“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

20 de mar. de 2025

DEMÉTRIUS - Arte Tumular - 1938 - Cemitério Gethsêmani, Morumbi, São Paulo, Brasil

 





 

Entrada do Cemitério


ARTE TUMULAR

Placa de granito com a placa metálica em relevo com o seu nome e datas no gramado do cemitério. A sua placa de identificação provavelmente foi vandalizada, pois não se encontra fixada no local.

Local: Cemitério Gethsêmani, Morumbi, São Paulo, Brasil
            Jazigo n° 41
Fotos:  https://www.youtube.com/watch?v=hKHhkltjIuk
Descrição tumular: hrubiales


Demetrius
Informação geral
Nome completoDemetrio Zahra Netto
Também conhecido(a) comoDedé - o Velho Pescador
Nascimento28 de março de 1942
OrigemRio de JaneiroRJ
PaísBrasil
MorteSão Paulo10 de março de 2019 (76 anos)
Gênero(s)MPB
Música romântica
Rock and roll
Rockabilly
Jovem Guarda
Instrumento(s)violão
Período em atividade1958 - 2019
Página oficialwww.demetriuscantor.com.br
Nascido em Elvas
PERSONAGEM
Demétrius, nome artístico de Demétrio Zahra Netto (Rio de Janeiro, 28 de março de 1942 – São Paulo, 11 de março de 2019), foi um cantor e compositor brasileiro.
Morreu aos 76 anos

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Começou sua carreira em 1958, tendo feito parte do cenário roqueiro brasileiro anterior à Jovem Guarda. Antes de lançar seu primeiro LP, Demétrius fez sucesso com o compacto Rock do Saci, lançado em 1961.

Depois, passou a fazer parte do movimento da Jovem Guarda e explodiu nas paradas de sucesso com O Ritmo da Chuva, versão em português de Rhythm of the Rain do grupo The Cascades. Tornou-se um dos mais prestigiados ídolos do público jovem e vendeu milhares de cópias e se apresentou nos principais palcos brasileiros.



Ganhou prêmios como o troféu Chico Viola e vários Globos de Ouro e foi presença constante nos principais programas de televisão e revistas da época. Retomou sua carreira após vinte anos longe dos palcos, relembrando seus antigos sucessos, e havia sido, nos últimos anos, dono de uma imobiliária, de uma loja de barcos e até de um quiosque na praia.

MORTE
Morreu em 10 de março de 2019 em São Paulo, aos 76 anos, devido a uma parada cardíaca

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: HRubiales

Nenhum comentário: