“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

17 de set. de 2021

LARRY HAGMAN - arte Tumular - 1573 - Cremado

 



CREMADO

Seu corpo foi cremado e suas cinzas espalhadas sobre seu rancho, Southfork Ranch in Parker, Texas

Larry Hagman
Hagman em 2010
Nome completoLarry Martin Hagman
Nascimento21 de setembro de 1931
Fort WorthTexas
Morte23 de novembro de 2012 (81 anos)
Dallas; Texas
Nacionalidadenorte-americano
ProgenitoresMãe: Mary Martin
Pai: Benjamin Hagman
CônjugeMaj Axelsson (c. 1954; m. 2012)
Filho(a)(s)2
Alma materBard College
Ocupação
Período de atividade1950–2012
Serviço militar
Lealdade Estados Unidos
ServiçoMilitary service mark of the United States Air Force.png Força Aérea dos EUA
Anos de serviço1952–1956
PatenteE3 USAF AM1.svg Aviador de primeira classe
UnidadesComando Aliado da Força Conjunta Brunssum
Causa da morteleucemia mieloide aguda
Página oficial
larryhagman.com
PERSONAGEM
Larry Martin Hagman (Fort Worth, 21 de setembro de 1931 — Dallas, 23 de novembro de 2012) foi um ator, diretor e produtor de cinema e televisão estadunidense, mais conhecido por interpretar o implacável barão do petróleo J.R. Ewing na telenovela Dallas (1978-1991), e o astronauta atrapalhado Major Anthony Nelson na sitcom I Dream of Jeannie (1965-1970). 
Morreu aos 81 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Filho da atriz Mary Martin e do advogado Benjamin Jack Hagman. Em 1945, com apenas catorze anos, Hagman começou a beber fortemente, o que o conduziria a graves problemas de saúde para o resto da vida. Hagman desenvolveu uma reputação como um talentoso intérprete na escola, ao passo que em 1949, quando se graduou, sua mãe sugeriu que experimentasse a carreira de ator. Começou sua carreira em Dallas, Texas, trabalhando como assistente de produção e agindo em pequenos papéis no teatro de Margo Jones. 

Em 1952, Hagman foi convocado pela Força Aérea dos Estados Unidos, durante a guerra da Coreia. Parados em Londres, ele passou a maior parte do seu serviço divertindo tropas do Reino Unido e em bases militares na Europa. Depois de deixar a Força Aérea em 1956, regressou a Nova York - onde morou por um tempo - e recebeu excelentes críticas por suas atuações. 

Apesar de seu sucesso, sua carreira foi assombrada pela fama de sua mãe, que estava em ascensão, devido ao seu papel na TV estrelando Peter Pan. A estreia de Larry Hagman na Broadway ocorreu em 1958, em Comes a Day. Durante este período, apareceu em numerosos programas de televisão. Juntou-se ao elenco de The Edge of Night, onde permaneceu por dois anos. Em 1964, fez sua estreia no cinema no filme Ensign Pulver, de que também participou o então jovem desconhecido Jack Nicholson. 

JEANNIE É UM GÊNIO
Depois de anos co-estrelando várias séries e de estrelar uma menos bem-sucedida no ano anterior, Hagman acertou em cheio em 1965, com o papel que caiu em suas mãos, depois de ser escolhido dentre vários atores em testes: o Major Anthony Nelson em Jeannie é um Gênio, ao lado de Barbara Eden. 

 Em seu primeiro ano, os executivos da NBC decidiram que a série não deveria ser filmada em cores, devido ao alto custo dessa técnica na época. Mas a partir da segunda temporada, ganhou cores e segui-se até 1970, onde terminou em sua quinta temporada, com o major finalmente se casando com Jeannie. É uma das séries mais lembradas na história da televisão mundial até hoje, e trouxe reconhecimento a Hagman, Barbara Eden e Bill Daily. 




DALLAS
No fim de 1977, depois de recusar o papel do Dr. David (Bruce) Banner em O Incrível Hulk, Hagman optou por abandonar a imagem de bom rapaz e assumiu o papel do vilão J.R. Ewing em uma das séries de maior sucesso em audiência e repercussão de todos os tempos: Dallas, produzida de 1978 a 1991 (um recorde de tempo, quatorze anos). 

VIDA PESSOAL
Larry Hagman casou-se com Maj Axelsson, de origem sueca, em 1954. O casal teve dois filhos: Heidi e Preston Hagman. Em 2008, sua esposa apresentou sintomas do Mal de Alzheimer e seu estado vem piorando significativamente. O diagnóstico foi confirmado pelo seu irmão, Shelley Greenhut. Então Hagman optou por cuidar de sua esposa em casa para não deixá-la sozinha em função da doença.




MORTE
O ator morreu aos 81 anos, no dia 23 de novembro de 2012, em um hospital em Dallas, devido a complicações decorrentes de leucemia e de um câncer, diagnosticado em outubro do ano anterior.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: