Grande monumento em mármore, de formato retangular, com duas colunas laterais, uma de cada lado, suportando o beiral que forma o portal. No centro em destaque o nome das famílias 'Lomb & Bausch'. Logo em frente do lado direito ergue-se a lapide de Bausch com o seu nome e datas gravados.
PLOT Section D, Lot 161
Fotos: Findagrave
Derscriçao tumular: Helio Rubiales
John Jacob Bausch | |
---|---|
Nascermos | 25 de julho de 1830 Süßen , Reino de Württemberg |
Morreu | 14 de fevereiro de 1926 (95 anos) |
Lugar de descanso | Mount Hope Cemetery , Rochester, Nova Iorque |
Nacionalidade | americano |
Ocupação | Fabricante de instrumentos ópticos , Empresário |
Conhecido por | Co-fundador Bausch and Lomb |
PERSONAGEM
Johan (John) Jacob Bausch (25 de julho de 1830 - 14 de fevereiro de 1926) foi um fabricante americano de instrumentos ópticos que co-fundou a Bausch & Lomb (com Henry Lomb ). Ao longo de seis décadas, ele transformou sua pequena ótica local em uma empresa internacional de larga escala, pioneira na indústria óptica americana.
Morreu aos 95 anos.
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Bausch nasceu de Georg Bausch, um padeiro, e sua esposa Anna Schmid, na Groß Süßen (hoje parte da Süßen ) em Baden-Württemberg , Alemanha . Com a idade de dezoito anos ele se mudou para Berna, na Suíça , onde trabalhou como moedor de lentes em uma loja de ótica projetando lentes de câmeras .
Em 1850, ele emigrou para os Estados Unidos . Após a sua chegada, ele fez o seu caminho para uma comunidade alemã em Buffalo, Nova York, mas por causa de uma epidemia de cólera, ele se estabeleceu em Rochester, Nova York , e anglicizou seu nome para John Jacob.
Em 1853, Bausch abriu uma loja de ótica de varejo em Rochester. Bausch vendia óculos , termômetros , binóculos , lentes de aumento e óculos de ópera . Seu amigo Henry Lomb, também imigrante alemão (de Burghaun, Hesse-Kassel ou Hesse-Cassel), que imigrara em 1849, investiu US $ 60 em poupança na loja de Bausch e, em 1855, em um aperto de mão, tornou-se seu sócio.
Em 1856, Bausch renomeou a empresa como "Instituto Óptico de Rochester". Na primavera de 1861, Lomb alistou-se e serviu na Guerra Civil Americana por dois anos. Na ausência de Lomb, Bausch acidentalmente fez uma descoberta fortuita: ele encontrou um pedaço de borracha vulcânica em uma rua de Nova York. Ele levou para casa e experimentou fazer armações de óculos a partir do material. Naquela época, as armações de arame eram feitas principalmente de ouro , e armações com armação de chifre eram feitas de chifre de veado europeu ou concha de tartaruga, então os óculos eram considerados um luxo caro.
Bausch percebeu que poderia fabricar armações de óculos de vulcanite mais fortes e menos caras, mas logo se esforçou para acompanhar a demanda. Durante a Guerra Civil, o bloqueio fez subir drasticamente o preço do ouro e do chifre europeu. Isso resultou em uma demanda crescente pelos óculos Bausch e Lomb feitos de vulcanita. Em 1864, eles renomearam a empresa "Bausch and Lomb Opticians" e reorganizaram-se novamente como "Vulcanite Optical Instrument Company" em 1866.
Eles construíram a primeira máquina na América para produzir espetáculos a partir do início da década de 1870. Lomb estava encarregado de vendas e finanças, enquanto Bausch se concentrava no lado de fabricação do negócio. A firma ganhou outro nome em 1876, "Bausch and Lomb Optical Company", e começou a fabricar microscópios . Mais tarde, naquele ano, eles expuseram na Exposição do Centenário da Filadélfia . A empresa também produziu lentes fotográficas (1883), lentes de óculos (1889), micrótomos (1890), binóculos e telescópios (1893). A empresa foi incorporada como "Bausch and Lomb Optical Company, Inc." em 1908, ano em que o parceiro de longa data de Bausch morreu.
A empresa de Bausch se saiu muito bem durante a Primeira Guerra Mundial, quando a guerra criou uma demanda por telescópios binoculares, buscadores de alcance, mira telescópica, espelhos de holofote, periscópios e miras de torpedos . O governo dos EUA se tornou o principal cliente da Bausch and Lomb, enquanto a empresa produzia instrumentos ópticos relacionados para as forças armadas.
Um de seus produtos famosos era o Ray-ban , até vendê-lo para o conglomerado italiano de óculos Luxottica . Bausch liderou sua empresa por mais de seis décadas e, após sua morte em 1926, continuou a florescer, permanecendo proeminente em seu campo. Foi nomeado para a lista da Fortune 500 das principais empresas da América em 1975.
Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário