“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

10 de set. de 2022

ELIZABETH II - Arte tumular - 1726 - Capela de S.Jorge , Castelo de Windsor, Inglaterra







Isabel II do Reino Unido
Casa de Windsor
Ramo da Casa de Wettin
21 de abril de 1926 – 8 de setembro de 2022
Precedida por
Jorge VI
Royal Coat of Arms of the United Kingdom.svg
Rainha do Reino Unido e dos
Reinos da Comunidade de Nações

6 de fevereiro de 1952 – 8 de setembro de 2022
Sucedida por


URNA FUNERÁRIA DA RAINHA

O caixão com forragem em chumbo é uma prática que acompanha os membros da família real há séculos. Esses modelos são normalmente fabricados de carvalho inglês, 
 e são bem mais pesados que os caixões normais, chegando a mais de 250 quilos. Porém, o grande destaque fica por conta do revestimento, aplicado para manter o corpo em preservação por mais tempo. O material permite a obtenção de propriedades herméticas. Com a vedação da abertura sendo constituída pelo metal pesado, a passagem de ar para dentro da urna é completamente bloqueada, impedindo o movimento de partículas com potencial para acelerar a degradação do corpo por até um ano.



CERIMONIAL PARA O SEPULTAMENTO DA RAINHA


A cerimônia deve ser conduzida pelo reitor de Westminster David Hoyle, com o arcebispo de Canterbury Justin Welby dando o sermão. A primeira-ministra Liz Truss pode ser convidada a ler um texto. 

Após esta cerimônia, o caixão da rainha será levado em uma procissão a pé da abadia até o Arco de Wellington. Depois, seguirá para Windsor em carro fúnebre. 

O caixão fará sua rota final até a capela de St. George no castelo de Windsor, à tarde. 

O rei e membros seniores da família real devem comparecer a uma procissão no Quadrângulo do Castelo de Windsor antes de adentrar na capela de St. George para um rito. 

A capela de St. George é normalmente escolhida por membros da família real para casamentos, batizados e funerais. Foi onde o duque e a duquesa de Sussex, príncipe Harry e Meghan, casaram-se, e onde ocorreu o funeral do falecido marido da rainha, o príncipe Philip. 

O caixão da rainha será colocado na Abóboda Real antes de ser enterrado na capela memorial do rei George 6º, localizada dentro da capela de St. George.



Isabel II
Chefe da Commonwealth (mais)
Isabel II em 2011
Rainha do Reino Unido e dos
Reinado6 de fevereiro de 1952
8 de setembro de 2022
Coroação2 de junho de 1953
Antecessor(a)Jorge VI
SucessorCarlos III
 
Nascimento21 de abril de 1926
 MayfairLondresReino Unido
Morte8 de setembro de 2022 (96 anos)
 Castelo de BalmoralAberdeenshireEscóciaReino Unido
Nome completo 
pt: Isabel Alexandra Maria
en: Elizabeth Alexandra Mary
MaridoFilipe, Duque de Edimburgo (c. 1947; m. 2021)
DescendênciaCarlos III do Reino Unido
Ana, Princesa Real
André, Duque de Iorque
Eduardo, Conde de Wessex
CasaWindsor
PaiJorge VI do Reino Unido
MãeIsabel Bowes-Lyon
ReligiãoAnglicanismo
AssinaturaAssinatura de Isabel II
Brasão

PERSONAGEM
Isabel II (em inglês: Elizabeth II, nascida Elizabeth Alexandra Mary; Londres, 21 de abril de 1926 – Castelo de Balmoral, Aberdeenshire, 8 de setembro de 2022) foi rainha do Reino Unido e de mais catorze Estados independentes denominados Reinos da Comunidade de Nações de 1952 até sua morte em 2022. Foi igualmente chefe da Commonwealth, uma grande organização governamental composta por 53 países independentes, sendo também a primeira monarca feminina soberana da Casa de Windsor, Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e Comandante Suprema das Forças Armadas do Reino Unido. Em alguns de seus outros Estados soberanos, possuía o título de Defensora da Fé.
O papel político de Isabel II abrangeu grandes áreas, com funções constitucionais significativas, sendo representante ativa da sua nação perante o mundo, com uma popularidade pessoal que tornou um dos ícones notáveis que remetem à cultura britânica. 
Morreu aos 96 anos.




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Nasceu na área de Mayfair, em Londres, sendo a primeira filha do duque e da duquesa de Iorque, mais tarde rei Jorge VI e rainha Isabel. O seu pai subiu ao trono em 1936 após a abdicação do irmão, Eduardo VIII, tornando a princesa Isabel na herdeira presuntiva do trono britânico. Isabel foi educada particularmente em casa, começando a exercer funções públicas durante a Segunda Guerra Mundial, servindo no Serviço Territorial Auxiliar. 




Em novembro de 1947, casou-se com Filipe Mountbatten, ex-príncipe da Grécia e da Dinamarca, em um casamento que durou 73 anos até a morte de Filipe em 2021. Tiveram quatro filhos: Carlos, Príncipe de Gales; Ana, Princesa Real; o príncipe André, Duque de Iorque; e o príncipe Eduardo, Conde de
 Wessex. 


Quando o seu pai morreu, em fevereiro de 1952, Isabel, então com 25 anos, tornou-se rainha reinante de sete países independentes dos Reinos da Comunidade de Nações: Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Paquistão e Ceilão, bem como a chefe da Commonwealth. Reinou como monarca constitucional por meio de grandes mudanças políticas, como os problemas na Irlanda do Norte, a devolução no Reino Unido, a descolonização de África e a adesão do Reino Unido às Comunidades Europeias e a retirada da União Europeia. O número de seus reinos variou ao longo do tempo à medida que os territórios conquistaram a independência e alguns reinos se tornaram repúblicas. As suas muitas visitas e reuniões históricas incluem visitas de Estado à República Popular da China em 1986, à Federação Russa em 1994, à República da Irlanda em 2011 e visitas de ou para cinco papas. 

 Na sua vida pessoal destacam-se os nascimentos e casamentos de seus filhos e netos, a investidura do Príncipe de Gales e a celebração de marcos como seus jubileus de Prata em 1977, Ouro em 2002 e Diamante em 2012. Momentos de dificuldade incluem a morte do seu pai aos 56 anos, o assassinato de Luís Mountbatten, tio do príncipe Filipe, o fim dos casamentos dos filhos em 1992 - ano que a própria rainha classificou como annus horribilis - a morte em 1997 de Diana, Princesa de Gales, ex-mulher de Carlos, e as mortes de sua irmã e mãe em 2002. Isabel ocasionalmente enfrentou movimentos republicanos e pesadas críticas a família real, porém o apoio a monarquia e sua a popularidade pessoal permaneceram altos até ao fim da sua vida. 




Isabel II tem parentesco com várias casas reais da Europa. A rainha Margarida II da Dinamarca, o rei Haroldo V da Noruega, o rei Carlos XVI Gustavo da Suécia, os reis eméritos Juan Carlos da Espanha e Sofia da Espanha, assim como o filho deles, o atual rei Filipe VI da Espanha, e os ex-reis da Grécia Constantino II e Ana Maria da Grécia, são todos seus primos em terceiro grau, por serem descendentes da rainha Vitória do Reino Unido, trisavó de Isabel e também de seu marido, Filipe, Duque de Edimburgo. 

Em 6 de fevereiro de 2022, Isabel II celebrou 70 anos de reinado, sendo a única monarca britânica a celebrar um Jubileu de Platina. A partir de 12 de junho do mesmo ano, passou a ocupar a segunda posição entre os monarcas com reinados mais longos na História, atrás apenas do rei Luís XIV (da França - este com 72 anos e 110 dias de reinado). Foi também a monarca reinante mais idosa de todos os tempos.

Durante o seu reinado convidou 15 primeiros-ministros a formar governo, a última Liz Truss dois dias antes de morrer. 

MORTE
Isabel II morreu em 8 de setembro de 2022, no Castelo de Balmoral, em Aberdeenshire, na Escócia, sendo sucedida no trono pelo filho Carlos, Príncipe de Gales, como Carlos III do Reino Unido.

Fonte: Wikipédia
Formatação: Helio Rubiales



Nenhum comentário: