“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

15 de jan. de 2025

AUGUSTE LUMIERE - Arte tumular - 1871 - Guillotière Nouveau Cemetery Departement du Rhône, Rhône-Alpes, France



 




  


MAUSOLÉU DOS IRMÃOS LUMIERE 
Complexo tumular em granito e mármore e estatutários e adereços em bronze no estilo renascentista, situado numa posição cinematográfica, ocupando uma esquina do cemitério. Na parte do fundo do complexo ergue-se uma construção em formato de portal sustentado por duas colunas, encimado por uma cobertura rica em detalhes arquitetônicos e simbólicos. Ladeando esse portal destacam-se duas colunas de cada lado que separam as lápides, do lado direito de quem olha o tumulo está a placa/lapide dos irmãos.   Em cada extremo do complexo tumular ergue-se um pilar em formato quadrado encimado por uma escultura em bronze de um vaso vazio coberto por um manto que simboliza o corpo separado da alma. Ladeando o túmulo duas paredes com muitos detalhes suporta cada uma uma escultura de uma tocha com fogo que remete à purificação da alma após a morte,  simbolizando a imortalidade. Na parte da frente um gradil e uma pequena porta em bronze dão acesso ao túmulo onde existe uma construção em forma de esquife ladeados pela escultura de dois leões, que simbolicamente, guardam o túmulo e a entrada do mesmo.

Sepultamento : Guillotière Nouveau Cemetery Departement du Rhône, Rhône-Alpes, France 
Jazigo In the roundabout. 
Fotos: findagrave
Descrição tumular: HRubiales

Auguste Lumière
Nascer
Auguste Marie Louis Nicolas Lumière

19 de outubro de 1862
Morreu10 de abril de 1954 (91 anos)
OcupaçãoEngenheiro
ParentesLouis Lumière ( irmão )
Carreira em engenharia
ProjetosCinematógrafo
PrêmiosEstrela na Calçada da Fama de Hollywood (1960)
PERSONAGEM
Auguste Marie Louis Nicolas Lumière ( pronúncia francesa: [oɡyst maʁi lwi nikɔla lymjɛʁ] ; 19 de outubro de 1862 – 10 de abril de 1954)  foi um engenheiro, industrial, biólogo e ilusionista francês. Em 1894 e 1895, ele e seu irmão Louis inventaram uma câmera fotográfica animada e um dispositivo de projeção, o cinematógrafo , que obteve sucesso mundial. 
Morreu aos 91 anos

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Lumière nasceu em Besançon . Frequentou a Escola Técnica Martinière e trabalhou como gerente na empresa fotográfica de seu pai, Claude-Antoine Lumière. Foi convidado para assistir a uma demonstração do Cinescópio inventado por Thomas Edison , que inspirou o trabalho dele e de seu irmão no cinematógrafo.  Os irmãos exibiram seu primeiro filme usando este dispositivo em dezembro de 1895 e, após o sucesso deste empreendimento inicial, abriram vários cinemas em todo o mundo. No entanto, Auguste era cético quanto ao potencial do dispositivo, observando "Minha invenção pode ser explorada... como uma curiosidade científica, mas, além disso, não tem valor comercial algum". 



Irmãos Lumière

Após seu trabalho no cinematógrafo, Lumière começou a se concentrar no campo biomédico, tornando-se um pioneiro no uso de raios X para examinar fraturas. 

Ele também contribuiu para inovações em aeronaves militares, produzindo um aquecedor catalítico para permitir partidas de motores em climas frios. 

MORTE
Ele morreu em Lyon , aos 91 anos.
Fonte: wikipedia
Formatação: HRubiales

Nenhum comentário: