17 de ago. de 2021

EVA WILMA - Arte Tumular - 1545 - Cemitério da Paz, Bairro Morumbi, São Paulo, Brasil

 



ARTE TUMULAR
Placa de mármore no gramado do cemitério, tendo como destaque uma placa de bronze, com o seu nome e datas no canto superior esquerdo.

Local: Cemitério da Paz, Bairro Morumbi, São Paulo, Brasil
           Q    uadra-70 , Jazigo 17
Foto: http://www.alemdaimaginacao.com/Obituario%20da%20Fama/Eva_Wilma/eva_wilma.html

descrição tumular: Helio Rubiales

Eva Wilma
Wilma durante uma entrevista concedida ao Canal Viva para a série As Vilãs que Amamos em 2019
Nome completoEva Wilma Buckup
Nascimento14 de dezembro de 1933
São PauloSP
Nacionalidadebrasileira
Morte15 de maio de 2021 (87 anos)
São Paulo, SP
Ocupaçãoatriz
bailarina
Atividade1952–2021
CônjugeJohn Herbert (1955–1976)
Carlos Zara (1979–2002)
Outros prêmios
Troféu Imprensa de Destaque Feminino
1964 – Alô, Doçura!

Troféu Imprensa de Melhor Atriz
1966 – O Amor Tem Cara de Mulher
1973 – Mulheres de Areia[nota 1]
1975 – A Viagem
1997 – A Indomada
Prêmio APCA de Melhor Atriz de Televisão
1973 – Mulheres de Areia
1975 – A Viagem
1997 – A Indomada

Página oficial
PERSONAGEM 
Eva Wilma Buckup OMC (São Paulo, 14 de dezembro de 1933 – São Paulo, 15 de maio de 2021) foi uma atriz e bailarina brasileira.
Morreu aos 87 anos.

SINOPSE ARTÍSTICA
Iniciou a carreira em 1952, protagonizando diversas telenovelas na Rede Tupi e RecordTV entre as décadas de 1950 e 1970, além de uma breve passagem pela TV Excelsior. Em 1980 transferiu-se para a Rede Globo, consolidando-se como uma das principais artistas da emissora. 

Dentre seus principais papéis estão as gêmeas Ruth e Raquel na primeira versão de Mulheres de Areia e Dinah na primeira versão de A Viagem, além de ter protagonizado o seriado Alô, Doçura! (inspirado no sitcom americano I Love Lucy), ao lado de seu primeiro marido, o ator John Herbert. Na Globo, interpretou personagens que oscilavam entre mocinhas e vilãs, sendo as mais marcantes, Márcia em Elas por Elas; a perversa Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque na novela A Indomada; a Dra. Martha no seriado Mulher; a Lucrécia em Começar de Novo; e a alcoólatra Fábia em Verdades Secretas 

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Era filha de Otto Riefle Jr., um metalúrgico alemão nascido em Pforzheim, perto de Stuttgart, no sul da Alemanha. Ele veio para o Brasil em 1929, aos dezenove anos, para trabalhar na metalúrgica Levy-Frank no Rio de Janeiro. Um ano depois foi transferido para São Paulo, pela mesma empresa. No carnaval de 1933 conheceu Luiza Carp, uma portenha judia de ascendência russa, com quem se casaria, já estando Luiza grávida de Eva Wilma.

Estudou nos tradicionais colégios da capital paulista: Colégio Elvira Brandão, Colégio Ofélia Fonseca e Colégio Rio Branco. Conta que sua turma era só de meninas e achou estranho ter que se habituar a aulas mistas. 

Sempre gostou muito do mundo artístico e manteve aulas particulares de canto, piano e violão com a mestra musical Inezita Barroso. 




VIDA PESSOAL
Foi casada com o ator John Herbert de 1955 até 1976, com quem teve dois filhos: Vivien Riefle Buckup, nascida em 1956 e John Herbert Riefle Buckup, nascido em 1958. Seu segundo casamento com o também ator Carlos Zara durou 23 anos. Não teve filhos do segundo casamento.Teve cinco netos, Miguel e Mateus Buckup filhos de Vivien: Gabriela, Francisco e Vitorio Buckup filhos de John Herbert Junior. 

PROBLEMAS DE SAÚDE
Em 2016, a atriz foi hospitalizada devido a uma embolia pulmonar leve, permanecendo internada por três semanas até se recuperar. 
Em 10 de janeiro de 2021, Eva Wilma foi internada na Unidade de Tratamento Intensivo de um hospital de São Paulo, com uma pneumonia leve. Segundo os médicos que a atenderam, seu quadro não foi considerado grave, permanecendo na UTI por precaução. No dia 31 de janeiro de 2021, a atriz recebeu alta hospitalar e em 3 de fevereiro, gravou um vídeo nas redes sociais agradecendo aos profissionais de saúde que a atenderam e ao carinho e às orações de fãs e amigos. 
Em 15 de abril de 2021, a atriz foi internada para tratar problemas cardíacos e renais. Durante a internação, Eva estava ensaiando e gravando vozes para o futuro filme  "As Aparecidas", do diretor Ivan Feijó. Em 21 de abril, a atriz publicou o registro do momento do ensaio em seu Instagram, onde afirmava que "quem tem arte na veia, sabe que o show tem que continuar'.

MORTE
Em 7 de maio foi diagnosticada com um câncer no ovário. Eva Wilma morreu no dia 15 de maio de 2021, no Hospital Israelita Albert Einstein, devido a uma insuficiência respiratória ocasionada pela disseminação do câncer pelo corpo.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubbiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário