15 de abr. de 2020

MARIETTA ALBONI - Arte Tumular - 1501 - Cimetière du Perè-Lachaise, Paris , France





CANTORA DE ÓPERA ITALIANA



ARTE TUMULAR 
Túmulo constituído por uma base de forma quadrada em granito, encimada por um brasão de família. Na parte inferior uma placa de bronze na parte frontal. Nesse túmulo também se encontra o seu marido, Francesco Luigi Carlo Alboni, Conde Pepoli (1824-1857) 
Autor:: Lèbegue
Local: Cimetière du Perè-Lachaise, Paris , France
Divisão 66
Crédito fotos: meijesen.net
Descrição tumular: Helio Rubiales




Marietta Alboni
Disderi, Adolphe Eugène (1810-1890) - Alboni, Marietta (1826-1894), contralto 3.jpg
Nascermos6 de março de 1826  Città di CastelloEdite isso no Wikidata
 Edite isso no Wikidata
Morreu23 de junho de 1894  Edite isso no Wikidata(68 anos)
Ville-d'Avray Edite isso no Wikidata
OcupaçãoCantor de ópera Edite isso no Wikidata
PERSONAGEM
Marietta Alboni (6 de março de 1826 [1] - 23 de junho de 1894) foi uma renomada cantora de ópera contralto italiana . Ela é considerada "um dos maiores contraltos da história da ópera".
Morreu aos 68 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Alboni nasceu em Città di Castello , na Umbria . Ela tornou-se um aluno de Antonio Bagioli [ ele ] de Cesena , Emilia-Romagna, e mais tarde do compositor Gioachino Rossini , quando ele era 'conselheiro honorário perpétua' em (e, em seguida, o principal de) o Liceo Musicale, agora Conservatório Giovanni Battista Martini , em Bolonha . Rossini testou a humilde menina de treze anos, a admitiu na escola com tratamento especial e até contratou-a para um compromisso inicial de visitar seu Stabat Mater pelo norte da Itália, para que ela pudesse pagar por seus estudos. Depois que ela conseguiu seu diploma e fez uma estréia modesta em Bolonha, em 1842, como "Climene" em Pacini 's Saffo , ela obteve um compromisso trienal graças à influência de Rossini no empresário Bartolomeo Merelli , Intendente, tanto do Milan Teatro alla Scala e Viena de Imperial Kärntnertortheater . O contrato favorável foi assinado pelo próprio Rossini, "em nome de Eustachio Alboni", pai de Marietta, que ainda era menor de idade.  A cantora permaneceu, ao longo de sua vida, profundamente grata ao seu antigo "maestro", quase um segundo pai para ela. 

Sua estréia no Teatro alla Scala ocorreu em dezembro de 1842 como "Neocle" na versão italiana de Le siège de Corinthe , seguida por papéis em óperas por Marliani , Donizetti (como "Maffio Orsini" e "Leonora" na estréia de Scala. de uma versão italiana de La favourite  ), Salvi e Pacini. Na temporada de 1844 a 1845, ela estava envolvida no Teatro Imperial Bolshoi Kamenny de São Petersburgo ; mais tarde, em 1846-47, ela percorreu as principais cidades da Europa Central, chegando finalmente a Londres e Paris, onde se estabeleceu permanentemente. Em Londres ", ela apareceu nos papéis principais de Rossini e Donizetti (onde superou Giulia Grisie Jenny Lind ) e também cantou Cherubino (tocando com Henriette Sontag ) ".  Para a edição de Les Huguenots de 1848 em Londres , Meyerbeer transpôs o papel da página" Urbain "de soprano para contralto e compôs a ária" Non! - não, não, não, não, não! Vous n'avez jamais, je Gage" em Act 2' para ela.  Em 28 de agosto de 1848, ela cantou em um concerto em Manchester Concert Hall, dividindo o palco com Lorenzo Salvi e Frédéric Chopin . Ela percorreu o Estados Unidos em 1852-53, aparecendo lá com Camilla Urso .

Em 1853, casou-se com um nobre, o conde Carlo Pepoli, dos Estados Papais ,  mas manteve seu nome de solteira no palco. Em 1863, ela teve que se aposentar pela primeira vez devido à grave doença mental do marido. Ele morreu em 1867. Um ano depois, em 1868, Alboni participaria do funeral de seu amado mestre e amigo, Rossini, na Igreja da Sainte-Trinité . Lá, ela cantou, ao lado de Adelina Patti , a principal soprano da época, uma estrofe de Dies irae , "Liber scriptum", ajustada à música do dueto "Quis est Homo" do próprio Stabat Mater de Rossini.. Por deferência a seu mestre, ela também aceitou retomar sua carreira de cantora, principalmente para visitar a versão orquestral da Petite messe solennelle pela Europa. Rossini certa vez expressara sua esperança de que ela se encarregasse de fazê-lo quando ele estivesse morto. Ele dissera que o havia composto, e especialmente a nova seção "O salutaris", apenas com a voz dela.

Em 1872 ela permanentemente se aposentou do palco com quatro performances de "Fidalma" em Cimarosa 's Il matrimonio segreto , no Paris Théâtre des Italiens  , mas, na verdade, ela nunca desistiu de cantar em shows beneficentes privadas e em.  Quando, em 1887, os governos francês e italiano concordaram em transferir os restos mortais de Rossini para a Basílica de Santa Croce, em Florença, Alboni, então uma senhora de sessenta e um anos vivendo em reclusão, escreveu ao ministro das Relações Exteriores da Itália. , Di Robilant , propondo que a Petite Messe Solennelle, "a última composição musical de Rossini", apresentada em Santa Croce no dia do funeral, e "exigindo a honra, como italiana e aluna do imortal Maestro", de cantar ela mesma em sua "querida e amada terra natal " Seu desejo, no entanto, nunca se realizou e ela teve a chance de estar presente na cerimônia de exumação em Paris. O correspondente de Paris do jornal de Roma Il Fanfulla escreveu na ocasião: "os fotógrafos tiraram na mesma foto o maior artista de Cenerentola e Semiramide , e o que resta do homem que escreveu essas obras-primas".

Em 1877, ela se casara novamente - com um oficial militar francês chamado Charles Zieger. Ela morreu em Ville-d'Avray , perto de Paris, em sua "Villa La Cenerentola", e foi enterrada no cemitério Père Lachaise . Sempre envolvida em caridade (muitas vezes em memória do Maestro Rossini), ela deixou quase toda sua propriedade para os pobres de Paris. Em seu testamento, ela escreveu que, cantando, ganhara toda a sua fortuna e, ao cantar, passaria, com o doce pensamento de que a empregara para incentivar e consolar.

CARACTERÍSTICAS ARTÍSTICAS
Dizia-se que a voz de Alboni, um contralto excepcionalmente fino, com uma bússola perfeita de duas oitavas e meia , se estendendo até a faixa soprano  , possuía ao mesmo tempo poder, doçura, plenitude e extraordinária flexibilidade. Ela não tinha pares em passagens que exigiam uma entrega sensível e uma calma semi-religiosa, devido à qualidade comovente de seu tom aveludado. Ela possuía vivacidade, graça e charme como atriz do tipo comediante ; mas ela não era uma tragédienne natural , e sua tentativa na parte fortemente dramática de Norma às vezes era relatada como um fracasso. No entanto, ela marcou um verdadeiro triunfo em 1850, quando ela fez sua estréia operística no Paris Ópera desempenhando o papel trágico de "Fides" em Meyerbeer 's Le prophète , que tinha sido criado um ano antes por ninguém menos do que Pauline Viardot .  Além disso, ela foi capaz de lidar com tais papéis dramáticos como "Azucena" e "Ulrica" em Verdi 's Il Trovatore e Un ballo in maschera , e mesmo com o barítono papel de "Don Carlo" em Ernani (Londres, 1847).

MORTE

Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário