“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

5 de set. de 2021

NOITE ILUSTADA (Mário de Souza Marques Filho ) - Arte Tumular - 1560 -Cemitério Parque de Flores, Atibaia, Sao Paulo, Brasil










ARTE TUMULAR
 Placa de granito  natural de formato quadrado, com uma placa de bronze na parte superior direita, com o seu nome e datas 

Local: Cemitério Parque de Flores, Atibaia, São Paulo , Brasil
Foto: cemeteries-grave-yards.blogspot.com 
Descrição: Helio Rubiales




Noite Ilustrada
Informação geral
Nome completoMário de Souza Marques Filho
Nascimento10 de abril de 1928
Local de nascimentoPirapetingaMG
 Brasil
Morte28 de julho de 2003 (75 anos)
Local de morteAtibaiaSP
Gênero(s)Samba
Ocupação(ões)cantor, violonista
Instrumento(s)violão
Afiliação(ões)GRES Portela
PERSONAGEM
Mário de Souza Marques Filho (Pirapetinga, 10 de abril de 1928 — Atibaia, 28 de julho de 2003),[1] mais conhecido como Noite Ilustrada, foi um cantor, compositor e violonista brasileiro. 
Morreu aos 75 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
O pseudônimo foi dado por Zé Trindade, que comandava a revista musical Noite Ilustrada em Além Paraíba (Minas Gerais), onde o jovem Mário começou a carreira de violonista. 

Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde ingressou na GRES Portela. Em 1955 foi com a escola se apresentar em São Paulo e lá se estabeleceu. 

Em 1958, contratado pela Rádio Nacional e pela TV Paulista, gravou o primeiro disco, com a música Cara de Boboca. Sua carreira se estendeu até 2001, quando lançou seu último CD, "Perfil de um Sambista". 

Em 1973, canta e atua no filme A Pequena Órfã. Em 1984, foi morar no Recife; em 1994, mudou-se para Atibaia (São Paulo), onde viveria até a morte, em 2003. Em 2002 recebeu o título de cidadão paulistano.

O cantor deixou dois álbuns tributos inéditos, um em homenagem a Ataulfo Alves e outro a Lupicínio Rodrigues. 

MORTE
Noite Ilustrada morreu em 28 e julho de 2003. Após se internar em 27 de junho no Hospital Novo Atibaia para o tratamento de câncer de pulmão.


 Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: