“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

21 de set. de 2021

PACAL, O GRANDE - Arte Tumular - 1576 - B'olon Yej Te' Naah, Palenque, México

 




Títulos do reinado
Precedido por
Sak Kʼuk '
Rei de Palenque
26 de julho de 615 - 28 de agosto de 683
Sucedido por
Kʼinich Kan Bahlam II

ARTE TUMULAR


Túmulo como foi encontrado


Uma reconstrução do túmulo de Pakal no Museu Nacional de Antropologia

Pirâmide onde foi encontrado o túmulo

Pakal foi enterrado em um sarcófago colossal na maior das estruturas piramidais escalonadas de Palenque , o edifício chamado Bʼolon Yej Teʼ Naah "Casa das Nove Lanças Afiadas "  em Maia Clássico e agora conhecido como o Templo das Inscrições . Embora Palenque já tenha sido examinado por arqueólogos antes, o segredo para abrir sua tumba - fechada por uma laje de pedra com tampas de pedra nos orifícios, que até então tinha escapado à atenção dos arqueólogos - foi descoberto pelo arqueólogo mexicano Alberto Ruz Lhuillier em 1948. Demorou quatro anos para limpar os escombros da escada que desce para a tumba de Pakal, mas finalmente foi descoberto em 1952. Seus restos mortais ainda estavam em seu caixão, usando uma máscara de jade e colares de contas, cercados por esculturas e relevos de estuque representando a transição do governante para a divindade e figuras da mitologia maia . Traços de pigmento mostram que já foram pintados com cores, comuns em muitas esculturas maias da época.  O Templo das Inscrições . Se os ossos na tumba são realmente os de Pakal está em debate porque a análise do desgaste nos dentes do esqueleto coloca a idade do proprietário na morte como 40 anos mais jovem do que Pakal teria no momento de sua morte. Os epígrafes insistem que as inscrições na tumba indicam que é de fato Kʼinich Janaabʼ Pakal sepultado ali, e que ele morreu aos 80 anos após governar por cerca de 70 anos. Alguns contestam que os glifos se referem a duas pessoas com o mesmo nome ou que um método incomum para registrar o tempo foi usado, mas outros especialistas na área dizem que permitir tais possibilidades iria contra tudo o que é conhecido sobre o calendário maia e registros de eventos. A explicação mais comumente aceita para a irregularidade é que Pakal, sendo um aristocrata, tinha acesso a alimentos mais macios e menos abrasivos do que a pessoa média, de modo que seus dentes naturalmente adquiriam menos desgaste. Um túnel de água subterrâneo foi encontrado sob o Templo das Inscrições em 2016. Mais tarde, uma máscara de Pakal foi descoberta em agosto de 2018. 


Pacal II, o Grande
Rei Maia (ajaw ou senhor de Palenque)
PacalII.svg
Reinado615 d.C.—683 d.C.
ConsorteTz'akbu, Rainha-Consorte de Palenque
Antecessor(a)Sak K'uk'Senhora de Palenque
Sucessor(a)K'inich Kan Bahlam II, Rei de Palenque
Nascimento603 d.C.
 Palenque (cidade-estado), Domínio Maia de B'aakal (hoje Chiapas México)
Morte683 d.C.
 Palenque (cidade-estado), Domínios Maia de B'aakal (hoje Chiapas México)
EnterroTemplo das InscriçõesPalenque
Filho(s)Bahlam II
Chitam II
Mat I
PaiK'an Mo' Hix
MãeSak K'uk'

PERSONAGEM
K'inich J'anaab Pakal, também conhecido como Pacal II ou Pacal, o Grande (Palenque, 23 de março de 603 d.C. – Palenque, 28 de agosto de 683 d.C.) foi o governante do estado maia de B'aakal cuja sede era a cidade de Palenque.
Morreu aos 80 anos

SINOPSE BIBLIOGRÁFIOCA
Pacal II é o mais conhecido dos senhores de Palenque em razão do desenvolvimento e sofisticação que B'aakal atingiu durante o seu governo, bem como pela sua tumba, considerada um dos achados arqueológicos mais importantes da Mesoamérica. Ele era filho de K'an Mo' Hix e Sak K'uk', filha de Janaab' Pakal. Teve, com sua esposa Tz'akb'u Ajaw, três filhos e possivelmente uma filha. 

Uma teoria pseudoarqueológica popular alega que as inscrições no sarcófago de Pacal seriam uma espaçonave.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales




Nenhum comentário: