“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

2 de jun. de 2019

PAUL BAUDRY AIMÉ - Arte Tumular - 1445 - Cimetière du Perè Lachaise, Paris



PINTOR E DECORADOR









ARTE TUMULAR 
Monumental conjunto escultórico em granito e  estatuário em bronze; composto por uma base em granito em forma de esquife onde uma escultura de uma mulher coberta por uma túnica,  com uma guirlanda a seus pés, representando a vitória , em bronze , em profundo estado de lamento  da morte sobre o esquife, onde se vê uma prancha de pintura com um ramo de palmeira entrelaçado, também em bronze, com alusão à pintura.  O Ramo de palma representa o exito sobre a morte. No fundo, ergue-se uma base retangular em granito com o busto em bronze do pintor, ladeado por um grande anjo alado envolvendo o busto, como se o protegesse. Por trás dessa alegoria, há uma grande parede em granito com as inscrições do nome e datas do pintor
Local:  Cimetière du Perè Lachaise, Paris
Divisão 4
Crédito fotos:cb meijsen.net/graveyart

Descrição tumular: Helio Rubiales





PERSONALIDADE
Paul Jacques Baudry Aimé (*La Roche,França,1828- + Paris, 1886)
Pintor e decorador francês, representante do academismo no segundo Império. Foi membro da Academia de Belas Artes de Paris. Um de seus trabalhos, foi a decoração e afrescos do saguão de Ópera de Paris.

Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: