Local: Cimitero di Villar Perosa Villar Perosa, Città Metropolitana di Torino, Piemonte, Italy
PLOT Family Chapel
Descrição tumular: Helio Rubiales
Giovanni Agnelli | |
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Giovanni Agnelli
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Nascermos | 13 de agosto de 1866 Villar Perosa , Itália |
Morreu | 16 de dezembro de 1945 (79 anos) Turim |
Nacionalidade | italiano |
Conhecido por | Fundador da Fiat |
Crianças | Edoardo Agnelli Aniceta Caterina (1889 - 1928) |
Parentes | Gianni Agnelli (neto) Susanna Agnelli (neta) Giorgio Agnelli (neto) Umberto Agnelli (neto) Andrea Agnelli (bisneto) John Elkann (bisneto-bisneto) |
Giovanni Agnelli (13 de agosto de 1866 - 16 de dezembro de 1945) foi um empresário italiano , que fundou a fabricação de automóveis Fiat em 1899.
Morreu aos 79 anos.
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Filho de Edoardo Agnelli e Aniceta Frisetti , nasceu em 1866 em Villar Perosa , uma pequena cidade perto de Pinerolo , no Piemonte , ainda principal residência e cemitério da família Agnelli.
Seu pai, prefeito de Villar Perosa, morreu aos 40 anos, quando Giovanni tinha apenas cinco anos. Estudou no Collegio San Giuseppe em Turim ; Em seguida, embarcou em uma carreira militar até 1893, quando ele voltou para Villar Perosa , onde seguiu os passos de seu pai e tornou-se prefeito em 1895, onde teve a oportunidade para usar suas habilidades de engenharia e empreendedorismo.
Em 1898, conheceu o conde Emanuele Cacherano de Bricherasio , que procurava investidores por seu projeto de transporte sem cavalos; Agnelli sentiu a oportunidade.
CARREIRA EMPRESARIAL
Em 11 de julho de 1899, Agnelli fazia parte do grupo de membros fundadores da Fabbrica Italiana di Automobili Torino, que se tornou Fiat; ele pagou US $ 400 por sua participação em 1899, no valor de US $ 11.500 nos preços de hoje. Um ano depois, ele foi o diretor-gerente da nova empresa e se tornou o presidente em 1920.
A primeira fábrica da Fiat abriu em 1900 com 35 funcionários fazendo 24 carros. Conhecida desde o início pelo talento e criatividade da equipe de engenharia; Em 1903, a Fiat ganhou um pequeno lucro e produziu 135 carros; Isso cresceu para 1.149 carros em 1906. A empresa passou a vender ações públicas através da bolsa de valores de Milão . Agnelli começou a comprar todas as ações que ele poderia adicionar à sua participação, superando os escândalos e problemas trabalhistas.
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18), Agnelli se envolveu com o financista Riccardo Gualino no transporte da ajuda dos EUA para a Europa em 1917. Eles investiram em duas empresas nos Estados Unidos; A Marine & Commerce Corporation of America exportou carvão e a International Shipbuilding Company fez embarcações motorizadas. Essas empresas falharam quando a guerra terminou, já que elas estavam estruturadas para atender a demanda em tempo de guerra, mas haviam retornado grandes lucros aos seus proprietários.
Agnelli e Gualino fizeram uma tentativa no início de 1918 para assumir o Credito Italiano. Eles não conseguiram, mas se juntaram ao conselho de administração do banco. Agnelli foi vice-presidente da SNIA de Gualino de 1917 a 1926. No início da década de 1920 SNIA começou a fabricar fibras têxteis artificiais.
Em 1920, Gualino e Agnelli participaram da recapitalização do banco privado Jean de Fernex e compraram um terço das ações de Alfredo Frassati, editor da La Stampa . Gualino e Agnelli também estiveram envolvidos em uma proposta para vincular Milão , Gênova e Turim com um trem de alta velocidade e em vários projetos de cimento e automóveis. Sua parceria terminou em torno de 1926 devido aos investimentos da Gualino na indústria automobilística francesa.
Após a Primeira Guerra Mundial, a Fiat saltou de 30 para o terceiro lugar entre as empresas industriais italianas. A primeira fábrica da Ford foi aberta quatro anos depois que a Fiat foi fundada e já em 1906 foi estabelecido um primeiro concessionário de automóveis Fiat nos EUA, em Manhattan, Broadway.
Agnelli foi nomeado senador em 1923, e ocupou várias outras posições de prestígio entre as duas guerras. Ele permaneceu focado e propulsionou a Fiat para a arena internacional.
MORTE
Ele ainda estava ativo com a FIAT no início da Segunda Guerra Mundial e morreu logo após a conclusão em 1945 aos 79 anos.
Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
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