“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

15 de set. de 2021

JOSÉ RICO - Arte Tumular -1570 - - Cemitério da Saudades, Americana, São Paulo






ARTE TUMULAR 
Base tumular em granito negro, tendo na cabeceira tumular uma lápide em bronze com uma escultura em relevo do cantor, destacando os adereços que o mesmo costumava usar em seus shows. Do lado destaca-se a letra da música mais famosa da dupla. Na parte inferior está escrito "O fenômeno da música sertaneja", acompanhado do seu nome e datas.. 

Local: Cemitério da Saudades, Americana, São Paulo 
Foto: Jessé Mendonça Lino Neto 
Descrição tumular: Helio Rubiales

 

José Rico
Informação geral
Nome completoJosé Alves dos Santos
Também conhecido(a) comoJosé Rico, Zé Rico, Zum, O Garganta de Ouro, Boi cego
Nascimento29 de junho de 1946
Local de nascimentoPernambuco São José do Belmonte
OrigemParaná Terra Rica
Morte3 de março de 2015 (68 anos)
Local de morteSão Paulo Americana
Nacionalidadebrasileiro
Gênero(s)Sertanejo
Ocupação(ões)Cantor
Instrumento(s)Voz, Violão
Período em atividade1969 - 2015
Afiliação(ões)Milionário
PERSONAGEM 
José Rico, nome artístico de José Alves dos Santos (São José do Belmonte, 29 de junho de 1946 – Americana, 3 de março de 2015), foi um cantor brasileiro de música sertaneja. Fez parte da importante dupla sertaneja Milionário & José Rico. 

 SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
José Rico também foi um grande compositor, e a canção Estrada da Vida, de sua autoria, é um dos maiores sucessos da vitoriosa trajetória da dupla, que deu título ao filme Na estrada da vida, dirigido por Nelson Pereira dos Santos, importante cineasta brasileiro e estrelado pelos mesmos. A dupla também atuou em outro filme, Sonhei com você, dirigido por Ney Sant'Anna.[1] Por ter sido criado na cidade de Terra Rica, no estado do Paraná, desde os dois anos de idade, José Rico acabou adotando, e registrando em cartório, o nome José Rico Alves dos Santos, em homenagem à cidade paranaense onde viveu sua infância. O apelido foi inventado por um padre, ainda durante a infância de José Rico. Outra probabilidade seja talvez herdada de Johnny Cash, de uma tradução quase literal de seu nome. Considerando que Johnny Cash teve reconhecimento mundial somente na época em que José Rico formou dupla com Milionário, juntos há mais de 40 anos 

Deixou viúva e filhos, Berenice Martins Alves dos Santos (esposa do segundo casamento) e seus dois filhos, Sami e Sara. Do primeiro casamento teve uma filha, Cristina, e Moyses de uma relação extra oficial. Também uma outra filha de outro relacionamento extra conjugal chamada Thais na cidade de Nova Xavantina-MT, esta por sua vez, briga na justiça para obter seu reconhecimento.

MORTE
José Rico deu entrada no hospital em Americana no interior de São Paulo na terça-feira dia 3 de março de 2015, vindo a falecer no começo da tarde desse mesmo dia, vitima de uma parada cardíaca.
Fonte;pt;wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: