia Maesa , que depois da morte de Julia subiu ao poder para concorrer ao trono.

Julia Domna e Septimius Vários tiveram dois filhos - os imperadores Geta e Caracalla .

Como figura política poderosa e membro da família imperial, ela recebeu os títulos de augusta (193 EC) e “mãe dos acampamentos do exército” (195 EC). Julia era famosa por seu aprendizado prodigioso, bem como por sua influência política extraordinária, e é lembrada por ser uma patrona das artes, música e filosofia, usando seu título e influência para difundir a Filosofia anteriormente perseguida e ajudá-la a melhorar e florescer em Roma.

MORTE
Durante uma viagem, Caracalla foi assassinado e sucedeu (brevemente) por Macrinus . Julia escolheu cometer suicídio depois de ouvir sobre a rebelião,  talvez uma decisão apressada pelo fato de que ela estava sofrendo de câncer de mama .  Seu corpo foi trazido para Roma e colocado no Sepulcro C. e L. Caesaris (talvez uma câmara separada no Mausoléu de Augusto ). Mais tarde, porém, tanto seus ossos quanto os de Geta foram transferidos por sua irmã Julia Maesa para o Mausoléu de Adriano .

Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Precedido por
Manlia Scantilla
Imperatriz de Roma
193–211
com Fulvia Plautilla (202–205)
Sucedido por
Nonia 

Nenhum comentário: