“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

4 de jun. de 2022

ROGÉRIO CARDOSO - Arte Tumular - 1659 - Cemitério Municipal de Mococa, São Paulo, Brasil











ARTE TUMULAR
 Tumulo revestido de cerâmica azulada, de formato retangular, tendo na cabeceira tumular , três bases sobrepostas da maior para a menor, suportando uma escultura de um anjo em posição de prece. Tendo como destaque uma foto do ator e uma placa de bronze com o seu nome e datas. 

Local: Cemitério Municipal de Mococa, São Paulo, Brasil
Fotos: Luis Paulo 
Descrição tumular: Helio Rubiales

Rogério Cardoso
Cardoso como Seu Flor, em A Grande Família, 2001.
Nome completoRogério Cardoso Furtado
Outros nomesRoger Cardoso
Nascimento7 de março de 1937
MococaSP
Morte24 de julho de 2003 (66 anos)
Rio de JaneiroRJ
Nacionalidadebrasileiro
Ocupação
Período de atividade1952–2003
Principais trabalhos
PERSONAGEM 
Rogério Cardoso Furtado (Mococa, 30 de março de 1937 — Rio de Janeiro, 24 de julho de 2003) foi um ator e comediante brasileiro. 
Morreu aos 66 anos. 

SINOPSE ARTÍSTICA 
Nascido em 1937 em Mococa, começou sua carreira em 1952 no rádio, atuando como contra regra. 

Antes disso, começou a estudar odontologia, mas interrompeu os estudos para seguir na carreira artística. Estreou em 1958 no teatro e ao todo chegou a fazer mais de quarenta peças. 

A carreira televisiva teve início em 1963 na Excelsior, onde participou dos programas humorísticos A Cidade se Diverte, Moacyr Franco Show e Times Square. 

Na Record, fez a Praça da Alegria. É também lembrado, por, na década de 1970, ter estrelado um comercial cômico da Volkswagen Variant. 

Rogério formou-se em Direito em 1983 e seguiu fazendo comédia, principalmente na televisão. Com seus personagens sempre cômicos e marcantes, conseguiu conquistar o gosto do público. Entre eles, se destacou com o estudante Rolando Lero do programa Escolinha do Professor Raimundo (do famoso bordão "Captei Vossa Mensagem Amado Guru!") liderado por Chico Anysio, na Globo. 

Seu outro grande personagem de sucesso foi o "Salgadinho", na telenovela Explode Coração. O êxito o motivou a tentar carreira na política, elegendo-se vereador pelo PFL do Rio de Janeiro, em 1996. Rogério foi eleito como suplente e veio a assumir o mandato em 1999, ficando dois anos como vereador. Em sua curta carreira na política, realizou projetos sobre questões relacionadas à primeira infância. 

Apesar da longa carreira na televisão e no teatro, Rogério só veio a atuar no cinema no final da década de 1990. Entre os filmes que atuou, esteve como Padre João em O Auto da Compadecida, grande sucesso do cinema brasileiro. 

No início dos anos 2000, atuava ao lado da atriz Nair Bello no programa Zorra Total, onde interpretava o personagem Epitáfio, e aparecia toda semana na TV com o personagem Seu Flor, no programa A Grande Família, um dos mais tradicionais da Rede Globo. Foram seus últimos trabalhos na televisão. 

Rogério Cardoso também se destacou como compositor, um dos seus sucessos é muito cantado e conhecido mas poucos sabem que é de sua autoria, a música Pequeno Mundo, versão brasileira da música It's a Small World da Disney. 

MORTE 
Rogério Cardoso morreu na manhã do dia 24 de julho de 2003, em sua casa no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, aos 66 anos. Ele teria sofrido um infarto fulminante. Por coincidência, ele faleceu numa quinta-feira, mesmo dia em que era exibido o seriado A Grande Família, onde fazia o Seu Flor. Em homenagem ao ator, o programa reprisou no dia um episódio em que Rogério Cardoso se destacou. Foi enterrado no Cemitério Municipal de sua cidade natal, Mococa. 

Fonte: pt.wikipedia.org 
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: