“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

4 de dez. de 2019

MARTIN LANDAU - Arte Tumular - 1479 - Beth David Cemetery Elmont, Nassau County, New York, EUA


ATOR DA SÉRIE MISSÃO IMPOSSÍVEL 


ARTE TUMULAR
Bloco de granito de formato retangular no gramado do cemitério, com o seu nome e datas gravados


Local: Beth David Cemetery Elmont, Nassau County, New York, EUA

Foto: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa




PERSONAGEM
Martin Landau
Landau na 82ª Cerimônia do Oscar em 2010
Nome completoMartin James Landau
Nascimento20 de junho de 1928
BrooklynNova York
Nacionalidadeamericano
Morte15 de julho de 2017 (89 anos)
Los AngelesCalifórnia
OcupaçãoAtor
Atividade1956-2017
CônjugeBarbara Bain (1957-1993)
Oscares da Academia
Melhor Ator Coadjuvante
1994 - Ed Wood
Globos de Ouro
Melhor ator coadjuvante
1988 - Tucker: The Man and His Dream
1994 - Ed Wood
melhor ator coadjuvante em televisão
1968 - Missão Impossível
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Ator Coadjuvante em Cinema
1994 - Ed Wood
Prémios BAFTA
Martin Landau
Martin Landau (Nova York, 20 de junho de 1928 - 15 de julho de 2017) foi um ator norte-americano.
Morreu aos 89 anos.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Com 17 anos foi contratado pelo New York Daily News como cartunista e ilustrador. Durante cinco anos ilustrou "Pitching Horseshoes" de Billy Rose. Também trabalhou como assistente de Gus Edson nas tira de jornal "The Gumps". Mas a sua maior ambição era ser actor e, em 1951 debutou em "Detective Story" em Peaks Island Playhouse, em Peaks Island, Maine.

 Na Broadway apareceu em "First Love". Dos dois mil candidatos a integrar o Actors Studio só entraram ele e Steve McQueen. Este último conheceu Landau enquanto este fora mecânico na garagem onde James Dean levava a sua moto. Foi também a primeira escolha de Gene Roddenberry para fazer de Mr. Spock em "O Caminho das Estrelas". Por três temporadas, foi o mestre em disfarces Rollin Hand na série "Missão Impossível"

Trabalhou continuamente até 1972. Voou até Inglaterra com a sua mulher, à procura de trabalho e começou a filmar "Space 1999" (1975) em que fazia de comandante John Koenig. A sua carreira resumiu-se depois a pequenos papéis mas em 1988 "renasceu" em "Tucker - The Man and His Dream". O seu último trabalho foi como ator convidado na série "Without a Trace", que lhe valeu a sua quarta nomeação para um Emmy. Tem uma estrela no Passeio da Fama, em Hollywood. Ganhou o Oscar de Melhor Ator (coadjuvante/secundário) em Ed Wood, onde interpretava o também ator Bela Lugosi, famoso por filmes de Drácula em fase decadente.

Casou em 1957 com a actriz Barbara Bain, com quem tem duas filhas: Susan Landau e Juliet Landau, 30 de março de 1965. Estão divorciados desde 1993. Participou de várias filmagens em The Twilight Zone.
PRÊMIOS E NOMEAÇÕES
-Recebeu 3 indicações ao Oscar de Melhor Ator (coadjuvante/secundário), por "Tucker - Um Homem e seu Sonho" (1988), "Crimes e Pecados" (1989) e "Ed Wood" (1994). Venceu em 1994.

-Ganhou 2 Globos de Ouro de Melhor Ator (coadjuvante/secundário), por "Tucker - Um Homem e seu Sonho" (1988) e "Ed Wood" (1994).

-Ganhou um Globo de Ouro de Melhor Ator - TV em 1968, por sua participação na série "Missão Impossível".

-Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Ator (coadjuvante/secundário), por "Ed Wood" (1994).

CURIOSIDADES
-Atuou na série de televisão "Missão Impossível".

-Era a 1ª escolha de Gene Roddenberry para interpretar o personagem Spock na série de televisão "Jornada nas Estrelas".

-Trabalhou como cartunista no jornal New York Daily News por 5 anos.

-Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 6841 Hollywood Boulevard.

MORTE
Em 15 de julho de 2017, Landau morreu aos 89 anos no Centro Médico Ronald Reagan UCLA em Westwood, Los Angeles, Califórnia ; ele foi brevemente hospitalizado. A causa da morte foi choque hipovolêmico causado por sangramento interno e doenças cardíacas.  Landau está enterrado no cemitério Beth David, em Elmont, Nova York .

Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação:Helio Rubiales

Nenhum comentário: