FUNDIÇÕES EM BRONZE
ARTE TUMULAR
Magnífico conjunto escultórico em granito e bronze. Sobre uma base tumular em vários níveis, apresenta na parte central um esquife em granito, ladeado pelo lado esquerdo do esquife, uma musa da mitologia em bronze, olhando para o lado esquerdo, com um manto até os pés, com uma das mãos na cintura e a outra segurando um ramo de palma, símbolo da gloria e vitória sobre a morte, a ressurreição. Do lado direito, a escultura de Atena, olhando para o lado direito, símbolo da inteligência e das artes domesticas, também com um ramo de palma em uma das mãos .Na parte frontal do esquife, num nível mais baixo, um escultura de uma mulher sentada, com a parte dos seios expostos, coberta apenas com um manto sobre as suas pernas, olha para baixo e para a direita, onde com a sua mão esquerda segura uma tocha virada para baixo, como se quisesse extinguir o fogo. A representação da tocha para baixo, Invertida representa a morte como uma inversão ao sentido normal da vida, Na cabeceira tumular, sob um pedestal está o busto em bronze do artista.
AUTOR: Busto- Henri Chapu (1833-1891) e as esculturas-Boucher
LOCAL: Cimetière du Peré Lachaise, Paris
Divisão 53
Formatação e descrição tumular: Helio Rubiales
Barbedienne Ferdinand (St-Martin-de-Fresnay (Calvados) , 10 de janeiroi de 1810- Paris, 1892), foi um industrial francês. É principalmente conhecido pela sua fundição de bronze reprodução de arte.
Morreu aos 82 anos de idade.
BIOGRAFIA
Filho de um humilde agricultor na Normandia,, que fez uma fortuna em associação com o engenheiro Achille COLLAS (1795-1859), que tinha inventado um método de reprodução em bronze em menor escala de objetos de arte.
Em 1839, Barbedienne fundou a sua industria e nela reproduziu a maior parte das estátuas de bronze dos museus da Europa, . Sua ideia era democratizar a arte, tornando acessível, fiéis reproduções de obras de arte. Criou inúmeros objetos de arte para decoração, de bronze, em altos e baixos relevos e algumas vezes esmaltadas.
Fonte: Wikipédia (francês)
Formatação, e pequisa: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário