“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



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3 de mar. de 2018

GIOVANNI AGNELLI - Arte Tumular - 1231 - Cimitero di Villar Perosa Villar Perosa, Città Metropolitana di Torino, Piemonte, Italy






ARTE TUMULAR
A  magnifica capela do mausoléu  dos Agnellis está localizada no centro do cemitério de Villar Perosa e abriga os restos de todos os membros da família. O monumento em estilo românico está em diorite do Malanaggio, e dentro há um "Cristo ressuscitado" de bronze, pelo escultor Ceragioli e os mosaicos da escola do Vaticano que retratam as cidades de Jerusalém e Belém.

Local: Cimitero di Villar Perosa Villar Perosa, Città Metropolitana di Torino, Piemonte, Italy
           PLOT Family Chapel
Descrição tumular: Helio Rubiales
Giovanni Agnelli
Giovanni Agnelli.jpg
Giovanni Agnelli
Nascermos13 de agosto de 1866
Villar Perosa , Itália
Morreu16 de dezembro de 1945 (79 anos)
Turim
Nacionalidadeitaliano
Conhecido porFundador da Fiat
CriançasEdoardo Agnelli
Aniceta Caterina (1889 - 1928)
ParentesGianni Agnelli (neto)
Susanna Agnelli (neta)
Giorgio Agnelli (neto)
Umberto Agnelli (neto)
Andrea Agnelli (bisneto)
John Elkann (bisneto-bisneto)
PERSONAGEM
 Giovanni Agnelli (13 de agosto de 1866 - 16 de dezembro de 1945) foi um empresário italiano , que fundou a fabricação de automóveis Fiat em 1899.
Morreu aos 79 anos.




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Filho de Edoardo Agnelli e Aniceta Frisetti , nasceu em 1866 em Villar Perosa , uma pequena cidade perto de Pinerolo , no Piemonte , ainda principal residência e cemitério da família Agnelli.

Seu pai, prefeito de Villar Perosa, morreu aos 40 anos, quando Giovanni tinha apenas cinco anos. Estudou no Collegio San Giuseppe em Turim ; Em seguida, embarcou em uma carreira militar até 1893, quando ele voltou para Villar Perosa , onde seguiu os passos de seu pai e tornou-se prefeito em 1895, onde teve a  oportunidade para usar suas habilidades de engenharia e empreendedorismo.

Em 1898, conheceu o conde Emanuele Cacherano de Bricherasio , que procurava investidores por seu projeto de transporte sem cavalos; Agnelli sentiu a oportunidade.

CARREIRA EMPRESARIAL
 Em 11 de julho de 1899, Agnelli fazia parte do grupo de membros fundadores da Fabbrica Italiana di Automobili Torino, que se tornou Fiat; ele pagou US $ 400 por sua participação em 1899, no valor de US $ 11.500 nos preços de hoje.  Um ano depois, ele foi o diretor-gerente da nova empresa e se tornou o presidente em 1920.



A primeira fábrica da Fiat abriu em 1900 com 35 funcionários fazendo 24 carros. Conhecida desde o início pelo talento e criatividade da equipe de engenharia; Em 1903, a Fiat ganhou um pequeno lucro e produziu 135 carros; Isso cresceu para 1.149 carros em 1906. A empresa passou a vender ações públicas através da bolsa de valores de Milão . Agnelli começou a comprar todas as ações que ele poderia adicionar à sua participação, superando os escândalos e problemas trabalhistas.

 Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18), Agnelli se envolveu com o financista Riccardo Gualino no transporte da ajuda dos EUA para a Europa em 1917. Eles investiram em duas empresas nos Estados Unidos; A Marine & Commerce Corporation of America exportou carvão e a International Shipbuilding Company fez embarcações motorizadas. Essas empresas falharam quando a guerra terminou, já que elas estavam estruturadas para atender a demanda em tempo de guerra, mas haviam retornado grandes lucros aos seus proprietários.

Agnelli e Gualino fizeram uma tentativa no início de 1918 para assumir o Credito Italiano. Eles não conseguiram, mas se juntaram ao conselho de administração do banco.  Agnelli foi vice-presidente da SNIA de Gualino de 1917 a 1926. No início da década de 1920 SNIA começou a fabricar fibras têxteis artificiais.

Em 1920, Gualino e Agnelli participaram da recapitalização do banco privado Jean de Fernex e compraram um terço das ações de Alfredo Frassati, editor da La Stampa . Gualino e Agnelli também estiveram envolvidos em uma proposta para vincular Milão , Gênova e Turim com um trem de alta velocidade e em vários projetos de cimento e automóveis. Sua parceria terminou em torno de 1926 devido aos investimentos da Gualino na indústria automobilística francesa.

Após a Primeira Guerra Mundial, a Fiat saltou de 30 para o terceiro lugar entre as empresas industriais italianas. A primeira fábrica da Ford foi aberta quatro anos depois que a Fiat foi fundada e já em 1906 foi estabelecido um primeiro concessionário de automóveis Fiat nos EUA, em Manhattan, Broadway.

Agnelli foi nomeado senador em 1923,  e ocupou várias outras posições de prestígio entre as duas guerras. Ele permaneceu focado e propulsionou a Fiat para a arena internacional.

MORTE
Ele ainda estava ativo com a FIAT no início da Segunda Guerra Mundial e morreu logo após a conclusão em 1945 aos 79 anos.

Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

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