“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

7 de mai. de 2018

SANTA BEGGA - Arte Tumular - 1377 - Saint Begga's Collegiate Church Andenne, Arrondissement de Namur, Namur, Belgium




ARTE TUMULAR
Base do altar em mármore, em  formato de urna contém os restos mortais da santa. Logo acima, ergue-se um altar com colunas de formnato de capela, com uma escultura da santa.

Local:  Saint Begga's Collegiate Church Andenne, Arrondissement de Namur, Namur, Belgium
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales


Santa Begga
Nascimento615
Morte17 de dezembro de 693 (78 anos)
Veneração porIgreja Católica
Festa litúrgica6 de setembro e 17 de dezembro [ 1 ]
Gloriole.svg Portal dos Santos

PERSONAGEM
Santa Begga (em francês : Begue ; 615 - 17 de dezembro de 693 ) foi filha de Pepino de Landen , prefeito do palácio de Austrásia , e de sua esposa, uma Santa Ida de Nivelles .
Morreu aos 78 anos.




SINOPSE DE VIDA E OBRAS
Begga se casou com Ansegisel , filho de Arnulf de Metz . Foi mãe de Pepino de Herstal , fundador na dinastia carolíngia de reis da França . Com a ajuda do seu filho , em 69 anos , ela vestiu o véu , construiu suas igrejas e convenceu em Andenne , às margens do Rio , onde permaneceu o resto de seus dias como abadessa .

Ela foi enterrada na Igreja de Santa Begga, em Andenne. Alguns estudiosos defendem que o movimento das beguinas , que apareceu no século XII, teria sido, na verdade, fundado por Santa Begga.

Na igreja no beguinato de Lier há uma inscrição da "Santa Begga, nossa fundadora". Porém, o beguinato de Lier só foi fundado no século XIII e é mais provável que as beguinas sejam sempre emprestadas em seu nome Lambert Le Bèque , sob a proteção do detentor e o ministério das beguinas floresceu .

Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: