Local: Green-Wood Cemetery Brooklyn, Kings County (Brooklyn), New York, USA
PLOT Section 49, Lot 2150
Fotos: Find a Grave
Descrição tumular: Helio Rubiales
William Colgate (25 de janeiro de 1783 — 25 de março de 1857) foi um inglês-estadunidense que fundou em 1806 uma fábrica de pasta dental que posteriormente tornar-se-ia a Colgate.
Magnata estadunidense nascido em Kent, Inglaterra, fundador de uma pequena empresa novaiorquina em 1806, que viria se tornar a gigante Colgate-Palmolive uma das maiores empresas de pasta dental.
Morreu aos 74 anos.
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Nasceu na Inglaterra, em Kent, no dia 25 de janeiro de 1783. Ele era o filho de Robert e Mary Bowles Colgate. Seu pai, Robert Colgate por simpatizar com as colônias americanas e discordar da Inglaterra, resolveu mudar para os Estados Unidos em 1798.
Eles se estabeleceram em Hartford, Connecticut, em uma fazenda, o trabalho deles era duro. Willian sempre ajudava o pai na fazenda e procurava sempre formas mais eficientes e rápidas de concluir o trabalho, mas ainda assim sua família não conseguia se recuperar financeiramente. Devido a ruína que atravessava seu pai se propõe a vender os animais, pois o dinheiro não dava para todos.
William diz ao pai para não vender os cavalos, senão não teria como trabalhar, e que iria tentar a vida na cidade, que havia orado muito e acreditava que se fosse para cidade conseguiria ganhar dinheiro e ajudá-los. Seu pai acaba concordando relutante sabendo no fundo do coração que seria melhor assim.
A mãe ao ouvir a notícia começa a chorar, depois de se acalmar pede ao filho para ler Malaquias 3:10 em voz alta, e ele lê:
Sua mãe pede para que ele não se esqueça disso.
IDA PARA NOVA IORQUE
William tinha 16 anos de idade quando deixou a casa dos pais, no caminho encontrou um velho que orou com ele e falou:
Chegando em Nova York com dificuldade, conseguiu emprego. Começou a trabalhar como aprendiz de uma caldeira de sabão e aprendeu o negócio. Lembrando-se das palavras de seus pais, começou a frequentar uma igreja no seu bairro e logo que recebeu o primeiro salário entregou o dízimo.
William tinha espírito empreendedor, sabia ver os erros administrativos com facilidade, o patrão dele percebendo a capacidade de William o fez sócio. Em 1811 ele se casou com Miss Mary Gilbert, filha de Edward Gilbert.
Não se esqueceu de ajudar os pais comprando-lhes uma fazenda no município vizinho. Procurou sempre ajudar os pais no que era necessário.
ÚLTIMOS ANOS
Inicialmente instalado na Dutch Street, em New York City, dedicou-se à venda de goma, velas e sabões de produção caseira e, no ano seguinte, associou-se com Francis Smith, fundando a Smith & Colgate.
Depois, em 1813, comprou a parte de Smith e associou-se ao irmão, Bowles Colgate, alterando o nome da empresa para William Colgate & Co. Revelando, desde sempre, uma forte orientação para a comunicação, sua arrancada para o sucesso deu-se inicialmente a partir de uma arrojada e inovadora campanha de divulgação (1817), anunciando os seus produtos em jornais e colando cartazes pelas ruas da cidade.
Tornou-se conhecido como o magnata do sabão e fundou o Colgate College, Hamilton, NY, hoje uma importante universidade norte-americana.
MORTE
William faleceu em New York no dia 25 de março de 1857, aos 74 anos. Foi sepultado no Green-Wood Cemetery, Brooklyn, em New York. Após a morte do seu fundador a companhia passou a ser chamada de Colgate & Company, em 1857.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário