“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

19 de ago. de 2023

ALYSSON PAULINELLI - Arte tumular 1792- - Cemitério Parque da Colina, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

 


ARTE TUMULAR

Aguardando a foto dotúmulo

Local: Cemitério Parque da Colina, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Descrição: Helio Rubiales


Alysson Paulinelli
Alysson Paulinelli no Senado Federal em 2011
Ministro da Agricultura do Brasil
Período15 de março de 1974
até 15 de março de 1979
Deputado federal por Minas Gerais
Período1 de fevereiro de 1987
até 31 de janeiro de 1991
Dados pessoais
Nascimento10 de julho de 1936
BambuíMinas Gerais
Morte29 de junho de 2023 (86 anos)
Belo HorizonteMinas Gerais
Alma materUniversidade Federal de Lavras
Prêmio(s)World Food Prize (2006)
EsposaMarisa Gonzaga (1978–2023)
Profissãoagrônomopolítico
PERSONAGEM
Alysson Paulinelli (Bambuí, 10 de julho de 1936 – Belo Horizonte, 29 de junho de 2023) foi um agrônomo e político brasileiro, formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras. Especializou-se nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola 
Morreu aos 86 anos

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Alysson Paulinelli, Ministro da Agricultura, em 1974 Filho de um engenheiro agrônomo responsável pelo posto agropecuário de Bambuí, Paolinelli deixou a cidade natal aos 15 anos para estudar em Lavras. Formou-se em 1959 pela então Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal), atual Universidade Federal de Lavras (Ufla). No mesmo ano tornou-se professor na instituição, onde mais tarde ocuparia o cargo de diretor.

Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais e criou incentivos e inovações tecnológicas que colaboraram para que o estado se tornasse o maior produtor de café do Brasil. Foi ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979. Nesse período, Paulinelli modernizou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e promoveu a ocupação econômica do Cerrado, implantando a Embrapa Cerrados. Foi filiado ao PSD, Arena, PDS e PFL. Por este último elegeu-se deputado federal por Minas Gerais nas eleições de 1986, fazendo parte da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988.

Alysson Paulinelli sempre foi incentivador da pesquisa, ciência e tecnologia. Implantou um programa de bolsa de estudos para estudantes brasileiros em diversos centros de pesquisa em agricultura pelo mundo, como por exemplo nos Estados Unidos. Após deixar o ministério, foi presidente do Banco do Estado de Minas Gerais e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Também foi presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).

Fundou, em 2012, o Instituto Fórum do Futuro, promovendo debates sobre desenvolvimento sustentável. Nele, estava à frente do Projeto Biomas Tropicais, que visava o uso da ciência para definir limites do uso sustentável dos recursos de cada bioma. Integrou o Rotary Club de Lavras desde 2021. 

PREMIOS
Em 2006 ganhou o prêmio World Food Prize. O prêmio seria o equivalente ao Nobel da alimentação. É dado a pessoas que ajudaram consideravelmente a população a melhorar a qualidade, quantidade ou disponibilidade de alimentos no mundo. Em 2021, Paulinelli foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

MORTE
Faleceu aos 86 anos, no dia 29 de junho de 2023, por complicações depois de uma cirurgia para colocar uma prótese no fêmur, após quase 30 dias internado no Hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte. [5] 
Fonte: Wikipedia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: