“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

1 de jun. de 2019

LEON THÉRY - Arte Tumular - 1443 - Cimetière du Père-Lachaise,Paris, França

PILOTO DE CORRIDA DE AUTOMÓVEIS



ARTE TUMULAR:
 Base tumular em mármore com o seu nome e datas gravados,  suportando o busto em bronze do corredor, alegoricamente dirigindo um carro, com capacete e óculos de proteção usados da época, em  que competia
Autor do busto:: Robert Marc
Local: Cimetière du Père-Lachaise,Paris, França
Divisão 91
Fotos: appl-lachaise.net
Descrição tumular: Helio Rubiales



 


PERSONALIDADE
 Leon Théry (Paris 16 de abril de 1879 - Paris 8 de março 1909) era um piloto de corridas francês, apelidado de "Le Cronômetro", que venceu a corrida Europeia premier, o Gordon Bennett Cup , em ambas as  corridas de 1904 e 1905.
Morreu aos 30 anos de idade.

SINOPSE
Venceu duas vezes a Copa Gordon Bennett. Em 1904, venceu pela primeira vez, vencendo também no ano seguinte, a corrida do Circuito de Auverge de 548 Km., dirigindo um carro Richard-Bragier, de 11 litros e 96 cavalos de força. Ganhou a corrida juntamente com o seu piloto, chamado Muller, em 7 horas e 6 minutos, com uma velocidade média de 80 km. por hora.



MORTE
Morreu jovem, em 1909, com apenas 30 anos de idade, causado pela tuberculose.

Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: