“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

19 de fev. de 2023

MAUREEN O'SULLIVAN - Arte tumular - 1759 - Most Holy Redeemer Cemetery Niskayuna, Schenectady County, New York, EUA

 







ARTE TUMULAR

Uma estrutura retangular em mármore branco, com duas colunas de cada lado, com o nome da família gravada, demarcando o espaço tumular. Logo abaixo, uma placa de mármore  branco (lápide), com o seu nome e datas gravados.

Local:  Most Holy Redeemer Cemetery Niskayuna, Schenectady County, New York, EUA 

Exibir mapa  
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales

Maureen O'Sullivan
Nome completoMaureen Paula O'Sullivan
Nascimento17 de maio de 1911
Boyle; ConnachtIrlanda
Morte23 de junho de 1998 (87 anos)
ScottsdaleArizonaEUA
Cidadaniairlandesa
norte-americana
Cônjuge
  • John Farrow (c. 1936; m. 1963)
  • James Cushing (c. 1983; v. 1998)
Filho(a)(s)7, incluindo Patrick Villiers Farrow, Mia FarrowPrudence Farrow, e Tisa Farrow
Ocupaçãoatriz
cantora
Período de atividade1930–1994
PERSONAGEM
Maureen Paula O'Sullivan (Boyle, 17 de maio de 1911 — Scottsdale, 23 de junho de 1998) foi uma atriz irlandesa-estadunidense, mais conhecida por interpretar Jane na série de filmes do personagem Tarzan, estrelada por Johnny Weissmuller. 
Morreu aos 87 anos

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Iniciou sua carreira cinematográfica em 1929 com pequenos papéis, obtendo em 1931 o papel feminino principal num filme de "Tarzan". Apaixonada pelo próprio trabalho, com inteligência e força de vontade seguia todas as sugestões dos vários cineastas e esta sua docilidade artística valeu-lhe o casamento com o diretor e produtor australiano John Farrow, em 1936.[carece de fontes] Por muito tempo Maureen fez o papel da Jane do "Tarzan" (Johnny Weissmuller). A Metro Goldwin Mayer jogou todo o seu poderio para reviver o personagem de Tarzan e fazer deste filme o melhor até então sobre o personagem de Edgar Rice Burroughs. Foi o primeiro filme falado de Tarzan, o diretor era dos melhores do estúdio e o elenco escolhido a dedo. "Tarzan, o Filho das selvas" (Tarzan the Apeman) de 1932 sob a direção de W. S. Van Dyke marca também a estréia de Johnny Weissmuller no cinema, aos 24 anos e já famoso como campeão de natação. É mãe da também famosa atriz Mia Farrow e foi colega de colégio de Vivien Leigh. 

MORTE
Maureen morreu em Scottsdale, aos 87 anos de idade. Está sepultada no Cemitério Redentor Cemitério, Nova York, Estados Unidos.

Fonte: Wikipédia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: