“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

1 de set. de 2024

PHIL LYNOTT - Arte tumular - 1840 - St. Fintan's Cemetery Sutton, County Dublin, Ireland







ARTE TUMULAR
Placa retangular em granito negro no gramado do cemitério, com o seu nome e datas gravados

Local: St. Fintan's Cemetery Sutton, County Dublin, Ireland  
Jazigo :Section: St. Polan's, Plot I-113
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
 

 

Phil Lynott
Lynott em concerto em Oslo, Noruega em 22 de abril de 1980
Informação geral
Nome completoPhilip Parris Lynott
Nascimento20 de agosto de 1949
Local de nascimentoWest BromwichStaffordshireInglaterra
Reino Unido
Morte4 de janeiro de 1986 (36 anos)
Local de morteSalisburyWiltshire, Inglaterra, Reino Unido
Nacionalidadeirlandês
Gênero(s)Hard rockheavy metalblues-rockceltic rock
Ocupação(ões)Músico
Instrumento(s)Vocaisbaixoguitarra
Modelos de instrumentosRickenbacker 4001Fender Precision BassFender StratocasterFender Telecaster
Período em atividade1965-1985
Outras ocupaçõesCompositor, produtor musical, poeta
Gravadora(s)VertigoMercuryWarner Bros.
Afiliação(ões)Thin LizzyGary Moore, Wild Horses, The Greedies, Skid Row, Grand Slam

PERSONAGEM
Philip Parris "Phil" Lynott (AFI: [ˈlaɪnət]; West Bromwich, 20 de agosto de 1949 – Salisbury, 4 de janeiro de 1986) foi um músico irlandês, célebre por ser o vocalista, baixista e principal compositor da banda de rock Thin Lizzy.
Morreu aos 36 anos.

CARREIRA
Nascido na Inglaterra, Lynott era filho de uma mulher irlandesa e de um homem da Guiana, com quem não teve praticamente relações. Mudou-se para a Irlanda com a avó, aos quatro anos.

Inicialmente influenciado por grupos como The Mamas & The Papas e artistas da Motown, começou a envolver-se com bandas a partir de 1965. Após vários projetos, consolidou o Thin Lizzy em meados de 1969, com Eric Bell e Brian Downey.

Como líder da banda, o baixo e os vocais de Lynott foram um elemento crucial no sucesso comercial de diversos dos seus sucessos, como "Whiskey in the Jar", "The Boys Are Back in Town", "Jailbreak" e "Waiting for an Alibi". 

Em 1972, quase montou uma banda com Ritchie Blackmore e Ian Paice, que iria se chamar Babyface, mas ficaram apenas nos ensaios.

Lynott também teve uma carreira solo, publicou dois livros de poesia.

GRAND SLAM
Após o fim dos Thin Lizzy, formou a banda Grand Slam com John Sykes e Brian Downey, que logo saíram, sendo que o segundo recebeu oferta do Whitesnake. Assim, Robbie Brennan (bateria), Laurence Archer (guitarra), Mark Stanway (teclados) e Donal “Doish” Nagle (guitarra) passaram a integrar o grupo.

Com uma pitada de funk, um pouco de hip hop, algo de new wave, mas sempre com o rock n’ roll, o grupo fez um pequeno sucesso na Irlanda e no Reino Unido e seus companheiros de banda abandonaram o Grand Slam para se dedicarem a outros projetos.

No período que antecedeu sua morte, teve um grande sucesso no Reino Unido juntamente com Gary Moore, primeiro com a canção "Out in the Fields", e em seguida com "Nineteen". 

Paralelamente à parceria com Moore, Phil também trabalhou com Huey Lewis e Junior (UK), como compositor e até em duetos, que não foram lançados.

MORTE
O relacionamento com Caroline Crowther, com quem era casado desde 1980, acabou em 1984 e com isso foi afastado de suas filhas, Sarah e Cathleen.

Posteriormente, ficou frustrado em não ser convidado ao Live Aid em 1985 e se afundou ainda mais nas drogas. Seus últimos meses foram de dor constante e internações.

Phil Lynott morreu aos 36 anos, vítima de insuficiência cardíaca e pneumonia devido a uma septicemia eventualmente potencializada pelo uso de drogas e álcool.

Fonte: wikipedia
Formatação:Helio Rubiales

Nenhum comentário: