“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

25 de ago. de 2023

LILIAN LEMMERTZ - Arte Tumular - 1801- Cemitério Parque Jardim da Saudade, em Sulacap, zona oeste do Rio de Janeiro, Brasil.


ARTE TUMULAR

Local: Cemitério Parque Jardim da Saudade, em Sulacap, zona oeste do Rio de Janeiro, Brasil.
Aguardando fotos do túmulo

Lílian Lemmertz
Lemmertz em cena de Cordélia, Cordélia, em 1971.
Nome completoLílian Lemmertz Dias
Nascimento15 de junho de 1937
Porto AlegreRS
Morte5 de junho de 1986 (48 anos)
Rio de JaneiroRJ
Nacionalidadebrasileira
CônjugeLineu Dias
Filho(a)(s)Julia Lemmertz
Ocupaçãoatriz
Período de atividade1958–1986
PrêmiosLista

PERSONAGEM
Lílian Lemmertz Dias (Porto Alegre, 15 de junho de 1937 — Rio de Janeiro, 5 de junho de 1986) foi uma premiada atriz brasileira, com uma extensa carreira no teatro, na televisão e no cinema. 
Morreu aos 48 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Lílian começou no teatro ainda no período colegial, integrando o elenco de À Margem da Vida, peça de Tennessee Williams com o Teatro Universitário de Porto Alegre, em 1953, pela qual ganhou o Prêmio Negrinho do Pastoreio. No ano seguinte, ela atuou em O Pai, de August Strindberg, sob a direção de Linneu Dias, então professor da Escola de Teatro Universitário do Rio Grande do Sul, com quem se casou dois anos depois. Ela formou-se como professora de Literatura em Porto Alegre, e, em 1961, juntamente com Paulo José, Antônio Abujamra e Linneu, fundou o grupo Os Comediantes da Cidade. Juntos, eles estrearam A Bilha Quebrada, de Kleist, no festival de estudantes de Paschoal Carlos Magno, onde Lílian é eleita a Melhor Atriz e é convidada por Cacilda Becker para seguir carreira em São Paulo.

Lilian estreia profissionalmente na companhia de Cacilda Becker em Onde Canta o Sabiá, de Gastão Tojeiro, como a protagonista, em 1963. Lá ela atua também em A Noite do Iguana e em 1965 recebe o Prêmio Saci como melhor atriz coadjuvante na peça Quem Tem Medo de Virginia Wolf?

Sua estréia na televisão foi em 1968, na novela O Terceiro Pecado. Sua trajetória televisiva também ficou marcada com o fato de Lílian ter sido a primeira "Helena", personagem recorrente das novelas de Manoel Carlos.

No cinema, em parceria com Walter Hugo Khouri, ela faz oito filmes, entre eles As Amorosas (1968) e Eros, o Deus do Amor (1981).


CARREIRA ARTÍSTICA

Começou sua carreira, em 1958, em teatros amadores na capital gaúcha. Em 1963, após trabalhar por cinco anos nesses teatros, ela se transferiu para São Paulo, onde, a convite de Walmor Chagas e Cacilda Becker, se tornou profissional ao participar da montagem do musical Onde Canta o Sabiá. 

Em 1965, ganhou o Prêmio SACI como melhor atriz coadjuvante na peça Quem Tem Medo de Virginia Woolf?. 

Estreou no cinema em 1966, no filme Corpo Ardente. Suas interpretações no cinema sempre foram muito elogiadas pela crítica. Foi musa do cineasta Walter Hugo Khouri, com quem fez oito filmes, entre eles As Amorosas, em 1968, e Eros, o Deus do Amor, em 1981 

Na televisão, ficou conhecida por suas personagens delicadas e angustiadas, em novelas como Baila Comigo, Final Feliz e Partido Alto. Foi em Baila Comigo que Lílian viveu a primeira "Helena" das novelas de Manoel Carlos, numa interpretação ao lado do ator Fernando Torres. A atriz recebeu inúmeros prêmios no cinema e no teatro.


VIDA PESSOAL
Foi casada durante muitos anos com o ator Lineu Dias, com quem teve uma única filha, a também atriz e diretora Júlia Lemmertz. É avó da também atriz Luiza Lemmertz, filha de Júlia Lemmertz do primeiro casamento com o produtor Álvaro Osorio, e de Miguel Lemmertz, filho do segundo casamento de Júlia Lemmertz com o ator Alexandre Borges.

MORTE
Morreu, prematuramente, aos 48 anos, vítima de um enfarte do miocárdio, sozinha em seu apartamento no Rio de Janeiro, Lilian estava ensaiando o espetáculo Ação entre amigos, com direção de Paulo Betti. Foi sepultada no Cemitério Parque Jardim da Saudade, em Sulacap, zona oeste do Rio.

Fonte: Wikipedia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: