“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

6 de ago. de 2022

CATARINA DE BRAGANÇA ' RAINHA - Arte Tumular - 1712- Panteão da Dinastia de Bragança, Igreja de São Vicente de Fora, Lisboa, Portugal





ARTE TUMULAR

Túmulo com tampo de mármore no sentido horizontal, sobreposto em outro tumulo. Destaca-se o nome da rainha e datas gravados com dourado.

Local: Panteão da Dinastia de Bragança, Igreja de São Vicente de Fora, Lisboa, Portugal

Descrição tumular: Helio Rubiales 

Catarina de Portugal
Casa de Bragança
Ramo da Casa de Aviz
25 de novembro de 1638 – 31 de dezembro de 1705
Precedida por
Henriqueta Maria de França
Coat of Arms of Catherine of Braganza.svg
Rainha Consorte da Inglaterra, Escócia e Irlanda
23 de abril de 1662 – 6 de fevereiro de 1685
Sucedida por
Maria de
Catarina
Retrato por Peter Lely, c. 1663–1665
Rainha Consorte da Inglaterra,
Escócia e Irlanda
Reinado23 de abril de 1662
6 de fevereiro de 1685
PredecessoraHenriqueta Maria de França
SucessoraMaria de Módena
 
Nascimento25 de novembro de 1638
 Paço Ducal de Vila ViçosaPortugal
Morte31 de dezembro de 1705 (67 anos)
 Palácio da Bemposta, Lisboa, Portugal
Sepultado emPanteão da Dinastia de BragançaIgreja de São Vicente de Fora, Lisboa, Portugal
Nome completoCatarina Henriqueta
MaridoCarlos II de Inglaterra
CasaBragança (por nascimento)
Stuart (por casamento)
PaiJoão IV de Portugal
MãeLuísa de Gusmão
ReligiãoCatolicismo
AssinaturaAssinatura de Catarina
Brasão



PERSONAGEM
Catarina Henriqueta (Vila Viçosa, 25 de novembro de 1638 – Lisboa, 31 de dezembro de 1705) foi a esposa do rei Carlos II e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra, Reino da Escócia e Reino da Irlanda de 1662 até 1685. 
Morreu aos 67 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Era filha de D. João IV, primeiro rei da Casa de Bragança em Portugal, e sua esposa Luísa de Gusmão. 

 Catarina não foi uma rainha popular na Inglaterra por ser católica, o que a impediu de ser coroada. Ela era um objeto especial de ataque pelos inventores da Trama Papista. 

Sem posteridade, deixou à Inglaterra a geleia de laranja, o hábito de beber chá, além de lá ter introduzido o uso dos talheres e do tabaco. Sua posição era difícil, teve três abortos e não produziu herdeiros. 

Seu marido Carlos continuava a ter filhos de suas amantes, mas insistia em que ela fosse tratada com respeito e recusou divorciar-se. Chegou mesmo a ser acusada de maquinar a morte do marido por sugestão do pontífice e outros príncipes católicos. Enviuvando em 16 de fevereiro de 1685, Catarina permaneceu em Inglaterra durante o reinado do cunhado Jaime II e regressou a Portugal no reinado conjunto de Guilherme III e Maria II, depois da Revolução Gloriosa, instalando-se no Palácio da Bemposta, onde morreu em 1705, aos 67 anos.

MORTE 
Morreu em Lisboa em 31 de dezembro de 1705 no palácio do Campo Real ou Bemposta. Enterrada no real convento de Belém ou Igreja dos Jerónimos, o seu corpo foi depois trasladado para o panteão dos Braganças em São Vicente de Fora.

Fonte: Wikipédia
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: