“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

23 de ago. de 2024

RYAN 0'NEAL - Arte tumular - 1814 - Westwood Memorial Park Westwood, Los Angeles County, California, EUA



 








ARTE TUMULAR 
Espaçoso gramado  que abriga o tumulo da atriz. Na base tumular uma lápide em granito de formato quadrado e as laterais irregulares, com o seu nome gravado com letras douradas. Ladeando o espaço, dois bancos de formato simples e linhas retas, um de cada lado, representando que o morto foi muito amado e deixou muitos admiradores que a contemplarão e nunca ficará só.

 34° 3'30.18"N, 118°26'28.04"W]

Local:  Westwood Memorial Park Westwood, Los Angeles County, California, EUA 
             Jazigo: Chapel Garden Estate, next to Merv Griffin & Farrah Fawcett 
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

Ryan O'Neal
Ryan O'Neal em 1962
Nome completoCharles Patrick Ryan O'Neal
Nascimento20 de abril de 1941
Los AngelesCalifórniaEstados Unidos
Nacionalidadenorte-americano
Morte08 de dezembro de 2023 (82 anos)
OcupaçãoAtorprodutorcineasta e roteirista
Atividade1961–2017
Cônjuge
Outros prêmios
Lista completa

PERSONAGEM
Charles Patrick Ryan O'Neal (20 de abril de 1941 - 8 de dezembro de 2023) foi um ator americano. Nascido em Los Angeles, ele treinou como boxeador amador antes de iniciar a carreira de ator em 1960. 
Morreu aos 82 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Em 1964, ele conseguiu o papel de Rodney Harrington na novela noturna da ABC, Peyton Place .  Foi um sucesso instantâneo e impulsionou a carreira de O'Neal. Mais tarde, ele obteve sucesso em filmes, principalmente no drama romântico Love Story (1970), pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Ator  e ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Filme Dramático ;  E aí, doutor, de Peter Bogdanovich (1972); Paper Moon (1973), que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Filme Musical ou Comédia ; Barry Lyndon (1975), de Stanley Kubrick , no qual interpretou o personagem titular; Uma Ponte Longe Demais (1977), de Richard Attenborough ; e O Motorista (1978), de Walter Hill . 

Em 1989, ele estrelou "Chances Are", ao lado de Cybil Shepard e Robert Downey Jr. 

 De 2005 a 2017, ele teve um papel recorrente na série de televisão da Fox, Bones, como Max, o pai do protagonista homônimo do programa . 

VIDA PESSOAL
 O'Neal se casou com sua primeira esposa, a atriz Joanna Moore , em 1963. Eles tiveram dois filhos antes de se separarem em 1966. Moore acabou perdendo a custódia dos filhos para O'Neal como resultado de seu alcoolismo e vício em drogas . 

Seu segundo casamento foi com a atriz e co-estrela de Peyton Place, Leigh Taylor-Young , com quem teve um filho. Eles permaneceram amigos após o divórcio em 1973.  "Eu poderia falar sobre partes de Ryan, como temperamento, volatilidade e reatividade, mas conheço profundamente sua bondade", disse Taylor-Young.  

O'Neal teve um relacionamento com a atriz Farrah Fawcett de 1979 a 1997. O relacionamento foi tumultuado devido à sua infidelidade e comportamento volátil. O'Neal e Fawcett se reuniram em 2001 e ficaram juntos até sua morte em 2009.  

“Eu me casei aos 21 anos e não tinha 21 anos realmente maduro”, disse O’Neal. "Meu primeiro filho nasceu quando eu tinha 22 anos. Eu era um homem masculino; só descobri as mulheres quando me casei e então já era tarde demais."  Ele teve romances com Ursula Andress , Bianca Jagger , Anouk Aimée , Jacqueline Bisset , Barbra Streisand , Joan Collins , Diana Ross e Anjelica Huston .  De acordo com sua filha Tatum O'Neal , ele também teve um caso com Melanie Griffith .  Em suas memórias de 2014, Anjelica Huston afirmou que O'Neal abusou dela fisicamente. 

FILHOS
O'Neal teve quatro filhos: Tatum O'Neal e Griffin O'Neal com Moore,  Patrick O'Neal com Taylor-Young,  e Redmond James Fawcett O'Neal com Fawcett. 

Por vários anos, O'Neal ficou afastado de seus três filhos mais velhos. "Sou um pai sem esperança. Não sei por quê. Não acho que deveria ser pai. Basta dar uma olhada no meu trabalho - ou eles estão na prisão ou deveriam estar", disse ele à Vanity. Justo . Em sua autobiografia, A Paper Life , Tatum escreveu que sofreu abuso físico e emocional como resultado do abuso de drogas de seu pai.  Griffin O'Neal também sugeriu que os problemas de sua família provinham de Ryan. “Meu pai me deu cocaína quando eu tinha 11 anos e insistiu que eu usasse”, disse ele.  Griffin acrescentou: "Ele era um psicopata muito abusivo e narcisista . Ele fica tão furioso que não consegue controlar nada do que está fazendo." 

Em 2007, O'Neal foi preso por atirar em Griffin, que ele alegou ter sido em legítima defesa; as acusações foram retiradas. [ O'Neal recusou-se a permitir que Griffin comparecesse ao funeral de Fawcett em 2009.  Ele deu em cima de Tatum no funeral de Fawcett, não a reconhecendo como sua filha. 

Em 2011, Tatum publicou um livro com o pai e apareceu com ele no programa de TV Ryan and Tatum: the O'Neals . Em agosto daquele ano, O'Neal, Tatum e Patrick compareceram ao comparecimento de Redmond ao tribunal por acusações de armas de fogo e drogas.  

Redmond lutou contra o vício em drogas durante a maior parte de sua vida adulta. Em 2008, O'Neal e Redmond foram presos por porte de drogas em sua casa em Malibu . Em 2015, a liberdade condicional de Redmond foi revogada e ele foi condenado a três anos no Departamento de Correções e Reabilitação da Califórnia .  Em 2018, Redmond foi preso e acusado de tentativa de homicídio, roubo, agressão e porte de drogas depois de supostamente tentar roubar uma loja de conveniência em Santa Monica . Em uma entrevista na prisão, ele culpou seus pais por suas lutas.  

MORTE
Em 2001, O'Neal foi diagnosticado com leucemia mielóide crônica (LMC).  Depois de lutar contra a leucemia, O'Neal era frequentemente visto ao lado de Fawcett quando ela lutava contra o câncer. Ele disse à revista People : "É uma história de amor. Só não sei como interpretar essa. Não conhecerei este mundo sem ela. O câncer é um inimigo traiçoeiro".  Em abril de 2012, O'Neal afirmou que havia sido diagnosticado com câncer de próstata em estágio 4 .  Mais tarde, ele afirmou que era o estágio 2. 

O'Neal morreu no Saint John's Health Center em Santa Monica, Califórnia , em 8 de dezembro de 2023, aos 82 anos.  A causa da morte foi insuficiência cardíaca congestiva , com cardiomiopatia listada como fator contribuinte.  O'Neal foi enterrado ao lado de Fawcett no Pierce Brothers Westwood Village Memorial Park and Mortuary .

Fonte: Wikipedia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: