“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

29 de abr. de 2023

CHRISTOPHER REEVE - Arte tumular - 1778 - Cremado

 

ATOR AMERICANO DO SUPERMAN




CREMAÇÃO
Seu corpo foi cremado e as cinzas entregue aos familiares


Christopher Reeve
Christopher Reeve em 1985, sendo entrevistado após a noite de estreia da peça The Marriage of Figaro, em Nova Iorque
Nome completoChristopher D'Olier Reeve
Nascimento25 de setembro de 1952
Nova IorqueEstados Unidos
Nacionalidadenorte-americano
Morte10 de outubro de 2004 (52 anos)
Mount Kisco, Estados Unidos
Ocupaçãoator e ativista
Atividade1970–2004
CônjugeDana Reeve (c. 1990–2004)
Filho(s)3
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Ator em Minissérie ou Telefilme
1999 - Rear Window
Outros prêmios
Grammy Award for Best Spoken Word Album
1999 - Still Me
Página oficial
PERSONAGEM
Christopher D'Olier Reeve (Nova Iorque, 25 de setembro de 1952 — Mount Kisco, 10 de outubro de 2004) foi um ator, diretor, produtor e ativista norte-americano. 
Morreu aos 52 anos.

SINOPSE ARTÍSTICA
Seu papel mais famoso foi o de Superman, que ele interpretou numa série de quatro filmes famosos, começando por Superman (1978), para qual foi indicado a um prêmio BAFTA. Reeve apareceu em outros filmes aclamados pela crítica como The Bostonians (1984), Street Smart (1987) e The Remains of the Day (1993). Ele recebeu um Screen Actors Guild Award e uma indicação ao Globo de Ouro pelo seu desempenho no telefilme Rear Window (1998), remake do clássico de mesmo nome, lançado em 1954. 





ATIVISTA
Em 27 de maio de 1995, Reeve ficou tetraplégico após sofrer um acidente a cavalo durante uma competição equestre em Culpeper, passando a usar uma cadeira de rodas para se mover e um ventilador portátil para respirar. 

O ator passou a liderar uma campanha pela legalização de pesquisas com células-tronco e fundou a Fundação Christopher Reeve, além de ter sido co-fundador do Centro de Pesquisa Reeve-Irvine. 

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Christopher Reeve tornou-se famoso ao protagonizar o papel de Superman no cinema, mas já era ator desde os 14 anos de idade, tendo estudado em prestigiadas escolas de artes cênicas. Iniciou sua carreira com pequenas participações no teatro e na televisão, obtendo seu primeiro bom papel em Alerta Vermelho: Netuno Profundo, em 1977. Mesmo tendo participado de outros bons filmes, como Em Algum Lugar no Passado e Vestígios do Dia, Superman foi seu principal trabalho na vida cinematográfica. 

 “Ele foi colocado nesta Terra por... muitas razões. Ele não estava aqui apenas para ser um ator. Ele era um verdadeiro Super-Homem" - o diretor do filme Superman (filme)', Richard Donner, sobre Christopher Reeve”

ACIDENTE
Em 27 de maio de 1995, um acidente o tornou tetraplégico devido a uma fratura nas suas duas primeiras vértebras cervicais, o que acabou por lesionar a sua medula espinhal. Um ano depois, foi aclamado em pé na cerimônia do Óscar. 

A partir daí passou a lutar por pesquisas com células-tronco e criou a Christopher Reeve Paralysis Foundation, visando a melhorar a condição de vida de pessoas como ele, vítimas de algum tipo de paralisia. Em 27 de janeiro de 1996, foi condecorado com a Ordem Bernardo O'Higgins, como reconhecimento à defesa pública que fez dos atores chilenos durante a ditadura de Augusto Pinochet. Em setembro de 2003, ganhou o Prêmio Lasker. 

Christopher Reeve em 2003, após ter sofrido um acidente

MORTE
Morreu em 10 de outubro de 2004, aos 52 anos, vítima de um infarto causado por uma infecção. Era casado desde 11 de abril de 1990 com a atriz Dana Reeve, que conhecera em 30 de junho de 1987, em Williamstown. Dana, desde o acidente de Christopher, dedicou-se exclusivamente a cuidar do esposo, uma tarefa que se provou laboriosa devido à gravidade de sua condição física. 

Ela também morreu em 6 de março de 2006, vítima de um câncer de pulmão. Desta união nasceu um filho, Will. Christopher tinha mais dois filhos, Matthew e Alexandra, frutos de uma relação anterior de dez anos (1977–1987) com a modelo britânica Gae Exton. Seu último filho, Will, foi adotado pelo ator Robin Williams, de quem Christopher foi sempre muito amigo. No início da carreira de ambos, Christopher fez mais sucesso e ajudou Robin, que após o acidente, começou a retribuir a antiga ajuda. Com a morte de Christopher e logo após a morte de Dana, Robin adotou Will e o criou como se fosse seu próprio filho. O corpo do ator foi cremado.

Fonte; pt.wikipedia.org
Fornatação: Helio Rubiales


Nenhum comentário: