“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

23 de fev. de 2025

GILBERTO BRAGA - Arte tumular - 1904 - Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, Brasil

  






ARTE TUMULAR
    Túmulo no formato retangular em granito escuro,  com cerca de 1,30 m. de altura, tendo no lado esquerdo uma cruz latina, também em granito seguido de uma jardineira. Um tampo em granito encerra o túmulo. Na parte frontal no longo eixo, tem uma construção, também e granito com a borda superior decorada (Lápide) com uma placa metálica com o seu nome e datas.
Local :  Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, Brasil

Gilberto Braga
Nome completoGilberto Tumscitz Braga
Nascimento1 de novembro de 1945
Rio de JaneiroDF
Morte26 de outubro de 2021 (75 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidadebrasileiro
Ocupaçãoautor de telenovelas
Principais trabalhos

PERSONAGEM
Gilberto Tumscitz Braga (Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1945 — Rio de Janeiro, 26 de outubro de 2021) foi um autor de telenovelas brasileiro.
Morreu aos 75 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Gilberto Braga cursou a faculdade de Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, depois foi professor de francês na Aliança Francesa e em seguida ingressou no jornal O Globo como crítico de teatro e cinema. 
Estreou como autor televisivo em 1973, quando assinou dois episódios de Caso Especial: As Praias Desertas e Feliz na Ilusão, na mesma época em que atuou pela primeira vez como novelista. Desenvolveu em parceria com Lauro César Muniz a autoria da novela Corrida do Ouro (1974)

Sua telenovela de 2007, Paraíso Tropical, foi indicada em 2008 ao Emmy na categoria de melhor novela. A maioria de suas novelas tinha um assassinato misterioso nos capítulos finais. É considerado um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira. O escritor e autor de novelas Gilberto Braga 

Braga era casado com o decorador Edgar Moura Brasil. 

Mente por trás de clássicos da TV Um dos mais aclamados autores de novela do país, Gilberto Braga tem em seu currículo sucessos como Dancin' Days (1978), Vale Tudo (1988) e Celebridade (2003), todos na TV Globo. Na emissora, comemorou o Emmy Internacional de Melhor Telenovela em 2008, por Paraíso Tropical. Também são criações suas as novelas Dono do Mundo, Corpo a Corpo e Anos Dourados. 

Estreou na Rede Globo como autor em 1972, com uma adaptação de A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas, para um Caso Especial. Sua primeira experiência em telenovela foi com Corrida do Ouro, em 1974, quando dividiu a autoria com Lauro César Muniz e Janete Clair. O primeiro sucesso veio dois anos depois, com Escrava Isaura. Em 1978, estreou no horário nobre, com um dos seus maiores sucessos: Dancin’ Days. Sua estreia em minisséries foi com Anos Dourados, em 1986. Com informações do G1 e O Globo.

MORTE
Gilberto Braga morreu em 26 de outubro de 2021, aos 75 anos de idade, no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro (RJ), vítima de complicações decorrentes do Mal de Alzheimer e uma infecção sistêmica decorrente de uma perfuração no esôfago.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: